Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Neconstrutor

Sim basicamente é essa a diferença, não estou a comparar os preços de construção "chave na mão", mas sim o preço do material.

Vou tentar explicar o meu raciocinio e porque escolhi em madeira estrutural.

Uma casa em alvenaria construída por mim, ficaria sem duvida mais barata, mas a complexidade da obra, o material necessário, pesos envolvidos, ia ter que contratar alguém para trabalhar comigo durante toda ou grande parte da obra, e penso que iria demorar muito tempo a levantar a casa.

Uma casa em LSF, seria muito rápida a levantar, mas tal como em alvenaria, é algo que me parece impossível de fazer sozinho, provavelmente necessitaria de ajuda durante boa parte da obra de alguém familiar com o método construtivo, além disso o material é mais caro e necessitaria de uma fundação em sapata ou laje aligeirada.

Em LTF é perfeitamente possível fazer a grande maioria da casa sem qualquer ajuda, o material é ligeiramente mais barato que LSF e fácil de manusear e conectar, erros sao relativamente fáceis de corrigir, além disso a fundação pode ser perimetral, e o proprio piso em madeira, o tempo de construção é bem mais rápido que em alvenaria, e provavelmente pouco mais lento do que em LSF.

O contexto de ser eu proprio a construir faz toda a diferença, porque se alguém fizer por mim, não faz lá muita diferença que método construtivo ia usar em termos de preço final, mas como o orçamento é limitado, e quero ter a casa pronta o mais rápido possível, madeira estrutural parece me de longe a melhor opção.

sabe se é possível comprar a estrutura em LSF já pronta a ser montada?

tenho uma pessoa que me poderia ajudar mas não está muito para aí virada, talvez com a estrutura já definida o conseguisse convencer
  2.  # 42

Colocado por: NeconstrutorUma casa em alvenaria construída por mim, ficaria sem duvida mais barata, mas a complexidade da obra, o material necessário, pesos envolvidos, ia ter que contratar alguém para trabalhar comigo durante toda ou grande parte da obra, e penso que iria demorar muito tempo a levantar a casa.

Tempo de construção é relativo. O que é uma espera de 6 meses numa casa que é suposto durar muitas décadas? Devagar se vai ao longe, já diz o povo.

Já viu como a tempestade da semana passada destruiu muito mais as casas que não são (ou não eram) de alvenaria? Casas de madeira que foram reduzidas a placas no chão. Na maioria, as de alvenaria ficaram de pé, com mazelas como falta de telhas, mas recuperáveis na esmagadora maioria. Vi uma casa de madeira que foi arrasada, fazia lembrar as casas americanas arrasadas pelos tufões. Essa casa tinha uma cave em betão e foi isso que salvou a família.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 43

Colocado por: ParamonteO que é uma espera de 6 meses

A estrutura de uma casa de alvenaria demora 3 a 4 meses, o resto é igual, logo uma casa em alvenaria pode demorar mais 1 ou 2 meses relativamente ao LSF ou LTF
  4.  # 44

Colocado por: PickaxeA estrutura de uma casa de alvenaria demora 3 a 4 meses, o resto é igual, logo uma casa em alvenaria pode demorar mais 1 ou 2 meses relativamente ao LSF ou LTF

Que idade tem você? Noventa anos? Deve ter bastante menos. O que são 1 ou 2 anos numa vida inteira. Se quer as coisas bem feitas faça devagar.
  5.  # 45

Colocado por: ParamonteO que são 1 ou 2 anos numa vida inteira. Se quer as coisas bem feitas faça devagar.

Eu falei em meses e você responde com anos!!!
  6.  # 46

Colocado por: PickaxeA estrutura de uma casa de alvenaria demora 3 a 4 meses
    isso no Inverno e a pastar a vaca, caso contrario em 2 meses estrutura ao alto e paredes fechadas, depois entram as especialidades que emperram tudo sendo que nas construções menos tradicionais demoram mais tempo a executar derivado a falta de pratica construtiva e metodos adequados não normais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Paramonte
  7.  # 47

Colocado por: Paramonte

Tempo de construção é relativo. O que é uma espera de 6 meses numa casa que é suposto durar muitas décadas? Devagar se vai ao longe, já diz o povo.

Já viu como a tempestade da semana passada destruiu muito mais as casas que não são (ou não eram) de alvenaria? Casas de madeira que foram reduzidas a placas no chão. Na maioria, as de alvenaria ficaram de pé, com mazelas como falta de telhas, mas recuperáveis na esmagadora maioria. Vi uma casa de madeira que foi arrasada, fazia lembrar as casas americanas arrasadas pelos tufões. Essa casa tinha uma cave em betão e foi isso que salvou a família.
    Concordam com este comentário:DR1982

isso é irrelevante, se for barato o suficiente compensa, se for o mesmo preço não imo
  8.  # 48

Colocado por: jorgealvesisso no Inverno e a pastar a vaca,

Sim, já foi a contar com isso, e quando disse estrutura, referia-me a estrutura e alvenarias.
  9.  # 49

Colocado por: marco1o que eu acho é que as próprias câmaras deviam apoiar estas iniciativas e ter protocolos de agilização neste casos
    a nossa maquina burocrática pesa e pesa muito quando tudo podia ser bem mais simples,
    Esta casa não é não algo para para meter no mercado dai que o dedo das finanças/ economia/ impostos podia ficar de fora, talvez se ao facilitar se pudesse meter um ônus qualquer tipo que teria que ser durante x tempo para residência própria e não transacionável.
    de resto era apenas verificar se o projeto não transgredia alguma norma regulamentar e deixar o proprietário imediatamente meter por conta própria mãos á obra.

