Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, alerto para as pessoas tenham cuidado quando pretenderem pedir algum orçamento para elaboração de uma cozinha ou lavandaria ou closet à Fabri - Cozinhas com filial no Porto - Boavista
    A minha experiência com essa casa foi das piores possiveis. O tempo de espera foi grande e depois aconteceram situações em todas as áreas que tiveram intervenção.Na cozinha , perante um reparo que fiz em que o que estava feito não correspondia ao projeto 3D que me apresentaram, a resposta da designer foi que não me podia regular pelo 3D mas sim pelos desenhos técnicos, ou seja a primeira desculpa que só denota falta de honestidade e profissionalismo. Um cliente não é obrigado a saber ou analisar um desenho técnico mas para o meu espanto, o responsável da loja no Porto / Boavista, pactuou com a colaboradora, ou seja cuidado para quando lhes apresentarem um projecto 3D, pode não ficar na prática igual. É surreal. A cozinha demorou a ficar pronta , as culpas eram sempre ora do empreiteiro ora do eletricista ora da "empregada de limpeza", nunca da firma. Na altura também pedi para fazerem um closet, foi pedido para fazerem uma divisão a meio em que uma parte superior fosse para camisas , casacos e a de baixo para calças, o que é normal e usual. Resultado final, fizeram um parte das camisas em que em altura não me cabe uma camisa, resposta da mesma pessoa : " foram vocês que pediram para dividir a meio" com o responsável máximo a concordar sempre com a colaboradora. O closet faz um "u", e nas partes laterais , no topo tem os maleiros com uma altura e na parte frontal tem outra medida , maior em altura que as laterais, e por tal motivo tirou altura à divisão que é para camisas e nas quais as camisas e casacos não cabem em altura. Fizeram-me também uma lavandaria e também aí foi uma dor de cabeça com umas prateleiras e sempre com desculpas de que as paredes não estavam certas, na esquadria, mas quando foram tirar as medidas finais era assim que estavam mas como sempre negaram. Na lavandaria também houve problemas com o pio, a torneira não cabia em altura, há que levarem uma peça para trocar mais tempo de espera. Ainda na cozinha, na ilha foi uma dor de cabeça, as medidas não estava certas, levaram as pedras para tras, vieram mas não ficaram bem, voltaram a levar para trás. Por baixo do tampo da ilha fizeram um remendo. A vinoteca foi o único eletrodoméstico que não comprei na Fabri, enviei o desenho técnico do mesmo mas mesmo assim não coube, tiveram que retificar. Por sua vez na máquina lavar louça tive que estar à espera de um painel para ser colocado na parte interior porque não existia. Quando veio quem o colocou como não vinha à medida, cortou com uma lamina que estava "rombuda" deixando o painel com falhas e mesmo assim colocou-o. Fizeram algumas alterações porque a nível de puxadores não estava funcional e de início queriam cobrar-se mas acabaram por corrigir sem custos, no fundo sabiam que o serviço prestado era do pior mas para não ferir suscetibilidades com a designer, o responsável fez essa "oferta" simbólica. Já remodelei algumas casas, trabalhei com outras casas e nunca me passou pela cabeça de encontrar tanta falta de profissionalismo como na Fabri cozinhas no Porto. Tudo que fazem de mal nunca assumem, como disse apontam as culpas ora para o cliente ora para o pintor, trolha, etc. Depois dizem que fizeram tudo o que havia para fazer, mas o resultado final é péssimo ao ponto de ter que recorrer a um carpinteiro para retificar os serviços mal feitos. Pedi que me fizessem um closet , não dei medidas nenhumas, porque qualquer carpinteiro/ marceneiro sabe as medidas padrão e não ser possível colocar uma camisa ou um blazer porque não cabe em altura é um absurdo e o cúmulo da falta de profissionalismo.
    Curioso é que perante a realidade, ao verem as minhas camisas penduradas com os punhos e parte pousadas no fundo do closet, por o armário não ter altura suficiente, o responsável limitou-se a dizer que a culpa era minha!!!!!. Ou seja não assumem os erros, não tiveram uma única palavra de desculpa , fazem um móvel que não corresponde ao desenho 3D que me forneceram e só dizem que o cliente não tem que se regular pelo projeto 3D, que não tem validade, só o desenho técnico é que tem. É surreal!! O mal foi ter pago tudo antecipadamente e em 3 orçamentos que tive, foi o mais caro, ou seja nem sempre o mais barato sai caro. Recorri a uma carpintaria para virem verificar o trabalho e o parecer foi que o armário da cozinha não está conforme o 3D, o closet está mal no que respeita às medidas entre outros reparos. Perante esta minha situação, ficam a saber que se recorrerem aos serviços da Fabri Cozinhas devem ter cuidado, a culpa será sempre vossa e peguem nos desenhos 3D que vos fizerem e ensopem com batatas porque para eles nada vale. Levam ao desespero qualquer pessoa! Agora só querem rectificar o painel da máquina lavar louça e a parte inferior do tampo da ilha, mas o closet é para esquecer. Por mim já não entram mais em minha casa, fiquei prejudicado mas como se costuma dizer, tudo que se faz de mal tem-se retorno.
    • Palhava
    • 18 fevereiro 2026 editado

# 2

Ficou em quanto?

