Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva, estou com algumas dúvidas quanto à aplicação de soalho.
    Sim... quero soalho porque gosto de madeira e detesto tudo o que seja juntas e perfís de remate dos flutuantes.

Tenho cerca de de 80mm livres para sarrafo e betonilha de regularização, por isso pergunto:
    1. Qual a proporção correcta entre betonilha e sarrafo? 30mm de betonilha de regularização e 50mm de sarrafo?
    2. Qual o melhor método de fixação do sarrafo? Deverá ser colado, aprafusado ou fixo com mestras de cimento?
    3. Qual a madeira aconselhada para sarrafo?
    4. Qual o produto mais barato para isolar acústicamente a caixa de ar?

O piso térreo terá uma caixa de ar de cerca de 60cm desde a laje ao solo, logo não existirá capilaridade em ascenção vertical, mas os terrenos são extremamente húmidos e preocúpa-me a humidade que se pederá criar nessa caixa de ar devido ao aquecimento interior.
    Como quero colocar soalho nesta laje, como a devo isolar contra humidade?

Grato pela atenção.
  2.  # 2

Normalmente é mais betomilha do que serrafo.
    Como escreveu existem vários sistemas e o mais rápido e seguro é o de serrafos seguros com cavilhas próprias. É melhor que parafusos.
    Regularize a betomilha correctamente e depois é só preciso furar os serrados e o cimento. Não são precisas buchas, parafusos, pregos, só é preciso um berbequim, brocas e um martelo. Se o cimento estiver nivelado os serrafos ficam logo também nivelados.
    Depois de furado é só por a cavilha no buraco do serrafo e betomilha e bater, quanto mais bater mais aperta. Se o cimento estiver bem feito os serrafos ficam mesmo muito difíceis de arrancar. Atenção depois de seguro não dá para tirar.
    Este sistema que prefiro. Os serrafos podem ser colocados imediatamente antes do soalho.
    Mas como quer colocar isolamentos tem de ter atenção com as medidas dos materiais, e talvez pode não ser o sistema indicado por este motivo.
    Fiz um desenho dos sistemas, o segundo pode dar mais espaço para isolamentos acusticos (apesar de existirem isolamentos de alta densidade tipo lã de rocha que cabem perfeitamente no espaço do ex.1 )
      Drawing1.jpg

0.0068 seg. NEW