Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite
    em 1º lugar quero agradecer muito a todos que me ajudaram
    nesta questão colocada no passado dia 20 março 2024

A sentença já foi dada no final de dezembro
    foi definido que eu não teria direito ao terreno, pois na minha escritura estavam apenas os 360m2 onde está a casa e os anexos
    a senhora não teve direito a passar pela minha casa o tribunal diz que o terreno era encravado

agora ela meteu um recurso todo ele com base no artigo 1549 do código civil (distinção de pai de família)
    o único documento que ela tem diz que é dona de 1440m2 e que este tem com conformação a poente a rua
    o que é mentira pois a minha casa é que faz confrontação com a rua ou seja é dona de tudo ate do terreno onde está a minha casa,

o meu pedido de ajuda e no sentido de tentar perceber se neste recurso a sentença inicial pode ser alterada e dada a cedência de passagem á senhora

Muito obrigado

Coloco a mensagem inicial para que se situem

P. Pereira 20 março 2024
    citar# 1

Boa noite
    Solicito a vossa ajuda por favor
    Comprei uma casa à pouco tempo na altura da venda foi me dito que existia uma divergência de areas
    Que os antigos proprietários não tinham registado o terreno na totalidade para não aumentar o valor dos impostos e que o que estava apenas registada era a área onde está a casa e anexos no terreno urbano com 360m2 sendo o restante terreno rústico isto foi me dito por o solicitador por o investidor e pelo antigo proprietário e também pela agência imobiliária,eu não achei estranho porque já tinha visitado várias casas onde se passava a mesma situação divergências de áreas.
    Neste terreno rústico está construída uma habitação T2 que não está legal
    Duas semanas após a compra foi confrontado pela antiga proprietária que me disse que o terreno é dela que ia viver para lá e que nos tínhamos que deixar passar por o nosso terreno e dar uma chaves do portão para ela poder passar para a casa que está no terreno rústico
    O fornecimento de água é luz era feio pela nossa casa
    Agora temos que ir a tribunal porque ela nos meteu uma acção
    Podem por favor me ajudar
    Obrigado
  2.  # 2

O que diz o sua advogada/o?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P. Pereira
  3.  # 3

Bom dia
    Esta confusa, o problema é que não tenho possibilidade de ter um bom advogado da, é uma familiar que está a fazer o melhor que pode para nos ajudar, mas noto que não está muito a vontade nesta matéria.......
  4.  # 4

Saga original:

https://forumdacasa.com/discussion/96519/4/cedencia-de-passagem

Qualquer opinião que tenhamos aqui é puramente especulativa.

Colocado por: P. Pereiraagora ela meteu um recurso todo ele com base no artigo 1549 do código civil (distinção de pai de família)

Nesse caso, para mim, há claramente má-fé da parte do vendedor, porque ficando ele com o reminiscente do terreno, nunca em ponto algum você poderia adivinhar que teria que abdicar de parte do seu terreno para servir de serventia para esse terreno de trás.

Uma garagem, um telheiro, uma churrasqueira, puff. Não pode edificar nada nesse espaço porque agora supostamente é uma serventia não declarada na venda?

Quando comprou essa casa, também pensou que tinha comprado o terreno das traseiras dos antigos proprietários?

E na sua escritura ou caderneta predial, fala de alguma cedência de passagem a esse artigo das traseiras?

Colocado por: P. Pereirao único documento que ela tem diz que é dona de 1440m2 e que este tem com conformação a poente a rua

Como eu tinha dito anteriormente, existem 2# de porta nesse lote o que é estranho. A própria câmara municipal atribuiu um numero de porta à casa e ao "portão" por alguma razão. Seria interessante saber na câmara, ao que corresponde o outro número.

Você tem de pedir a um moderador para meter isto na continuação do seu tópico para ser fácil seguir a novela. Vou clicar "reportar" o seu primeiro comentário para chamar a atenção a um macaco de serviço.
  5.  # 5

Já perguntamos dizeram que era número da polícia na planta original não aparece nada nenhuma separação
  6.  # 6

Sim na compra da casa foi me dito que o terreno também era teria só que fazer levantamento e registar a área
    E não tenho nada na minha escritura que diga servidão de passagem
    Muito obrigado
  7.  # 7

Já perguntamos dizeram que era número da polícia na planta original não aparece nada nenhuma separação
  8.  # 8

Bom dia
    Esta confusa, o problema é que não tenho possibilidade de ter um bom advogado da, é uma familiar que está a fazer o melhor que pode para nos ajudar, mas noto que não está muito a vontade nesta matéria.......
  9.  # 9

Boa noite
    Ajudem me por favor...
  10.  # 10

Eles dizem à Relação:
    “Havia uma passagem quando tudo era do mesmo dono. Logo existe servidão.”
    Eles tentam:
    esconder a venda judicial
    ignorar o registo
    ignorar a ilegalidade
    ignorar a casa
    Porque sabem que, se estes pontos forem analisados, perdem
    É verdade? .
  11.  # 11

Ela vai perguntar:
    “Mas esse direito aparece no registo?”
    “Houve venda judicial?”
    “Para que serve essa passagem?”
    E quando essas perguntas entram:
    o 1549.º morre.
    . O juiz não disse:
    “não dou passagem por agora…”
    Ele disse:
    “não pode haver passagem aqui”
    Porque:
    é uma casa
    é núcleo da habitação
    viola a lei
    Isso não é um detalhe.
    É uma impossibilidade jurídica.
    Eles estão a pedir à Relação:
    que autorize aquilo que a 1.ª instância disse que é proibido
    Isso é muito difícil de inverter.
    A Relação não substitui uma regra clara:
    “não se pode atravessar uma casa”
    por um favor a quem construiu ilegalmente.
    Só espero que assim seja
  12.  # 12

Já fechou o muro atrás da sua casa? Visto que agora o tribunal já lhe disse que esse terreno não é seu? Se não fechou feche.
    Fechar a parte de trás da garagem também seria interessante.