Colocado por: golfinho17como se costuma dizer, tudo que se faz de mal tem-se retorno.

O Karma não existe!

Se quer justiça ponha-os em tribunal.Mas preencha também o livro de reclamações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: golfinho17
  2.  # 3

Então o que lhe acontece a si foi Karma de alguma coisa que fez, se não foi nesta vida, foi numa passada.
  3.  # 4

É só aldrabões!
    Concordam com este comentário: golfinho17
    • eu
    • 19 fevereiro 2026

# 5

Colocado por: PalhavaEntão o que lhe acontece a si foi Karma de alguma coisa que fez, se não foi nesta vida, foi numa passada.

Que brutalidade ;)
  4.  # 6

É assim que os entendidos falam.
    Eu não percebo nada disso.
    Desculpa mas eu não acredito em nada disso.
  5.  # 7

O que digo é que neste mundo todo o mal que se faz mais cedo ou mais tarde haverá o reverso da moeda. O que me aconteceu, não desejo a ninguém por tal motivo , vale o que vale, mencionei aqui para não caírem no mesmo erro que eu. Não acredita no karma, está no seu direito, possivelmente nunca teve a possibilidade de saber que, se alguém em alguma vez lhe fez mal, já teve a resposta. No caso desta firma, só por causa da falta de profissionalismo, de não saberem fazer as coisas, e falta de bom senso, um empreiteiro desistiu de lhes pedir orçamento para as 6 moradias e acredite que outras pessoas vão fazer o mesmo. É impossivel trabalharem como trabalham aguentarem-se no mercado. FABRI COZINHAS, NUNCA MAIS e faço votos para que tenham o que merecem. Nunca caiam na tentação de pagarem adiantado, eles aplicam esta estratégia porque sabem que são incompetentes e estão sujeitos a que o cliente não lhes pague por causa do serviço mal feito e não assumirem, com o dinheiro no bolso deles, fogem das responsabilidades. No meu caso se não tivesse pago tudo antes de ter as coisas, jamais teriam o dinheiro a não ser que retificassem o que não souberam executar e aldrabaram. Onde já se viu dizerem a um cliente que um projecto 3d de algo não tem valor se no resultado final ficar diferente do projeto ? Desculpam-se com o desenho técnico...mas alguma vez o cliente tem que estar a verificar ou saber interpretar desenhos técnicos? Mostram um desenho de como deveria ficar a cozinha e no final deparamo-nos com outra situação. E no Closet sem ninguém lhes darem medidas, apresentam um armário onde não cabem camisas ou casacos em altura, e a culpa é do cliente, é revoltante, mesmo !!!! SÓ MESMO NA FABRI COZINHAS - PORTO - BOAVISTA
    • jpvng
    • 19 fevereiro 2026

# 8

estive la em inicio de setembro passado, mas acabei por não fechar negócio com eles, porque não me arranjaram solução para a parte de pedreiro (foi remodelação total)...foi por intermédio deles que fez de pedreiro tb? eletrodomésticos na altura o que me apresentaram tinha preços muito acima do mercado normal. eu levei o meu proprio projeto que eles depois adaptaram , mas acabei por nao o aceitar. No entanto gostei dos materiais e ferragens
    quem lidou comigo foi a mariana
  6.  # 9

Os orçamentos com 3D são pagos?
  7.  # 10

JPVNG no meu caso não precisei de pedreiro. Foi o melhor que fez em não fazer negócio. Os eletrodomésticos de encastrar foram eles a fornecer , e sim, preços altos mas eles logo de inicio dizem que não se responsabilizam se for o cliente a fornecer. Comprei por mim uma vinoteca , enviei as medidas/ficha técnica e foi um trabalho para a colocarem por baixo da ilha porque mais uma vez as medidas foram mal calculadas, os aplicadores da pedra fornecidos por eles colocaram a parte lateral torta, esmurrou-se a vinoteca, olhe , foi um filme como sempre com eles e o responsável da loja um de tal Nuno, sempre a dar cobertura à colaboradora uma de tal Nástia, mesmo que ela colocasse um barrote no meio da cozinha ele era incapaz de lhe chamar à atenção. De que vale terem materiais bons, boas ideias se para porem na prática são um desastre e perante factos, perante as coisas mal executadas culpam todos menos eles. Em tantas situações apontadas em que houve falhas presenciadas e apontadas pelo engenheiro e empreiteiro, sempre se esquivaram e mesmo solucionando uma ou outra coisa nunca a culpa foi deles. Paguei uma pipa de massa por tudo e nunca houve uma desculpa por parte da pessoa que fez o projeto pela incompetência e serviço mal feito. Ainda bem para si que não fez o serviço lá livrou-se de boas dores de cabeça
  8.  # 11

