Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estamos a terminar de reunir verbas para mudar o telhado, são umas placas de fibrocimento (ainda não sabemos se tem amianto) mas vou tirar uma amostra e enviar para o ISQ. No entanto na reunião do ano passado do condomínio, o gestor alegou a melhor solução para substituir ser telha sandwiche, pelas opiniões gerais aqui no grupo vejo que não deverá ser a solução indicada, tenho reunião amanhã e queria ter uma ideia se quisesse telha se era assim tão descabido e substancialmente mais caro. Tenho noção que alterar carece de parecer da CM Gaia, queria ir munida de alguns prós e contras para contrapor.

Anexo imagens do telhado atual.

https://imgur.com/a/f14QCRq
  2.  # 2

O meu conselho: se não tiver infiltrações ou outros problemas, não mexa.

Por um lado, não se conserta o que está bom.

Por outro, ainda que tenha amianto, este é inofensivo enquanto estiver embebido no material, só dá preocupação se se começar a mexer. A histeria de remover os telhados de fibrocimento daqui e dali, como em escolas, é isso mesmo: histeria.

Por fim, um telhado em fibrocimento é muito leve, e a estrutura que o suporta normalmente bastante ligeira.

Poderá não dar para vir a assentar um telhado convencional em telha de barro sem alterar a estrutura toda. Uma das vantagens do sandwich é ser também muito leve, mas tem de se acautelar outros problemas que possam surgir, como condensação.
  3.  # 3

O Problema é que temos pontos de infiltração - no meu caso um canto mas foi corrigido com tela, mas voltou a infiltração.
    No caso da minha vizinha (que também é ultimo andar) ela tem a casa completamente cheia de humidade, mas leva-me a crer que se trata mais de condensados que propriamente infiltração. A parte do fibrocimento / amianto não me faz confusão. Mas então é descabido alterar para telha é isso? A parte da sandwich o meu receio na substituição é a parte da ventilação (não há acesso ao telhado por dentro do edifício) - o facto de eu ser o ultimo andar se não fará calor (atualmente sei que tem um isolamento colocado), os condensados propícios e o barulho da chuva, atualmente ouço mas até levemente e até é calmante, os relatos que ouço de telhado sandwich é de um barulho ensurdecedor.
  4.  # 4

5.  # 5

Colocado por: manelvcticas sem amianto:

Colocado por: manelvctroca por identicas sem amianto:

https://www.obras360.pt/0190070224-placa-ondulada-fibrocimento-perfil-europa-177-51-telhados-e-coberturas-ecolite-natural?srsltid=ARcRdnoXodOYXPGbXgXAdpkHk4CWf8EggZf4nZSyZc49aFZGK_L1OCFr

Mas que solução colocar na lage, portanto por baixo da placa ondulada de fibrocimento.

0.0071 seg. NEW