Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 28 fevereiro 2026

# 21

A intervenções estrangeiras, não são todas iguais, nem nas causas nem nas consequências.
    A intervenção soviética no Afeganistão, que já agora não tinha petróleo, mas era o maior produtor de ópio do mundo, que para alem de alimentar o negócio do tráfico, também era e é essencial para muitos fármacos, não tinha outro motivo do que tentar defender aquele territorio como uma coutada sua, governada por um "pau mandado" de moscovo.
    A resistencia a essa "invasão" soviética foi feita em grande parte por um conjunto de grupos tribais e religiosos, muitos financiados sobretudo pelos USA e pela a Arabia saudita. Foi nesse caldo que ganhou relevância um basbaque de nome Bin Laden, que mais tarde daria muitas dores de cabeça aos USA.
    Uma intervenção destas não pode ser tida como aceitável, sem que antes tenham sido tentadas todas as formas possiveis para a evitar. Contudo, todos tem o direito de se defenderem e para Israel e para outros vizinhos é absolutamente vital e compreensivel que o Irão não tenha armas nucleares e se esta for a última forma de o garantir, isso a meu ver constitui uma enorme atenuante. Só que eu não sei se foi feito tudo o que era possível. Posso supor que não, até porque acredito pouco no que sai da boca quer do Trump quer do Primeiro ministro israelita, mas na verdade não sabemos e seria melhor que isso fosse óbvio para a comunidade internacional, particularmente para aqueles que vivem nos paises aliados desses dois, como é o caso dos europeus por exemplo.
  1.  # 22

Colocado por: AMG1O regime iraniano é um regime de tiranos que se dizem legitimados por deus, pior do que isto seria dificil de imaginar e é com isso que o povo iraniano vive há mais de 40 anos. Agora convém ter presente que antes destes estafermos, os desgracados dos iranianos eram governados por outro ditador, igualmente sanguinario (o Xa), que era apoiado pelos USA e cujo filho se tem andado ultimamente a pôr em "bicos de pés" na esperança do Trump o escolher para suceder aos trastes que ka estão agora.
    É claro que ninguém no hemisferio ocidental vai mexer um dedo em favor do regime iraniano, que para alem de massacrar permanentemente o seu povo, não se cansa de financiar e fornecer uma enorme base logistica a tudo o que é grupo terrorista que atua por esse mundo fora. Mesmo entre o mundo árabe ninguém se vai condoer com o fim do regime iraniano, nem mesmo os pertencentes à mesma "familia" religiosa (os xiitas).
    Posto isto, o que esta a ocorrer, não deixa de ser uma agressão externa a um pais soberano e isso, no mero plano dos principios, não deve ser uma coisa que eu saudo, apesar de tudo o que aí escrevi.
    Os USA e Israel, assumem que estão a fazer esta acção para garantir que o Irão não consegue desenvolver armas nucleares, o que seria um perigo óbvio para Israel, mas não nos iludamos, dado o historial e ligações do Irão, tambem seria um enorme perigo para o resto do ocidente. Não esqueçamos, que o Irão é um dos fornecedores de material bélico essencial para o esforço de guerra da Russia na Ucrânia.
    A meu ver, a questão é saber se havia outra forma de lidar com isto, na verdade foi tentado outro caminho, com a assinatura de um acordo creio que em 2015 entre o Irao, os USA, a UE, a Russia e a China, que permitia o alívio de muitas das sanções existentes contra o Irão, em troca do abandono do programa nuclear. Esse acordo tinha algumas limitações e também nunca foi bem visto por Israel, mas durante algum tempo obteve resultados. No primeiro mandato do Trump, os USA abandonaram o acordo e reactivaram muitas das sanções que já tinham sido retiradas ao Irão. A UE ainda tentou salvar o acordo, mas sem os USA, a China e a Russia viraram as costas ao problema, os iranianos deixaram de o cumprir e o acordo simplesmente morreu. O Biden, ainda tentou reactivar o assunto, mas já não havia vontade dos restantes parceiros e sobretudo do Irão e até se desculpou, com o facto de terem sido os USA a romperem com o acordo.
    Claro que quando estão em jogo coisas vitais para os envolvidos, como é o caso, mas a diplomacia falha, o caminho é inevitavelmente o recurso à força e é esse o ponto em que estamos. Esperemos que seja breve e o menos letal possivel.
    Contudo, não vale a pena "adoçar a pílula" a ninguém. É uma agressão a um pais soberano, o que devia ser evitado ao maximo, mas eu não sei se o foi e também não alinho na conversa bacoca de que o objectivo é salvar o povo iraniano dos tiranos que os governam, se isso acontecer será óptimo, só espero que não seja como por vezes acontece, em que se mudam as moscas, mas a trampa continua a mesma.
    Naturalmente que há muitas leituras sobre a motivação do Trump e sobretudo com o momento, umas são mais especulativas, outras mais verosímeis, mas deixo isso para outra altura. A este proposito podem tentar ver um post que anda por aí a circular e que foi colocado em 2012 pelo Trump no Twitter, em que avancava com a possibilidade do Obama poder tentar um ataque destes ao Irão, para resolver alguns problemas internos que a administração vivia na altura e que até não são muito diferentes dos actuais, mas isso é tudo coisa que nunca se saberá.
    Concordam com este comentário:serjmar