Palhava

Os desenhos 3D só são fornecidos se fizermos a adjudicação, até aí, concordo, mas se os desenhos correspondessem ao produto final. No caso da FABRI COZINHAS o desenho 3D pode ficar diferente na prática , mostram um produto e apresentam outro, porque para eles o importante é o desenho técnico, um cliente tem que saber interpretar um desenho técnico.
    Quando o cliente confronta a projetista e diz que a cozinha não está igual ao projeto a resposta é :"esqueça o projecto 3D, nada vale, o que vale é o desenho técnico" ou olhar para um closet colocar camisas e casacos e os mesmos ficarem com os punhos e parte das peças pousadas por não terem altura suficiente e perante o gerente da loja e a colaboradora a resposta deles é que a culpa era minha ( eu nem sequer facultei medidas ) diz tudo sobre a honestidade das pessoas em causa e tira qualquer pessoa do sério e no meu caso fui obrigado a correr com eles para fora de minha casa, além de não assumirem gozam com o cliente. A partir de determinada altura, liguei para a SEDE em Lisboa para falar com a gerente e quem me atendeu, disse que ela não estava, expliquei a situação e como resposta disse-me para ficar descansado que iria ser transmitida a minha insatisfação e que mal ela chegasse me ligava. Já se passaram quase 2 meses e se calhar ainda não chegou ao escritório ou a funcionária esqueceu de transmitir o recado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 12

Pode mostrar as imagens dos 3D e fotos do que ficou efetivamente executado?
  10.  # 13

Colocado por: golfinho17para eles o importante é o desenho técnico, um cliente tem que saber interpretar um desenho técnico

Como é obvio.
    Sem colocar em causa a sua argumentação, e sem saber ao certo que diferenças são essas, é preciso entender que um 3D pode enganar muito dependendo de muitos fatores (vista/perspetiva, etc), tal como uma máquina fotográfica com uma determinada objetiva pode dar uma ilusão completamente diferente do real tamanho dos objetos ou do espaço.
    É claro que se no seu caso, por exemplo, o 3d tinha 2 portas e o real (e o desenho técnico) tem 3, ou 6 gavetas e depois só são 4, pois isso são erros grosseiros, por isso, sem saber do que se trata não digo que está certo ou errado.
    Mas é importante que não insista nessa ideia de que o cliente não precisa de analisar o desenho técnico. Isso é incorreto, qualquer pessoa (cliente no caso) tem de verificar o desenho técnico e as suas reais medidas. E não é só olhar para elas no papel, é agarrar numa fita e ver o que aquela medida é na realidade (porque muita gente nem tem a noção da diferença entra 50cm ou 80cm). O que conta é o desenho técnico, e isso é que tem de ser respeitado e produzido no final, seja para uma cozinha ou para uma casa ou para outra coisa qualquer. Qualquer pessoa sabe ver formatos e medidas num desenho técnico, sem desculpa.
    Se realmente acha que foi enganado ou lesado no serviço prestado, existem dispositivos legais para fazer valer a sua posição. Este tipo de tópicos em plataformas digitais públicas podem-lhe valer um amargo de boca caso os visados tenham conhecimento de tal e se achem difamados sem direito a defesa num tribunal, por exemplo. Se tinha razão, começou a ficar sem ela neste ponto.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  11.  # 14

não se pode denunciar um mau serviço de uma empresa publicamente?
    Concordam com este comentário: jpvng
  12.  # 15

Colocado por: marco1não se pode denunciar um mau serviço de uma empresa publicamente?

Poder, pode. Mas se a outra parte (sobre a qual ninguém conhece o contraditório, pois só conhecemos uma versão da história), se sentir lesada (e sobretudo se afinal a história não for exatamente como foi contada), tem o direito de agir na justiça por difamação/injurias. Eu não referi anteriormente que o utilizador não o podia fazer, disse que existiam outras formas de o fazer.
    Até porque se realmente o utilizador foi lesado no material e serviço prestado, porque não exige a reposição formal daquilo que considera estar errado? E para isso tem de intervir nas instâncias próprias, digo eu.

No meu ver, não são duas coisas erradas que fazem uma certa, e existem locais apropriados para denunciar este tipo de situações, mesmo na net. Faria mais sentido se fosse uma situação já ultrapassada, resolvida na justiça se necessário, e deixado aqui um testemunho de factos concretos, reais, que originaram o desfecho X, incluindo a resolução por parte na loja.

