Colocado por: zedasilva
Se ele gosta assim, qual a razão para vir a público pedir opiniões?
Colocado por: zedasilvaNão é o FMacieira que tem que ter ideias de como alterar, para isso é que contratou um profissional.
Ele é que lhe tem que dar alternativas às suas observações.
Por exemplo o FMacieira diz que que uma casa espaçosa. O projeto que tem é uma casa com áreas grandes mas grande parte dessas áreas são áreas não aproveitadas. Logo não tem uma casa espaçosa mais sim uma casa grande. São coisas completamente diferentes
Colocado por: Pedro Barradas.. e as longos circulações.. e depois tem uma falta de abuso, na Garagem, não entendo! e a lavandaria com arrumos!?brutal, tb não entendo.
E menos entendo ainda, onde é que ficar o equipamento AQS? nomeadamente o deposito de aguas quentes sanitárias...longe de tudo? ou a centrado com os pontos de consumo...
etc...
e além das áreas a orientação e as palas, e os alpendres... Aquele a Poente serve para quê? longe de tudo, é para encher a frente de lote?
E a zona pergolada na frente, parte dela fora da circulação e acesso ao interior da casa, serve para?
Colocado por: gil.alvesFmacieira onde é este investimento?
Acho que lhe está a faltar “visão”. Visão no sentido espacial de perceber que esses espaços são desconformes e desconfortáveis de tão grandes e plantados.
Falta mt contexto de envolvente nesse esboço falta criatividade nessa Arquitectura.
É uma construção que se mandava para o seu orçamento não pela arquitectura/qualidade pensada mas unicamente por tamanho(!)
É mt difícil opinar com melhorias nesse esboço.
Falta vistas, topografia de terreno, perceber como vive a casa. Se tem hobbies se recebe mts festas, se trabalha em casa com necessidade de receber pessoas, etc…
A piscina sem uma área de chuveiro, sem uma IS de apoio, sem uma zona social exterior?!
Gosta de tainadas ao ar livre de churrasco?….
Tudo em contexto.
“Largar” 950 000€ nisso é mau investimento(ponto!).
Abr.
Colocado por: FMacieiraPóvoa de Varzim
Colocado por: gil.alves
Olha aqui bem perto! Morei na Vila 4 anos.
Se quiser dê-me um toque e tomamos um café. Tem um email no meu Perfil.
Abr.
Colocado por: bencross26Na minha opinião há alguns aspetos desse projeto que são altamente questionáveis, desde logo o open space gigantesco e os corredores muito longos. Pela minha experiência, salas demasiado grandes e longos espaços de circulação tornam uma casa pouco acolhedora e desconfortável - mas aí é sobretudo uma questão de gosto, se tem um milhão para gastar e gosta desse estilo de casa, não se deixe desencorajar.
A questão que me parece mais premente, contudo, e que poderá não estar a considerar, é que tem um open space muito grande e com grandes janelões, mas praticamente todos os vãos são virados a norte... a entrada de luz solar vai ser necessariamente muito mais reduzida. Para a quantidade de janelas que tem, corre o risco de o open space acabar por ser bastante escuro (principalmente a zona da sala de estar). Se tivesse de trabalhar esse projeto, a minha prioridade seria maximizar a exposição solar para Sul e Poente. Não se esqueça que a luz do sol muda completamente o ar de uma sala :)
Colocado por: FMacieira
Obrigado pela recomendação, mas não seria um incómodo o sol estar a entrar pela cozinha e sala a dentro se tivesse virado a Poente? Ou seja, obrigava me a estar sempre com Cortinas e persianas fechadas, não?
Assim da forma que está, entra bastante luz e posso eventualmente no verão estar todo dia com as Cortinas e persianas abertas.
Colocado por: bencross26
Diria que depende um pouco dos vossos gostos e da vossa vivência. Se forem muito de ver televisão e a TV estiver colocada na parede oposta à janela, será bastante incómodo, sim. Nesse caso virar a Sul seria o ideal, mas não sei se isso é uma opção para vocês (pelo que percebo a Sul fica a estrada, em termos de privacidade não é ideal).
Se não forem pessoas de ver muita TV (ou se arranjarem uma maneira inteligente de proteger a TV dos reflexos), é relativo. Posso dizer-lhe que tenho um open space com um layout parecido com o seu (embora bem mais pequeno) todo virado a Poente e os fins de tarde quando o tempo está bom são mágicos... mas no nosso caso isso foi mesmo propositado porque gostamos muito de ver o pôr do sol.