Concordo consigo! Penso que neste caso o interesse dos estados unidos e ter o controlo sobre o petróleo iraniano, nao fisicamente controlar tudo ,so a venda e o preço ser estabelecido através das empresas americanas para controlar quantidades e preço que este petróleo e vendido a China. Basicamente tentar controlar o e limitar a crescente economia chinesa através dos recursos energéticos baratos ( a Venezuela está na mesma jogada). E a minha previsão e que isto acaba antes dos mercados bolsistas abrir porque vai dar um tombo às bolsas mundiais que e uma coisa maluca. Como o médio oriente e as monarquias dali nao tem nenhum interesse neste conflito e a levar com drones e mísseis iranianos no seus territórios, penso que ja estão a fazer alguma pressão através dos lobby sobre administração Trump para isto acabar o mais rápido possível. Penso que nao falta muito a sair declarações do Trump que tudo foi distraído,todos foram mortos e que ganharam a guerra, Irão vai fazer a mesma declaração....vamos ver...
  2.  # 23

Estou com alguma curiosidade nesta guerra com o Irão. Será que estamos a assistir a uma mudança da doutrina militar? Será que depois do que se está a passar na Ucrânia as guerras deixam de utilizar humanos e utilizarem quase exclusivamente equipamentos não tripulados?
    Quando eu era jovem os filmes de ficção cientifica mostravam as guerras travadas por robôs humanoides e até a policia como o famoso Robocop.
    Agora assistimos a operações quase cirúrgicas que começou na Venezuela com o Maduro e conseguir os objetivos principais - petróleo e fim do transito de droga.
    Agora Israel consegui eliminar os principais dirigentes mas ainda não ouvi falar no Presidente eleito que tinha fama de moderado. Será uma mudança tipo Venezuela, fica tudo na mesma mas mais soft garantindo o petróleo e o fim do nuclear?
  3.  # 24

nisto eu apoio os usa e israel, bolas
    se o irão abrisse as portas á agencia nuclear e fosse transparente ninguem os iria atacar.
    cansa-me estar sempre a ouvir os moralistas do direito internacional disto direito daquilo.
    • AMG1
    • 28 fevereiro 2026

# 25

Colocado por: marco1nisto eu apoio os usa e israel, bolas
    se o irão abrisse as portas á agencia nuclear e fosse transparente ninguem os iria atacar.
    cansa-me estar sempre a ouvir os moralistas do direito internacional disto direito daquilo.