É só o meu ponto de vista.
  13.  # 16

não vejo isso dessa forma.
    instancias proprias....
    locais apropriados....
    para ficar tudo em águas de bacalhau.
    penso que o golfinho não estará muito preocupado com a empresa agir na justiça, pois parece que factos a ele não lhe faltam para essa cruzada.
    de qualquer forma o forum é publico para que se possa fazer o contraditório.
    Concordam com este comentário: eu, PR10, desofiapedro
  14.  # 17

Recorri à Fabri no passado quando comecei a pensar no desenho da minha cozinha, mais com o intuito de eles fazerem um primeiro 3D para eu ficar com uma ideia de como poderia fazer a minha cozinha. Já ia com a ideia de não fazer com eles porque provavelmente seria muito caro lá. E no final não me enganei. Estupidamente caros.
    Para meu bem, a moça que me apresentou o desenho 3D era meia burrinha e foi atender uma chamada a meio da apresentação e deixou o tablet em cima da mesa xD
    Mas depois de ver isto, ainda bem que não avancei com eles.
    Concordam com este comentário: golfinho17
    • eu
    • 20 fevereiro 2026

# 18

Colocado por: marco1não se pode denunciar um mau serviço de uma empresa publicamente?

Claro que pode. Até existem plataformas para fazer reviews e queixas online.

Claro que os visados também têm o direito de se defenderem.
  15.  # 19

RuiKode
    Tem toda a razão quando diz que não ouviu a outra parte, acontece que contratei um advogado e que já enviou uma carta para a a Fabri cozinhas e segundo eles continuam a descartar-se de retificar tanto o Closet como colocar a cozinha conforme o desenho 3D. Entretanto comprei uns móveis numa fábrica e quando vieram a minha casa confrontei-os com o serviço da Fabri , a opinião deles foi a mesma que a minha e de todas as pessoas que viram a cozinha e o closet menos quem as executou.
    Quanto ao "se sentir lesada (e sobretudo se afinal a história não for exatamente como foi contada), tem o direito de agir na justiça por difamação/injurias" acredite se o fizessem facilitaria a minha vida , até porque além das fotos ainda tenho o closet sem poder pendurar as minhas camisas ou casacos, tal como disse, não tem altura padrão e na cozinha uma parte do móvel não corresponde ao projeto 3D. São factos que ninguém pode negar. Nada que digo é mentira por tal motivo estou tranquilo e tenho testemunhas não só do empreiteiro/engenheiro e até da minha empregada que estava presente quando a os responsáveis da Fabri Porto, vieram a minha casa para dizerem que a culpa era minha, de as camisas não caberem em altura.

Uma pessoa a partir de uma certa idade já começa a cansar-se destas trapalhadas, injustiças, faltas de profissionalismo e os conselhos que dão é para não prejudicar a minha saúde com pessoas que não merecem. Mas mesmo assim eles vão ter resposta na hora certa.
    Inclusivé quem me vendeu o mobiliário prontificou-se a vir fazer o que reclamo.
    Repito, por algum motivo, devem ser das únicas casas comerciais que num projeto de execução, pedem a totalidade do valor orçamentado sem a cozinha estar totalmente pronta, não acha estranho? Pagar algo sem estar feito ? Não assumem porque não há o risco do cliente não pagar. Estou certo ?
    Na montaGEM DA MÁQUINA LAVAR LOUÇA, não colocaram um painel a parte de dentro, passados uns dias veio o aplicador e como a peça não estava cortada à medida teve que o fazer na hora e por sinal, com uma máquina em que a lâmina estaria em mau estado , isto porque a peça ficou com falhas. Mesmo assim, colocou-a e foi-se embora sem nada dizer.
    Entretanto após reclamar mais uma vez, prontificaram-se a vir substituir a mesma peça, mas não se responsabilizam por retificar o resto, o mais importante, como tal recusei.

Errar todos erramos, assumir só de pessoas honestas e com valor. Bastava dizerem , houve um lapso nas medidas , lamentamos vamos solucionar o problema. Mas não, a culpa do mau serviço foi minha que nem sequer dei medidas para elaborarem o closet. Quem ler pode não acreditar mas é a realidade e não mencionei tudo a nível de imperfeições.
  16.  # 20

Se fosse pela logica "do comprei conforme estava publicitado no anuncio: tar igual ao 3D", o meu carro era dos transformers.

Fora de brincadeiras, voce não assinou um contrato por prestação de serviços, ou foi tudo de boca?

E nao foram la confirmar as medidas que deu antes de executar a obra?

Geralmente existe sempre uma garantia....

0.0232 seg. NEW