Iniciar sessão ou registar-se
    • Dani3
    • 20 fevereiro 2026

# 1

Olá a todos!
    Fariam uma casa térrea com as principais divisões ( sala, cozinha e quartos ) viradas a sul numa forma retangular ou optavam por fazer em formato em L?
    A frente do terreno está a norte e a parte de traz a sul.
    Anexo imagem do terreno.
    Cumprimentos
  1.  # 2

Colocado por: Dani3Olá a todos!
    Fariam uma casa térrea com as principais divisões ( sala, cozinha e quartos ) viradas a sul numa forma retangular ou optavam por fazer em formato em L?
    A frente do terreno está a norte e a parte de traz a sul.
    Anexo imagem do terreno.
    Cumprimentos

Olá. Que raio de pergunta. O seu Arquitecto, com base em TODOS os dados quanto à legislação, requisitos do cliente, orçamento, e situação única e extraordinária do terreno é que lhe poderá ajudar quanto à implantação. Não é você que lhe tem de dizer. Ele é que lhe deverá indicar o que melhor se aplica no seu caso. Boa sorte.
  2.  # 3

... Ou em U :)

(opções a discutir com o seu arquiteto em sede de desenvolvimento do projeto de arquitetura)
  3.  # 4

Colocado por: Dani3numa forma retangular ou optavam por fazer em formato em L
    a 'forma' da casa deve ter a ver com o local e a topografia. não existe o 'é melhor um rectãngulo ou um L?'. por vezes nem uma coisa nem a outra é a melhor opção.
  4.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas... Ou em U :)
    ou um quadrado com pátio central.. enfil. as pessoas ficam fixadas com uma forma que viram em qq lado e depois obrigam os técnicos a adaptarem aquela forma onde aquilo não se adapta só porque sim.. em vez de deixar a coisa surgir de forma orgânica..
    • Dani3
    • 20 fevereiro 2026

# 6

Bom dia.
    Claro que o arquiteto é que tem que desenhar o projeto…
    A minha questão está relacionada com a exposição solar. Sendo possível, a minha intenção seria propor uma casa voltada a sul com os devidos sombreamento. Contudo, gostava de ler opiniões de outras pessoas.
    Cumprimentos
    • powerPT
    • 20 fevereiro 2026 editado

# 7

Os arquitetos por vezes não têm em conta esses pormenores de orientação e sombreamentos (experiência própria) portanto sim, acho que faz bem em pesquisar sobre o tema.
    O terreno poderá condicionar as coisas, no meu caso tive a hipótese de virar a zona social para sul e os quartos para nascente, considero que foi uma excelente opção perante as condicionantes, tanto do terreno mas também com as minhas (não queria janelas voltadas a poente por motivos de privacidade, ruído e uma serra que tenho que me tapa o sol a determinada hora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dani3
  5.  # 8

Colocado por: powerPTOs arquitetos por vezes não têm em conta esses pormenores de orientação e sombreamentos

Acredito. Mas não é suposto, são temas basilares da conceção e desenvolvimento de projeto de arquitetura...

Uma orientação SUl/ Norte pode ser favorável, em particualr se conseguir meter toda a zona intima/ social voltada para esse quadrante e depois ter as zonas de lazer exterior e todo o interface interior/ exterior devidamente conjugado. Importante a questão das areas exteriores cobertas, seu dimensionamento e aproveitamento para a devida proteção/ exposição solar em situação de verão/ inverno.
    A norte as zonas tecnicas e/ou areas de fachada mais opacas.

Depois depende ainda de outros fatores a ponderar, sistemas de vistas, ventos dominantes, ruídos exteriores, topografia, geometria do lote, restrições regulamentares, etc, etc...
  6.  # 9

Vista IA (com edição):
    A gestão da exposição solar em edifícios baseia-se no princípio de bloquear a radiação no verão para evitar o sobreaquecimento e permitir a sua entrada no inverno para aquecimento passivo gratuito. Esta diferenciação é possível devido à variação da altura do sol no horizonte ao longo do ano.

1. Estratégias por Estação
    Verão (Sol Alto): O objetivo é o sombreado total dos vãos envidraçados. Como o sol está numa posição mais vertical ao meio-dia, elementos horizontais são os mais eficazes para bloquear os raios diretos sem impedir a ventilação.
    Inverno (Sol Baixo): O objetivo é o ganho solar direto. A posição mais baixa do sol permite que a radiação passe por baixo de palas ou proteções fixas, penetrando no interior do edifício para aquecer superfícies com inércia térmica.

2. Soluções de Proteção Solar
    As soluções dividem-se principalmente entre elementos fixos e ajustáveis:
    Elementos Fixos (Palas e Avançados): Dimensionados para que a sua projeção de sombra cubra a janela no verão, mas permita a passagem do sol rasante de inverno.
    Sistemas Ajustáveis (Lamelas e Brisas solares): Permitem regular o ângulo de inclinação conforme a necessidade diária ou sazonal, otimizando tanto a luz natural como o ganho térmico.
    Vegetação caduca: Estratégia onde árvores de folha caduca barram o sol no verão e, ao perderem a folha no inverno, deixam passar a radiação.

3. Impacto da Orientação Solar (Hemisfério Norte)
    A eficácia da proteção depende diretamente da fachada onde é aplicada:
    Sul: Fachada mais equilibrada; fácil de proteger com palas horizontais no verão e excelente para ganhos térmicos no inverno.
    Este / Oeste: O sol está mais baixo (nascer e pôr do sol), tornando as palas horizontais pouco eficazes. Requerem-se elementos verticais ou estores exteriores para evitar o encandeamento e sobreaquecimento.
  7.  # 10

em suma para responder diretamente, o ideal é ter um imenso retângulo com todas as divisões viradas a sul.
  8.  # 11

Colocado por: marco1
    (opções a discutir com o seu arquiteto em sede de desenvolvimento do projeto de arquitetura)

Poderia funcionar sim, mas nunca com a planta tipica.

Plantas em que os quartos estão todos de um lado, são uma chatice. A sala e cozinha devem ser o centro da casa, e deve haver uma divisão mais calma - suíte familiar + escritório de um dos lados da casa, e outro lado com os restantes quartos, também suites.

Eu faria sempre 2 quartos + Sala + 2 quartos, em que um seria possível de conversão em escritório. Assim, um lado da casa é totalmente privativo, outro lado é das crianças, e centro é de todos.

Idealmente, todas dão para jardim.
      • Dani3
      • 20 fevereiro 2026

# 12

PowerPT, Que tipo de sombreamento colocou na zona da sala? Da sua experiência, a zona dos quartos funcionaria bem a sul?
    •  # 13

A sul foram dimensionadas palas com 1.40m (que na verdade é uma varanda porque tenho um desvão sanitário alto devido à morfologia do terreno), com o ETICs e acabamento ficarão com ~1.50m.
      Não tenho experiência com os quartos a sul, no meu caso a casa tem 2 andares e os quartos a nascente (também com pala igual) poderão aquecer um pouco mais de manhã (mas terei brisa solar para auto-regular a abertura das lâminas).

Sinceramente deixava o arquiteto fazer o seu trabalho com estudos prévios, se necessário chamar à realidade (como foi o meu caso) que a casa não era para uma revista mas para ser vivida pela minha família :)
      Até pode ter boas surpresas, eu tive pois idealizava uma casa do tipo x e o que nos apresentaram superou em muito as ideias pré-concebidas.

0.0178 seg. NEW