Sou uma arquitecta novata e depois de ler a discussão quanto custa um Projecto de Arquitectura deparo-me com a seguinte dúvida: Quanto cobrar por um projecto de alteração e ampliação?
No caso de um projecto de alteração e ampliação de uma moradia unifamiliar, os honorários são calculados de igual forma sobre a estimativa orçamental? E esta é calculada de igual forma sobre os m2 totais da construção existente e tendo em conta o preço m2 de construção para a zona, como se fosse uma construção nova?
Se sim, no meu caso específico para uma moradia unifamiliar de 338m2, e segundo o preço m2 de construção para a zona, a estimativa dá o valor de cerca de 136.000€. Ora, 136.000€ X 7% = 9.520€, e sendo 60% para a Arquitectura = 5.712€ (já agora, este valor engloba o projecto de licenciamento + projecto de execução + acompanhamento de obra? Ou o projecto de execução + acompanhamento de obra são cobrados à parte?), estava a pensar cobrar menos de metade visto o meu cliente ser meu conhecido. É justo?
Apesar de o cliente ser meu conhecido e querendo-lhe apresentar um orçamento de quanto lhe custaria realmente e outro que por ser para ele será mais baixo, como lhe explicar que apesar de um projecto desta natureza dar mais trabalho (pois acresce o facto de ter de se fazer o levantamento do existente, e que por exemplo neste caso só se mantêm as paredes exteriores o todo o interior é demolido e feito de novo), que o cálculo dos meus honorários se baseia numa estimativa (feita como se fosse uma construção nova) que ele irá achar muito exagerada e não real para a obra em questão (já o conhecendo…).
Sofia, Essa moradia de 338m2 tem o quê? 14 assoalhadas? :-))
Se for usar os 7% da tabela, é um bocado injusto para si, porque terá de fazer um trabalho extra que é o levantamento RIGOROSO do que existe (não acredite nas plantas do existente!), localizar prumadas de ventilação/esgotos pluviais, etc.; quanto ao valor de obra não deverá incluir a CONSTRUÇÃO da parte já existente (retire 40-50% do valor à área em que só haverá «remodelação»).
O JUSTO seria Você determinar o SEU custo/hora (incluindo os encargos que tem, desde seguros, rendas, telecomunicações, etc, até equipamento e consumíveis informáticos), e fazer o seu orçamento baseado no número de horas que pensa que irá precisar para realizar o projecto+projecto de execução com caderno de encargos e medições.
O acompanhamento de obra poderá ser incluído, mas estabeleça limites (máximo e mínimo, por exemplo: uma deslocação por semana durante 4 meses).
1 - O custo de construção: 136000/338 = 402 €/m2. Valor muito baixo. 2 - Tenho visto, por parte de arquitectos que usam esse sistema para calcular o preço, que no fim aplicam um desconto (já os vi de 50%, 40%, 30%).
A minha opinião: o mercado é que manda, ou seja, vai ter que competir com os preços praticados na sua zona.
Colocado por: pardal asmaticoMas há algum problema em se fazer o levantamento rigoroso do que existe, localizar prumadas de ventilação/esgotos pluviais, etc ?
Há. É que se a casa tiver sido construída às 7pancadas, não há 2 paredes perpendiculares, há paredes aos zigue-zagues e isto é um bocado chato de se desenhar (fora os tectos e pavimentos que não estão ao mesmo nível dos 2 lados de uma parede a demolir).
(já me aconteceu ter de fazer uma remodelação sem um rigoroso levantamento do que existia e, durante a obra, apareceram-me erros de +90cm de um lado e de -60cm do outro, e vi-me e desejei-me para encaixar uma porta onde o projecto previa)
Eu explico caro pardal asmatico (o seu nick é mesmo cómico!)
Não esqueça que eu preciso de projectos para trabalhar (não sou eu quem os faz). Quando eles vêm errados para a obra - e, como é frequente, o arquitecto já cortou relações com o dono de obra - sou eu que tenho de andar a arranjar soluções in loco :-(
Para mim, é mais problemático fazer um bom projecto de remodelação/ampliação do que um projecto de raiz, sobretudo quando tem de se ter em conta tudo o que já existe e não vai ser mexido. Daí a necessidade de um bom levantamento, o que por vezes (como disse em cima) é complicado.
Luís, daí (por ser complicado) os preços indicados se DEVIAM praticar em projectos de arquitectura completos ..
Mas tudo bem, a concorrência e a competitividade vai aumentar rapidamente e será num instante que os gabinetes e alguns freelancers vão começar a tropeçar em erros e asneiras em pleno publico e depois não vão ter saída possível.. por isso os empreiteiros recebem projectos mal elaborados - foram baratos (ou comprados no IKEA como costumo dizer).
É uma questão de tempo .. mas eu sou a favor de projectos bem elaborados (e bem cobrados) em sintonia com empreiteiros pois são eles que os executam e não os donos de obra.
A moradia tem 338m2 de área de construção divididos por 3 pisos e inclui: 1 sala de estar, 1 sala de jantar, 1 cozinha, 5 quartos, 3 wcs, garagem coberta, arrumos, alpendres e varandas (segundo PDM tb contam). E a estimativa orçamental dá 136.000€ pq o valor de m2 de construção para habitação na zona é de 500€ + valor de construção para garagem e afins 250€.
Então sendo um projecto de alteração e ampliação não faço o cálculo dos honorários baseada na estimativa, mas sim pelo número de horas de trabalho, etc…? Ou desconto da área de construção as paredes exteriores, que é a única coisa que se mantém, e faço o cálculo?
A minha questão passa unicamente por querer demonstrar ao cliente como cheguei ao valor que lhe irei cobrar.
Já agora, os 60% para a arquitectura incluem tudo: projecto de licenciamento + projecto de execução + acompanhamento de obra?
Eu acho complicado estar a fazer preços a partir de tabelas. O ideal é mesmo calcular o tempo necessário para fazer o levantamento e projecto, custos associados,.. enfim, tudo o que o Luis K.W. já referiu.
É que só para fazer um levantamento como deve ser dá um trabalho enorme e se a casa não estiver bem construída então....ui.. E é sempre necessário duas pessoas para fazer o levantamento, pelo que tem que pagar-se do seu tempo e do tempo de outra pessoa...