Marco1
    Eu percebo-o e tambem não vejo como seja sequer possivel "estar" do outro lado, mas convém termos presente o que nos levou até aqui. O acordo 5+1, como ficou conhecido, tinha os USA, a UE, A Russia e a China também previa essa verificação, mas foi abandonado pelos USA (Trump), colocando-se ao lado de Israel, que nunca quiz o acordo.
    Hoje a situação é a que é e obviamente que para segurança do mundo em que vivemos, tudo deve ser feito para evitar que o regime iraniano tenha armas nucleares, mas convêm não esquecer que muito provavelmente podia ter sido evitado chegarmos aqui.
    O proprio Trump não concordava com esta abordagem, mas é claro que isso foi antes de ser eleito.
  4.  # 26

há momentos em que como diz se tem que estar mais de um lado do que do outro.
    a china que eu admiro em muita coisa tambem tem sido anormaloides ao longo de decadas ao permitir que exista uma coreia do norte nuclear. Por outro lado tambem acho que um paquistão nuclear é outra anormalidade, bastava a India e ponto final.
  5.  # 27

1 lugar contra algum país ter armas nucleares...
    Engraçado EUA tentam sempre ser os polícias do mundo, desde vietnam, Afeganistão e Iraque que supostamente também tinham armas letais e nada se encontrou.
    Gostaria era de ver irem atrás dos comunas chineses ou da correia do norte...
    • AMG1
    • 28 fevereiro 2026

# 28

Colocado por: marco1há momentos em que como diz se tem que estar mais de um lado do que do outro.
    a china que eu admiro em muita coisa tambem tem sido anormaloides ao longo de decadas ao permitir que exista uma coreia do norte nuclear. Por outro lado tambem acho que um paquistão nuclear é outra anormalidade, bastava a India e ponto final

Se a questão for colocada a alguém nesses termos, entre escolher o lado dos USA ou o do Irão, dificilmente vei encontrar alguém com "os cincos alqueires bem medidos" e que escolha o Irão. Só que a questão não é essa, nem nunca será, mesmo que seja conveniente para alguns coloca-la dessa forma.
    Não estamos perante um jogo de futebol, nenhum dos envolvidos nisto está isento dos interesses que defende.
    Por definição, julgo que ninguém prefere a guerra a um acordo, mas quando o acordo não é possivel, inevitavelmente teremos a guerra, por isso é que é importante sabermos se chegamos à guerra porque não havia outro caminho, ou se estamos a sacrificar os interesses de todos, a paz, em detrimento de alguns em particular. Quando é claro que a guerra é a unica escolha, o escolher do campo de cada um, até algo secundária e definida de forma normal, pelo "lado" onde já estamos.
    Pode muito bem não se concordar p.e. com esta intervenção, sem que isso tenha de significar estar do lado do Irão. Isso talvez seja útil a alguém, mas não tem de ser assim.
    Nos USA já há politicos relevantes, opositores ao Trump óbviamente, a colocarem em duvida até mesmo a legalidade desta intervenção, ora isso não significa que essa gente esteja do lado do Irão quanto à questão de fundo, que em ultima análise justifica a intervenção, seria o que mais faltava.
    • AMG1
    • 1 março 2026

# 29

Colocado por: spvale1 lugar contra algum país ter armas nucleares...
    Engraçado EUA tentam sempre ser os polícias do mundo, desde vietnam, Afeganistão e Iraque que supostamente também tinham armas letais e nada se encontrou.
    Gostaria era de ver irem atrás dos comunas chineses ou da correia do norte...

