Sou uma arquitecta novata e depois de ler a discussão quanto custa um Projecto de Arquitectura deparo-me com a seguinte dúvida: Quanto cobrar por um projecto de alteração e ampliação?
No caso de um projecto de alteração e ampliação de uma moradia unifamiliar, os honorários são calculados de igual forma sobre a estimativa orçamental? E esta é calculada de igual forma sobre os m2 totais da construção existente e tendo em conta o preço m2 de construção para a zona, como se fosse uma construção nova?
Se sim, no meu caso específico para uma moradia unifamiliar de 338m2, e segundo o preço m2 de construção para a zona, a estimativa dá o valor de cerca de 136.000€. Ora, 136.000€ X 7% = 9.520€, e sendo 60% para a Arquitectura = 5.712€ (já agora, este valor engloba o projecto de licenciamento + projecto de execução + acompanhamento de obra? Ou o projecto de execução + acompanhamento de obra são cobrados à parte?), estava a pensar cobrar menos de metade visto o meu cliente ser meu conhecido. É justo?
Apesar de o cliente ser meu conhecido e querendo-lhe apresentar um orçamento de quanto lhe custaria realmente e outro que por ser para ele será mais baixo, como lhe explicar que apesar de um projecto desta natureza dar mais trabalho (pois acresce o facto de ter de se fazer o levantamento do existente, e que por exemplo neste caso só se mantêm as paredes exteriores o todo o interior é demolido e feito de novo), que o cálculo dos meus honorários se baseia numa estimativa (feita como se fosse uma construção nova) que ele irá achar muito exagerada e não real para a obra em questão (já o conhecendo…).
Sofia, Essa moradia de 338m2 tem o quê? 14 assoalhadas? :-))