Colocado por: PickaxeO picheleiro aconselha aquilo que sabe fazer.ou onde tem mais lucro com menos trabalho e que não lhe de problemas nem tenha de se esforçar muito.
Colocado por: plt120Qual a opinião aqui do fórum?
Colocado por: jfsmoreiraTenho os dois sistemas: PRH Daikin e VC Daikin por conduta.
Aquecimento
PRH (Piso Radiante Hidráulico)
– Mais confortável
– Mais lento a reagir
– Instalação mais cara
– Consumo aparentemente mais elevado
VC (Ventiloconvectores por conduta)
– Menos confortável no aquecimento
– Resposta muito mais rápida
– Instalação mais económica
– Consumo mais reduzido
Arrefecimento
Aqui não tenho dúvidas: VC é claramente superior.
Inicialmente não tencionava instalar VC, mas ainda bem que o fiz. Numa casa como a minha, com mais metros quadrados de vidro do que de parede, não sei como aguentaria o verão apenas com PRH.
Na minha opinião pessoal — e sabendo que muitos instaladores de PRH poderão discordar — a escolha do sistema depende sempre de vários fatores: localização da casa, tipo de construção, isolamento, exposição solar, entre outros.
No entanto, para um clima como o nosso, em que num dia está calor e no seguinte surge um frio intenso, considero essencial ter um sistema de climatização com resposta rápida.
Se tivesse de escolher apenas um sistema, optaria pelo VC, num sistema bem dimensionado e bem executado (entradas e saídas em locais opostos.
Na minha casa, por exemplo, nem se sente de onde vem o ar — a maioria das grelhas está discretamente oculta.
Colocado por: plt120Vou iniciar construção da moradia e tenho um picheleiro que me aconselha VC por conduta em vez de PRH. Qual a opinião aqui do fórum?
Colocado por: Zé Meirinho
Depende do objectivo. Aquecimento, arrefecimento, que tipo de pavimento pretende colocar? Etc, etc.
Para mim, para aquecimento, PRH com um pavimento com boa condutividade térmica para o mesmo, é uma solução superior.
Colocado por: EspalhaBrasas
Tens brisas solares?
Colocado por: jfsmoreiraOnde fica a casa? Que tipo de casa é? Tem muitos vidros? Tipo de clima?
Colocado por: plt120Basicamente a ideia é ter o PRH para aquecimento e arrefecimento, VMC duplo fluxo, pavimento ceramico na casa toda para potencializar o PRH e pre instalação de AC para o caso de ser necessario mais tarde especialmente para arrefecimento
Colocado por: plt120o Castelo, a casa esta orientada sobretudo a sul e poente, sendo que o grosso das janelas esta a poente, cerca de 16m de vãos, mais uns 6m a sul... os vãos a sul tem uma pala de cerda de 2m e os a poente de 1.5...
Colocado por: jfsmoreiraO grande problema na nossa zona com o arrefecimento por PRH é a desumidificação!!! Não consegues arrefecer para temperaturas razoáveis uma casa cheia de vidros e com baixa inercia termica num ambiente por natureza humido!
Esta é já a 2ª casa que tenho com PRH + VC.
A primeira com mais de 25 anos tinha inicialmente PRH. Após uns anos coloquei VC.
Nesta atual, coloquei logo de origem!