No Vietname foram atrás dos "comunas", no Afeganistão foram atrás do Bin laden e no Iraque foram resolver um negócio de petróleo, idêntico ao que fizeram agora na Venezuela.
    Nada disto é novo nos USA, seja com administrações republicanas ou democratas. O que talvez seja novo é o "abrir dos olhos" daqueles que defendiam o Trump porque não tinha iniciado nenhuma guerra, quando só ainda não tinha era surgido a oportunidade, ou a necessidade, consoante queiramos ver a coisa.
  6.  # 30

dizem as noticias que o lider espiritual foi abatido, será mesmo? ou arranjou forma de passar á clandestinidade? é que pareceu fácil demais.
  7.  # 31

Li hoje no meio dum artigo que se pretendia sério:
    Países muçulmanos que apoiam os ataques de Israel: Oman, Qatar, Arábia Saudita, UAE
    Países muçulmanos que são contra esses ataques: França e Reino Unido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  8.  # 32

Colocado por: AMG1

No Vietname foram atrás dos "comunas", no Afeganistão foram atrás do Bin laden e no Iraque foram resolver um negócio de petróleo, idêntico ao que fizeram agora na Venezuela.
    Nada disto é novo nos USA, seja com administrações republicanas ou democratas. O que talvez seja novo é o "abrir dos olhos" daqueles que defendiam o Trump porque não tinha iniciado nenhuma guerra, quando só ainda não tinha era surgido a oportunidade, ou a necessidade, consoante queiramos ver a coisa.

Querem ser os "polícias" do mundo, Trump este 2 mandato está a ficar bem marcado está
  9.  # 33

Este ataque só peca por tardio, deveria ter acontecido há décadas.
    Maduro na prisão e ai-a-tola morto são notícias boas demais para não votar em Trump caso eu fosse americano e ele concorresse de novo.
  10.  # 34

Colocado por: spvaleQuerem ser os "polícias" do mundo, Trump este 2 mandato está a ficar bem marcado está

Ainda bem que há alguém disposto a ser polícia do mundo.
    Aqui na EU só há gente disponível para palavras balofas, hipocrisia e para ser os "empatas do mundo".
  11.  # 35

Colocado por: marco1dizem as noticias que o lider espiritual foi abatido, será mesmo? ou arranjou forma de passar á clandestinidade? é que pareceu fácil demais.

Os próprios confirmam:
    https://expresso.pt/medio-oriente/conflito/2026-03-01-ali-khamenei-morto-no-proprio-gabinete-confirma-o-irao.-ataque-aconteceu-na-manha-de-sabado-c4ea0938
  12.  # 36

Será assim tão dificíl perceber que o Irão já estava em guerra com os Estados Unidos antes?

Assim como podemos dizer que o Brasil, ao ser parte dos BRICS, também está em guerra com os Estados Unidos. Os BRICS, comandados pela China, querem contrariar a política de fazer trading internacional de matérias primas em dólares. Vocês imaginam o que é deixar de vender petróleo em dólares? Por muito menos o Irão foi bombardeado há dois días atrás.

O que temos que perceber é que é preciso escolher um lado. E tem que ser o lado que mais nos favorece. Eu estou contra o Brasil, China, Russia, Irão, etc. Não escolho o lado que é mais justo ou mais correcto, porque isso não existe. Escolho o lado que mais me favorece.
  13.  # 37

14.  # 38

Colocado por: J.Fernandes
    Aqui na EU só há gente disponível para palavras balofas, hipocrisia e para ser os "empatas do mundo".

Tal e qual, 100% de acordo
  15.  # 39

Colocado por: J.Fernandes
    p
    Sabe por acaso quem forneceu o 1 retor e urânio enriquecido ao irão.
    Nada menos que os EUA ora bolas...
    Europa quer ser a neutra mas se for necessário que remédio.
    Só acho piada não repararem nos interesses económicos...
    Á mais de 40 anos o regime é só agora veio ...
  16.  # 40

Vejo mais um ataque à China nestes ataques que ao próprio regime iraniano.
    Depois de fechar a torneira ao petróleo barato da venezuela.
    Agora fecha a torneira do Irão.
    Por igual começou o Japão a WW2 com o estrangulamento do petroleo que os USA lhes causaram.

Vejo a china nos próximos tempos a fazer marotices em Taiwan.

0.0403 seg. NEW