Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Sou administrador de um prédio antigo de 3 andares na região de Setúbal.
    É preciso substituir o telhado de 2 águas com área total de 190 metros quadrados, cujo sotão (com mais ou menos 2,7 metros de altura na cumeeira) não tem uso.
    A estrutura antiga é de vigas de cimento (em que algumas já estão a dobrar com o peso) com telhas antigas tipo marselha.
    Obtive um primeiro orçamento com substituição de algumas das vigas dobradas e colocação de novas telhas cerâmicas tipo Marselha.
    Mas depois, noutro orçamento, aconselharam-me a que colocasse placas de subtelha (tipo Onduline ST150) para impermebilizar e prevenir melhor eventuais futuras inflitrações entre telhas e também equilibrar melhor o frio no inverno e o calor no verão.
    No entanto, para instalar a subtelha, toda a estrutura de vigas de cimento teria de ser retirada e colocada uma nova estrutura de madeira, visto que me disseram que a aplicação da subtelha é incompatível com as vigas de cimento.
    Preciso de uma opinião imparcial relativamente a estes 2 orçamentos e a estas 2 opções de reabilitação do telhado que me foram apresentadas, com custos totalmente diferentes.
    Também me foi sugerido a instalação de placas OSB de 12mm, mas como o sotão não é utilizado (não tem sequer escadas de acesso), não sei que mais valia poderia ter com mais essa despesa.

Agradeço antecipadamente a vossa opinião e esperiência sobre o assunto.
    Com os meus melhores cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: AdmnCondNo entanto, para instalar a subtelha, toda a estrutura de vigas de cimento teria de ser retirada e colocada uma nova estrutura de madeira, visto que me disseram que a aplicação da subtelha é incompatível com as vigas de cimento.

Isso não é verdade, é possivel compatibilizar. Ssobre a sub.telha terão SEMPRE de alicar ripado para a fixação da telha.

Uma opção mais económica, é destelhar, aplicar tela sub-telha sobre o ripado existente e voltar a telhar.

PS: é anormal as vigas em betão estarem deformadas...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, AdmnCond
  3.  # 3

Bom dia Exmo. Sr. Pedro Barradas,

Muito obrigado pela resposta.

Sim, sei que terá de ser colocado ripado entre a subtelha e a telha cerâmica.
    Creio que a escolha poderá ser entre ripado de madeira, metal ou PVC, mas qual a melhor opção em termos de resistência e durabilidade?

Dúvida maior é de que modo é que se fixam as placas de subtelha às vigas de betão?
    O que me disseram foi que teriam de ser pregadas ou aparafusadas mas só em ripas de madeira / metal, porque nas vigas de betão não havia forma (ou porque daria muito mais trabalho/problemas a perfurar).
    Existe algum sistema, como por exemplo uma anilha larga metálica forte que se possa aplicar nas vigas de betão, para depois a placa de subtelha poder ser aparafusada?

Prefiro mesmo a opção de placa de subtelha em vez de tela, pois creio que a resistência e durabilidade (o fabricante Onduline indica 30 anos) é muito maior, embora seja mais dispendioso.

A verdade é que algumas vigas de betão decairam com o peso das telhas e vergaram, tendo sido colocado como reparação há alguns anos atrás um suporte de tijolo/cimento direto à laje para apoiar numa dessas vigas.
    Vou tentar tirar umas fotos quando me for possível subir ao telhado.

Agradeço novamente a vossa opinião e experiência sobre o assunto.
  4.  # 4

não devem é querer trabalho a regularizar as vigotas para o assentamento/ fixação da subtelha.
    esse sótão não merece estar a refazer toda a estrutura, é regularizar nem que seja com OSB a base para subtelha depois leva o ripado proprio em PVC para fixação das telhas. Com a subtelha até podem tornar a meter as telhas antigas.
    é a subtelha que irá garantir a "impermeabilização" da cobertura.
    Aproveitem é já que vão destelhar, para estender uma manta de lã de rocha no piso do sótão e a dobrar para cima no perimetro o que for possivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AdmnCond
  5.  # 5

Bom dia Exmo. Sr. Marco,

Pode, por favor, especificar o que quer dizer a "regularização das vigotas para assentamento / fixação da subtelha"?
    É furar as vigotas para depois levar os parafusos que seguram a subtelha?

