Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estamos em processo de construção da planta e gostaria de saber a vossa opinião.

Necessitamos garagem para 3 carros, 4 quartos,1 sala de jogos,1 escritório e uma sala para as crianças brincar.
    Em relação à sala e cozinha queremos open space(esta área queremos abusada no grande mesmo)
    Orçamento para até 950k€

O que acham?
      Screenshot_20260227_235417_M365 Copilot.jpg
  2.  # 2

Boa noite, não sou arquiteta nem engenheira mas pelo que vejo parece-me um desperdício de dinheiro. Desculpe a franqueza mas nunca vi nada tão desproporcionalmente grande. Acho que para esse orçamento poderá ter um melhor aproveitamento dos espaços.
  3.  # 3

Olá... a casa toda virada a poente e norte? Que crime...

Experimente outra configuração que não seja um L... tá tudo fora de escala e desconfortável. É para andar de trotineta dentro de casa?

Falta muito contexto para se poder opinar alguma coisa.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Bem isso é um tal salto de orçamento para quem não queria passar os 500 000€!…

Macieira, abrande um bocadinho que o tem aí desenhado é colossalmente desmesurado.
    O que aí está não tem arquitectura, tem compartimentos plantados e tendo capacidade para esse investimento faça-o racionalmente em qualidade e não somente em área bruta.

Não descure que uma área desse calibre em manutenção climatização manda-se para cima de 500€/mês sem pestanejar.

Onde é a contenda por curiosidade?
    Abr.
  5.  # 5

Não acho grande piada sinceramente, para 1 milhão de euros podiam ver uma coisa mais interessante e com uma separação mais clara entre área social e o resto.
    Esse vão envidraçado na área social provavelmente obriga a uma cobertura maciça nessa zona... Não que o orçamento seja um problema mas é de considerar
  6.  # 6

Colocado por: FMacieiraOrçamento para até 950k€

Colocado por: gil.alvesO que aí está não tem arquitectura, tem compartimentos plantados

Retira uma pequena fatia desse orçamento para contratar um arquiteto.
    O que tem é um desenho feito sem qualquer alma
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia
    • 4por1
    • 28 fevereiro 2026

# 7

Quanto custa uma alma?
  7.  # 8

Colocado por: 4por1Quanto custa uma alma?

Custo o trabalho de procurar alguém que saiba fazer projetos com "alma".
    Em termos financeiros, muitas vezes é significativamente mais barato que o preço que leva o "desenhador" que tem contactos na câmara
  8.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá... a casa toda virada a poente e norte? Que crime...

Experimente outra configuração que não seja um L... tá tudo fora de escala e desconfortável. É para andar de trotineta dentro de casa?

Falta muito contexto para se poder opinar alguma coisa.

Boa sorte.

Na configuração atual não vejo mal estar virada a poente e norte, visto na zona poente apanha todos quartos e isso é bom não?
    A norte apanha a zona de cozinha e sala, que para mim faz sentido ser assim, posso ter as janelas abertas o dia todo que não entra o sol e fica igualmente agradável.

Corrige-me se penso de maneira errada sfv.

Esta primeira planta é um esboço, não é definitiva e não está pensada ao milímetro, dai estar a pedir a vossa opinião. No meu entender o L é o que melhor se enquadra para aproveitar o terreno de 3000m2, na imagem não aparece mas o terreno ainda tem o dobro do tamanho para Norte.
    Ou seja, quero que a casa aproveite o terreno em comprimento também.

O arquiteto deu várias opções, mas fomos nós que pedimos que fosse assim a configuração da casa. Contudo estamos abertos a sugestões, desde que as dimensões sejam bastantes espaçosas ;)
  9.  # 10

4port1

se tem um milhão para gastar penso que o custo da alma nem devia ser para aqui chamado
    continua-se a menosprezar os projetos, enfim para muitos importa é que no fim tenha muitos leds pelos tetos e muito brilho a ofuscar por todo o lado.
    quem fez esta planta mais do que não ter a dita "alma" não tem muito senso para estas coisas, são muitos os erros.
    o simples desenhar dos quadradrinhos nas wc e outras divisões, a janelinha que podia ter ficado alinhada com o vestibulo dos quartos,
    a garagem pequena para 3 carros e como meter lá o 3ª, a cozinha sem apoio e apenas com 4 moveis altos, tanta gente na ilha ali com a mesa mesmo ao lado,..., ... logo dizem do que se trata, para nem falar do aspeto estrutural para "vencer" aquela imensa vidraça.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira, Pickaxe, desofiapedro
  10.  # 11

Colocado por: FMacieiraCorrige-me se penso de maneira errada sfv.

Esta primeira planta é um esboço, não é definitiva e não está pensada ao milímetro, dai estar a pedir a vossa opinião. No meu entender o L é o que melhor se enquadra

Assim um bocado a pés juntos...
    Você deveria contratar um Arquitecto e não condicioná-lo com o L. Pode desfrutar de todo o terreno sem a necessidade de abrir tudo a norte... para não ter um ambiente de biblioteca, luz homogénea, sem vida, fria no inverno... e um forno nas noites de Verão nos quartos com sol de chapa. Além disso os espaços são demasiado profundos, sem luz, desconfortáveis. O que está aí é um museu, não é um lar.