Concordo completamente. Infelizmente e propositadamente, o estado faz exactamente o contrário. Se eles conseguissem Portugal pertencia todo a eles e aos amigos deles, e todos pagávamos rendas a eles e aos amigos deles.
  10.  # 50

Colocado por: jg231

sabe se é possível comprar a estrutura em LSF já pronta a ser montada?

tenho uma pessoa que me poderia ajudar mas não está muito para aí virada, talvez com a estrutura já definida o conseguisse convencer

Sim, por exemplo a empresa Carbsteel fornece-lhe tudo pronto a montar, incluindo todos os acessórios (parafusos,etc..)
    Não tenho a certeza se os perfis vem todos separados ou se já vem em secções prontas a conectar. Aliás acho que eles também vendem os paines OSB necessários para a estrutura, mas não sei se cortados á medida.

Não fica barato, mas acho que para quem está a vontade para usar este método construtivo, levantar a casa deve ser um processo muito rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  11.  # 51

Colocado por: Paramonte

Concordam com este comentário:DR1982

Nos EUA há tempestades equivalentes e piores todos os anos, a maioria das casas resiste, o problema é quando os construtores usam madeira pouco espessa, e má ancoragem.
  12.  # 52

Colocado por: jg231
    isso é irrelevante, se for barato o suficiente compensa, se for o mesmo preço não imo

Isto é outro nível. Casas descartáveis, membros da família em risco de vida, só falta dizer que se for preciso pode-se sempre ter mais filhos
  13.  # 53

Tem que ver também com classe de resistência e densidade da madeira. Para secções equivalentes, uma madeira mais densa e com mais anos de vida é muito mais resistente.
    De resto, uma casa em alvenaria aguentar mais é relativo, a minha casa de 1974, em barrotes de 5*5, em frança aguentou asem problemas a tempestade de 1998 em França com ventos de perto dos 250km/h ( contado por vizinhos) os vizinhos em alvenaria voou telhados e na minha( que não era minha na altura ) não houve nada.
    Também aquilo tinha pregos de 14cm a pregar os barrotes uns aos outros e a madeira chumbada na laje estava pintada com alcatrão e crivada de pregos caibrais
    Dali nunca mexeu, eu passei lá uma tempestade com apenas 180km/h e sem problemas também.
    Concordam com este comentário: Neconstrutor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  14.  # 54

Colocado por: jorgealvesisso no Inverno e a pastar a vaca, caso contrario em 2 meses estrutura ao alto e paredes fechadas, depois entram as especialidades que emperram tudo sendo que nas construções menos tradicionais demoram mais tempo a executar derivado a falta de pratica construtiva e metodos adequados não normais.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

A grande vantagem da construção em LTF é que é bastante mais rápido nas especialidades, quando em fundação perimetral, eletricidade e pichelaria são independentes da fundação e não se tem que andar as destruir bloco nas paredes para passar nada. E em caso de haver necessidade de reparação o acesso é muito mais fácil, mesmo quando se tem que abrir uma parede.
  15.  # 55

As especialidades é a mesma coisa que se fizesse isolamento pelo interior com pladur
  16.  # 56

Colocado por: Neconstrutor

A grande vantagem da construção em LTF é que é bastante mais rápido nas especialidades, quando em fundação perimetral, eletricidade e pichelaria são independentes da fundação e não se tem que andar as destruir bloco nas paredes para passar nada. E em caso de haver necessidade de reparação o acesso é muito mais fácil, mesmo quando se tem que abrir uma parede.
    em betao tambem nao tem de andar a destruir nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
      IMG_5207.jpeg
  17.  # 57

Colocado por: DR1982em betao tambem nao tem de andar a destruir nada
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12
      IMG_5207.jpeg

Se algo está mal no escoamento de aguas, tem que se rebentar o chao por exemplo
    • eu
    • 11 fevereiro 2026 editado

# 58

Que belo exemplo esse da imagem em cima. Ainda por cima com esses tubos.
  18.  # 59

Colocado por: euQue belo exemplo esse da imagem em cima. Ainda por cima com esses tubos.
    que tem o exemplo vai dar faisca? 😀
  19.  # 60

Confesso que li isto assim na diagonal, por ter muita informação dispersa.

Acho que para projectar uma casa em madeira, pela minha experiência, precisa de alguém que dimensione a parte estrutural.

E quando me refiro a parte estrutural, falo em madeira lamelada de abeto classe Gl24h. Pilares e vigas deveriam ser assim.

Depois faz os frames de madeira (em madeira maciça classe C18 com uma espessura de 45mm, por exemplo) com a mesma largura da madeira lamelada para ficar tudo faceado. E sim, as madeiras lameladas têm secções normalizadas e tudo o que seja diferente disso, saíndo do standard, será pago a peso de ouro.

Quando fala em colocar montantes a 600 ou a 400mm, não é assim. Os montantes servirão de apoio às placas de OSB que têm 1250mm de largura. Como tal deve estar de 625mm em 625mm. E não começa a medir necessariamente ao início de cada frame, visto que em muitas partes começará a colocar placas antes (por ter pilares, por exemplo).

A minha actividade profissional é essa, por isso falo um pouco com conhecimento de causa.

Quanto ao isolamento, por norma uma placa de OSB por fora, seguido de uma tela antitranspirante e aplicação de capoto, deveria ser suficiente. Se quer fachadas ventiladas, o viroc será também uma boa opção, depende sempre do aspecto que pretende dar ao acabamento final.

0.0261 seg. NEW