Não pretendo colocar OSB como base para subtelha (valorizo mais a impermeabilização e a ventilação do telhado cerâmico), porque o sotão não é utilizado (não tem escada de acesso).
    Tem uma claraboia de vidros sobre as escadas interiores do edifício, no terceiro andar.

Sim, caso seja necessário para melhor equilibrio térmico, poderá ser equacionado a futura cobertura do piso do sotão com manta de lã.

Mas a prioridade é mesmo o telhado novo e as caleiras (eventualmente com instalação de tubos de evacuação exteriores).

Nota: as telhas cerâmicas são bastante antigas e vão ser mesmo todas substituídas, em princípio pelo tipo Marselha, apesar de ter lido aqui muito boas referências à telha tipo Lusa CS Tecno.

Agradeço uma vez mais a vossa opinião e experiência sobre o assunto.
  6.  # 6

Colocado por: AdmnCondPrefiro mesmo a opção de placa de subtelha em vez de tela, pois creio que a resistência e durabilidade (o fabricante Onduline indica 30 anos) é muito maior, embora seja mais dispendioso.

Existem várias telas, cujos fabricantes dão também 30 anos de garantia.

Por falar em garantias, e se não me engano, a Onduline prevê que as telas seja aparafusadas na estrutura e que seja colocado ripado em PVC.

A fixação com parafusos em vigotas é um pouco mais difícil e moroso.
  7.  # 7

repare que o OSB não é para ser algo estetico mas sim criar uma base regularizada para a subtelha e até fixação da mesma pois o problema deles deve ser precisamente fixar nas vigotas pois de certa forma é fragilizar as mesmas.
    a lã de rocha é barato e devem meter logo pois andar a telhar e destelhar não é bom.
    de qualquer forma aqui a questão está em não andar a fazer uma estrutura de telhado nova para fixação de subtelha pois não compensa visto o sotão não ser utilizado.
    por outro lado se as coisas realmente se complicarem é de fazer de novo mas ai ponho as minhas duvidas se seria melhor fazer em LSF em vez de madeira com os seus eventuais problemas de bicho, apodrecimento, etc...
  8.  # 8

Boa tarde Exmo. Sr. Oliveiro,

Sim creio que a questão relativa ao segundo orçamento é mesmo essa:

Colocado por: OliveiroS/NA fixação com parafusos em vigotas é um pouco mais difícil e moroso.

As vigas de cimento teriam de ser perfuradas para depois poderem receber os parafusos da subtelha.

Será também porque pode haver risco de rachar as vigotas com o peso da subtelha e telha cerâmica?
  9.  # 9

Boa tarde Exmo. Sr. Marco,

Percebo que o OSB é uma placa de madeira que colocaria todo o telhado uniforme e plano e seria mais fácil depois para aplicar a subtelha, mas preferia simplificar e não colocar mais esse elemento visto também que o sotão não é utilizado.

Sim, pode haver essa questão de fragilizar as vigotas por aparafusar a subtelha.
    Resta saber se alguém já o fez com sucesso, provavelmente não deve ser muito comum de acontecer.

Substituir a estrutura por uma em LSF metálico em vez de madeira, terá sim muitas vantagens nesse sentido que indica.
    Não sei qual das duas soluções seria mais adequada e se os custos seriam idênticos.

Amanhã, tenho outra visita ao edifício para um novo orçamento.
    Vou colocar todas estas possibilidades e logo vejo que respostas obtenho.

Agradeço uma vez mais as vossas respostas.
  10.  # 10

Boa tarde,

Hoje tive uma nova vistoria ao telhado para posterior orçamento.

Foi sugerido que, para instalação das placas de subtelha Onduline, fossem colocadas lateralmente ripas de PVC com abraçadeiras plasticas nas vigas de cimento existentes, o que permite manter a estrutura atual.
    E, adicionalmente, ripas de PVC por cima da subtelha para colocação da telha cerâmica Marselha.

Já alguém utilizou esta solução também?

Agradeço novamente a vossa opinião e experiência sobre o assunto.
  11.  # 11

Abraçadeiras plásticas??!

0.0151 seg. NEW