Esse orçamento até parece alto... mas com este excesso de áreas perdidas... tem que igualmente melhorar a componente técnica... além que uma casa assim custaria uma fortuna a manter... pois não aproveita as condicionantes, exposição solar, etc...

Mas como mencionei antes, falta muito contexto para se poder opinar. O pouco que se percebe do desenho não inspira confiança, falta Arquitectura ao desenho. Boa sorte.
  11.  # 12

Partilho das observações já aqui descritas...
  12.  # 13

Colocado por: 4por1Quanto custa uma alma?

Depende de quanto você cobra pelo seu tempo.
    Se perder pouco tempo a escolher um Arquitecto de jeito, e se você cobrar pouco pelo seu tempo... é coisa para ser paga com uma mini e umas sandes.

Neste caso aqui, depende de muito contexto que o user não deu. Um projecto de licenciamento para uma casa assim na minha zona, "com alma"... custará uns 7k€ se tanto.

Sem alma, até por 2k arranja.
  13.  # 14

Colocado por: gil.alvesBem isso é um tal salto de orçamento para quem não queria passar os 500 000€!…

Macieira, abrande um bocadinho que o tem aí desenhado é colossalmente desmesurado.
    O que aí está não tem arquitectura, tem compartimentos plantados e tendo capacidade para esse investimento faça-o racionalmente em qualidade e não somente em área bruta.

Não descure que uma área desse calibre em manutenção climatização manda-se para cima de 500€/mês sem pestanejar.

Onde é a contenda por curiosidade?
    Abr.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

São terrenos diferentes e projetos diferentes, o outro passou para investimento, este para particular ;)

Fui eu que pedi este esboço ao arquiteto, porque quero algo clean e espaçoso. Tambem temos um terreno de 25x 125m, quero aproveitar o terreno em comprimento, daí termos optado pelo estilo em L.

Estou ciente dos custos de manutenção e climatização, vamos investir em painéis e baterias também.
  14.  # 15

Colocado por: marco14port1

se tem um milhão para gastar penso que o custo da alma nem devia ser para aqui chamado
    continua-se a menosprezar os projetos, enfim para muitos importa é que no fim tenha muitos leds pelos tetos e muito brilho a ofuscar por todo o lado.
    quem fez esta planta mais do que não ter a dita "alma" não tem muito senso para estas coisas, são muitos os erros.
    o simples desenhar dos quadradrinhos nas wc e outras divisões, a janelinha que podia ter ficado alinhada com o vestibulo dos quartos,
    a garagem pequena para 3 carros e como meter lá o 3ª, a cozinha sem apoio e apenas com 4 moveis altos, tanta gente na ilha ali com a mesa mesmo ao lado,..., ... logo dizem do que se trata, para nem falar do aspeto estrutural para "vencer" aquela imensa vidraça.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,N Miguel Oliveira

Ao que se refere aos simples quadradinhos dos WC, não entendi?

Em relação as janelas e garagem, isso tem razão, mas como é um esboço, é apenas para ter uma ideia de espaços. Todas janelas, portas e etc depois dos espaços forem definidos a que vão ser analisadas e refeitas.

Em relação a cozinha, no meu entender nao vale apena criar uma dispensa visto ter ao lado da garagem uma zona de arrumos.

Em relação à zona da vidraça, acho que um pilar a meio resolve.
    • DR23
    • 28 fevereiro 2026

# 16

Boas. Dá deus nozes a quem não tem dentes, sempre ouvi isto.

Haja dinheiro...mas só isso não chega.

Como já muitos disseram falta aí muita coisa..

Boa sorte
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 17

Se o homem gosta assim qual é o problema?
    A casa é para ele não para quem está sempre a criticar.
    Pode não ser o mais correto "arquitetonicamente" mas se quem paga gosta e quer assim não vejo problemas nenhum.
    Também estou com uma planta que pelos vistos não está correta, mas nós queremos assim 😅
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  16.  # 18

Colocado por: Nuno1990Se o homem gosta assim qual é o problema?
    A casa é para ele não para quem está sempre a criticar.
    Pode não ser o mais correto "arquitetonicamente" mas se quem paga gosta e quer assim não vejo problemas nenhum.
    Também estou com uma planta que pelos vistos não está correta, mas nós queremos assim 😅

Se ele gosta assim, qual a razão para vir a público pedir opiniões?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruikode
  17.  # 19

Colocado por: Nuno1990Pode não ser o mais correto "arquitetonicamente" mas se quem paga gosta e quer assim não vejo problemas nenhum.

Não é uma questão de arquitetonicamente.. é uma questão do funcional e de muitas mais coisas, do esbanjar sem qq utilidade. No extremo de ter mais áreas para nada servir... tudo A "BOIAR"...

Aqui ninguém manda na carteira de ninguém... mas dá um nó na garganta.. o desperdício e o despesismo... e depois com um a consequência > não é melhor. por ser maior. aliás é normalmente o oposto.
    Mas aos donos de obras, este e outros que leiam esta discussão. Boa sorte com a vossa saga.
  18.  # 20

Colocado por: zedasilva
    Se ele gosta assim, qual a razão para vir a público pedir opiniões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruikode

Eu gosto mas estou aberto a sugestões e estou a anotar o que me falam para uma próxima reunião com o arquiteto...

Contudo, até agora foi dito que não está bem feito mas não tenho ideias de como alterar para melhorar, sinceramente... É a função do arquiteto mas fui eu que pedi em L

0.0269 seg. NEW