Lá está, tudo isto se resume a preferências, mas neste caso em concreto acho mesmo uma pena ter um open space tão grande com as janelas quase todas a Norte. Teste talvez com o seu arquiteto a possibilidade de virar o open space ao contrário - passar a cozinha para o lado oposto por troca com a zona de estar, por exemplo. Assim poderia abrir um vão para Poente na parede onde agora está a cozinha. Pode parecer um detalhe, mas acho mesmo que faria uma diferença brutal na iluminação natural dessa sala (e o sol ao pôr-se bateria apenas lateralmente na sala e não seria tão incómodo).
Colocado por: jfsmoreiraA casa é para si, se gosta avance.
Mas pode e deve pedir outras soluções ao seu arquitecto. Se ele não conseguir dar pode sempre mudar e pedir a outro.
Algumas das coisas que aqui foram ditas fazem todo o sentido:
- Garagem muito pequena para 3 carros (precisa mesmo de garagem para 3 carros? Será que não tem espaço exterior para criar um anexo ou um carport?)
- Sala de Jogos e sala de brinquedos - penso que tem crianças pequenas - elas crescem rápido e esses espaços servirão apenas para arrumos dos brinquedos numa confusão total que quem tem filhos sabe bem
- Janela no corredor, ficaria melhor em frente à IS
- Orientação (aqui a meu ver é o mais grave de tudo)
- Falta de espaço de área técnica
- Falta de uma despensa ou pelo menos mais armários para a cozinha. (eu tirava essa sala de brincar e colocaria aí uma área tecnica e a tal despensa)
Mas volto a dizer, deve pedir novas soluções e escolher aquela que realmente gosta
Colocado por: FMacieiraContudo, até agora foi dito que não está bem feito mas não tenho ideias de como alterar para melhorar, sinceramente... É a função do arquiteto mas fui eu que pedi em L
Colocado por: FMacieiraEu acho que como temos muita vidraça o sol quando se pôr, vai entrar bastante luz na sala.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu acho que você não tem é ideia de qual o seu papel e qual o do Arquitecto.
Já no seu primeiro tópico lhe comentei a mesma coisa. Devia enumerar uma data de coisa de que gosta numa casa e as que odeia.
É a função do Arquitecto interpretar isso e levar o projecto a bom porto.
No ínicio não deveria condicioná-lo com ideias formais, formato em L, U, S, H, I, T, etc... e esperar antes pela primeira reunião de apresentação de 3 ou 4 variantes.
Assim, o que fez, foi minimizar logo o leque de opções ao L... sem nunca vislumbrar as vantagens doutras opções.
É como eu ir a um restaurante e dizer, "quero robalo, cozinhado a X°C durante X minutos com refugado tal e tal"... Deveria ter esperado para que o chef lhe trouxesse 3 ou 4 robalos preparados de maneira diferente. Caramba, afinal é para isso que lhe paga.
Depois não admira que lhe apresentem esse mamarracho como projecto. E ninguém o pode culpar, afinal fez o que o cliente pediu.
O papel do cliente era o de estar aberto aos conhecimentos do profissional, que disso faz vida... e ver o que ele lhe trazia no prato.
Depois, é natural que algumas opções você não goste, pois o profissional não está na sua cabeça. Porém, isso não significa que você lhe deva dizer tim-tim por tim-tim como quer a casa. Afinal, ele andou a estudar para quê?
Para isso, qualquer nabo lhe desenha a casa.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Eu acho que você não tem é ideia de qual o seu papel e qual o do Arquitecto.
Já no seu primeiro tópico lhe comentei a mesma coisa. Devia enumerar uma data de coisa de que gosta numa casa e as que odeia.
É a função do Arquitecto interpretar isso e levar o projecto a bom porto.
No ínicio não deveria condicioná-lo com ideias formais, formato em L, U, S, H, I, T, etc... e esperar antes pela primeira reunião de apresentação de 3 ou 4 variantes.
Assim, o que fez, foi minimizar logo o leque de opções ao L... sem nunca vislumbrar as vantagens doutras opções.
É como eu ir a um restaurante e dizer, "quero robalo, cozinhado a X°C durante X minutos com refugado tal e tal"... Deveria ter esperado para que o chef lhe trouxesse 3 ou 4 robalos preparados de maneira diferente. Caramba, afinal é para isso que lhe paga.
Depois não admira que lhe apresentem esse mamarracho como projecto. E ninguém o pode culpar, afinal fez o que o cliente pediu.
O papel do cliente era o de estar aberto aos conhecimentos do profissional, que disso faz vida... e ver o que ele lhe trazia no prato.
Depois, é natural que algumas opções você não goste, pois o profissional não está na sua cabeça. Porém, isso não significa que você lhe deva dizer tim-tim por tim-tim como quer a casa. Afinal, ele andou a estudar para quê?
Para isso, qualquer nabo lhe desenha a casa.
Colocado por: FMacieiracom divisões grandes é o que faz mais sentido.