Depois espere que eles gastem tempo e dinheiro. Que idade tem essa senhora?
  13.  # 13

Olá
    Ainda não fiz o muro estamos a juntar dinheiro para fazer as obras no exterior e aí vamos fazer o muro a senhora ainda vai durar muito tempo e depois tem os filhos......
    Mas então na sua opinião ela vai conseguir passagem pela minha casa?
    Muito obrigado
  14.  # 14

Colocado por: P. Pereirao problema é que não tenho possibilidade de ter um bom advogado da
    contrate um melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, P. Pereira
  15.  # 15

Se me fosse possível já o teria feito...
    Muito obrigado
  16.  # 16

Por isso é que estou a pedir ajuda aqui visto que dá primeira vez que o fiz o que me foi dito foi o que aconteceu, mas isto agora é uma situação nova
  17.  # 17

Colocado por: P. PereiraPor isso é que estou a pedir ajuda aqui visto que dá primeira vez que o fiz o que me foi dito foi o que aconteceu, mas isto agora é uma situação nova
    nós não somos advogados, até temos muitas vezes opiniões contraditórias e muito menos vamos tirar tempo do nosso dia para andar a ler e estudar legislação.

vc tem dúvidas sobre o trabalho e sobre como está a ser representado pelo advogado que tem. o local onde deve procurar ajuda não é num forum por pessoas com opiniões menos qualificadas que as do seu advogado atual.

o que eu acabei de escrever é a melhor ajuda que vai receber aqui. se você não quer trocar de advogado por um melhor não culpe o advogado pelo mau serviço se as coisas não correrem como quer.
  18.  # 18

Ok obrigado peço desculpa1
  19.  # 19

Retiro o meu pedido de desculpas!
    Que é que está a pedir para estudar leis?
    Quem é que disse que tenho dúvidas sobre o trabalho de quem me está a representar?
    Apenas não é esta a área e que é especializada/o
    O que escreveu é nada cheio de arrugancia
    Que parte é que não percebeu se tenho este adevogdo/o é porque não posso ter outro
    Em que parte é que dei a entender que que iria culpar quem me representa?
    Quem é você? É o dono do fórum?
    Sabe se está aqui algum adevogda/a que me possa ajudar?
    Da primeira vez que pedi ajuda foi me dada orientação e aconteceu o que me foi dito
    Por isso acredito que o que escreveu não seja a melhor ajuda até acho que se não tivesse escrito nada ajudava muito mais quem poder ajudar ajuda que não poder que não se manifeste era o que mais me faltava vir pedir ajuda e levar com isto
    Estou em muitos sítios onde sempre que posso ajudar ajudo quando não posso estou calado não faço sentir as pessoas que me estão a incomodar
    Alguém lhe pediu alguma coisa em particular?
    Fala por todos não somos não vamos
    Se não vai esteja caldo!
    Só tenho gratidão por este fórum pelas pessoas que perderam tempo a ajudar me e agora levo consigo por alma de quem??
    Se não qur mudar de adevogda/o. Sinceramente!
  20.  # 20

Colocado por: P. PereiraRetiro o meu pedido de desculpas!
    Que é que está a pedir para estudar leis?
    Quem é que disse que tenho dúvidas sobre o trabalho de quem me está a representar?
    Apenas não é esta a área e que é especializada/o
    O que escreveu é nada cheio de arrugancia
    Que parte é que não percebeu se tenho este adevogdo/o é porque não posso ter outro
    Em que parte é que dei a entender que que iria culpar quem me representa?
    Quem é você? É o dono do fórum?
    Sabe se está aqui algum adevogda/a que me possa ajudar?
    Da primeira vez que pedi ajuda foi me dada orientação e aconteceu o que me foi dito
    Por isso acredito que o que escreveu não seja a melhor ajuda até acho que se não tivesse escrito nada ajudava muito mais quem poder ajudar ajuda que não poder que não se manifeste era o que mais me faltava vir pedir ajuda e levar com isto
    Estou em muitos sítios onde sempre que posso ajudar ajudo quando não posso estou calado não faço sentir as pessoas que me estão a incomodar
    Alguém lhe pediu alguma coisa em particular?
    Fala por todos não somos não vamos
    Se não é e se não vai esteja caldo!
    Só tenho gratidão por este fórum pelas pessoas que perderam tempo a ajudar me e agora levo consigo por alma de quem??
    Se não qur mudar de adevogda/o. Sinceramente!

0.0199 seg. NEW