Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 13 julho 2026

# 761

Outra falácia muito usada é o "whataboutism".

Justifica-se ou relativiza-se uma atrocidade porque "os outros" fazem o mesmo ou pior.
    Concordam com este comentário: ClioII
  1.  # 762

Colocado por: PauloAugustoAs opções que temos disponíveis não são apenas apoiar um massacre ou, então, apoiar outro massacre.

Ou se calhar eu é que estou errado. Cá em Portugal, todos os partidos no parlamento ou:
    - Estão contra Israel esmagar a Palestina mas estão completamente despreocupados com a Rússia esmagar a Ucrânia
    - Estão contra a Rússia esmagar a Ucrânia mas estão completamente despreocupados com Israel esmagar a Palestina

O que é que eu percebo disto...
    Concordam com este comentário: eu, AMG1
  2.  # 763

Colocado por: AMG1

Será mesmo?
    Olhe aqui a evolução da cotação do USD face ao euro durante o mandato da actual administração.
    Data / Trimestre Cotação média USD/EUR
    31 dez. 2024 ≈ 0,965
    1.ºT 2025 (jan–mar) ≈ 0,9524
    2.ºT 2025 (abr–jun) ≈ 0,8850
    3.ºT 2025 (jul–set) ≈ 0,8621
    4.ºT 2025 (out–dez) ≈ 0,8475
    1.ºT 2026 (jan–mar) 0,8545
    2.ºT 2026 (abr–jun) ≈ 0,8621

Há de facto, uma ligeirissima recuperação do USD ao longo de 2026, que é curiosamente um período em que o tema das tarifas esteve mais ausente.
    Depois, os numeros do comércio mundial não mostram nenhum abrandamento significativo em 2025. Mesmo a China manteve um bom desempenho nas exportações, o que deixa antever que encontrou alternativas aos USA.
    A relação europeia com os USA, apesar de toda a incerteza, parece ter-se mantido estável e até melhorou ligeiramente o saldo favoravel a UE, face a 2024, o que não deixa de ser caricato.
    Ora, se apesar da enorne receita tarifaria, as importações dos USA continuaram a crescer, isso só significa uma coisa, que foram os consumidores e empresas americanas os principais prejudicados, exactamente como previram os tais fofinhos.
    Concordam com este comentário:SrR

efectivamente, você tem razão neste ponto.
    • AMG1
    • 13 julho 2026

# 764

Colocado por: palmstroke

efectivamente, você tem razão neste ponto.

Não será apenas neste ponto. Peço-lhe que não veja nisto nada de pessoal, mas já estou sem muita paciência para rebater os outros, por isso escolhi apenas o primeiro.
    Mas estou certo que se reavaliar todo o seu comentário também encontrará outras contradições entre aquilo que toma como "verdade" e a realidade.
  3.  # 765

Colocado por: euOutra falácia muito usada é o "whataboutism".

Justifica-se ou relativiza-se uma atrocidade porque "os outros" fazem o mesmo ou pior.

É a moda.
    Se você não apoia o Chega é de esquerda.
    Se você critica a violência policial é a favor do criminoso.
    Se você é contra a violência doméstica é feminista.
    Se você é contra Israel é porque é a favor do terrorismo.
    Se você é contra o racismo, é porque é a favor do indiano que urina no caixote do lixo.
    Se você é a favor da integração plena dos imigrantes, é porque é a favor do "bar aberto".
    Se você prefere a diplomacia à guerra, é porque você quer destruir a Europa.
    Se você mostra que a propaganda dum partido baseou-se em notícias falsas, é porque você é a favor do Sócrates...
    Se você critica quem tira conclusões sem dados, é porque defende a opinião oposta.

A lógica estes últimos anos, está muito à frente...
    Você é forçado a escolher uma trincheira, e depois de escolhida... deixa de pensar pela própria cabeça. E passa a seguir o que diz o rebanho daquele lado... achando que todos os outros estão numa trincheira também, e que se não estão na minha são inimigos.
    Concordam com este comentário: eu, AMG1, Dias12
    • eu
    • 13 julho 2026

# 766

Colocado por: PauloAugusto- Estão contra Israel esmagar a Palestina mas estão completamente despreocupados com a Rússia esmagar a Ucrânia
    - Estão contra a Rússia esmagar a Ucrânia mas estão completamente despreocupados com Israel esmagar a Palestina

A desonestidade intelectual e os duplos critérios abundam na política.
    Concordam com este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 13 julho 2026

# 767

Colocado por: eu

A desonestidade intelectual e os duplos critérios abundam na política.
    Concordam com este comentário:AMG1

Em geral os politicos menorizam a capacidade dos eleitores em compreenderem a realidade e em aceitarem que todos, incluindo eles, nem sempre estarão certos e nem sempre estarão errados.
    Se isto sempre foi +/- assim, nestes tempo de opiniões extremas, qualquer assumpção de culpa, ou responsabilidade, por inocente que seja é sempre visto com uma falha monumental ou uma cedência ao adversário, que é também cada vez mais um inimigo.
    Os eleitores não são estupidos, pelo menos a maioria, e este comportamento toma-os a todos por incapazes de distinguir entre competência ou incompetencia politica e lisura de carácter. Mais grave do que isto, também os põe a defender falhas de caracter em nome de princípios e ideário políticos, o que é um absurdo, mas também é cada vez mais vulgar.
    Se tomarmos por exemplo esta confusão dos exames, não seria ifinitamente mais simples, e mais honesto, o ministro assumir que houve um erro de avaliação e que estão a fazer o possivel para resolver o problema, do que andar em zig zag argumentativo durante dias seguidos, dando um espetáculo de fragilidade e transmitindo ainda mais insegurança aos envolvidos.
    Agora se o desgracado tivesse tido a coragem para assumir o que aconteceu, imagino a dimensão do clamor para que saisse, até entre os seus correligionários, como se fosse um idiota incompetente, coisa que ele não é.
  4.  # 768

Colocado por: PauloAugusto
    Ou se calhar eu é que estou errado. Cá em Portugal, todos os partidos no parlamento ou:
    - Estão contra Israel esmagar a Palestina mas estão completamente despreocupados com a Rússia esmagar a Ucrânia

O que é que eu percebo disto...
    Concordam com este comentário:eu,AMG1

No entanto nao se vê bandeiras nenhumas da ucrania nas manifestaçoes
    • eu
    • 13 julho 2026

# 769

Colocado por: MoradiacoimbraNo entanto nao se vê bandeiras nenhumas da ucrania nas manifestaçoes

Olhe tantas: https://cnnportugal.iol.pt/ucrania/trubin/fotos-trubin-participa-em-manifestacao-de-apoio-a-ucrania-em-lisboa
  5.  # 770

Mais uma da saga Ucrânia/Israel vs Rússia/Terrorismo.
    Hoje em dia:
    Se é solidário com os palestinianos inocentes mortos em Gaza, não pode ser solidário com a Ucrânia.
    A trincheira não coincide.
    A piada é que esta malta não entende que só eles é que estão numa das trincheiras.
    • Dias12
    • 13 julho 2026 editado

# 771

Colocado por: Carvai- Travou a invasão económica da China

https://executivedigest.sapo.pt/trump-tentou-travar-a-china-com-tarifas-pequim-mudou-as-etiquetas-e-bateu-recordes-nas-exportacoes/

Os dados mostram que a diminuição do défice bilateral americano com a China foi acompanhada por um aumento semelhante do desequilíbrio com os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático, a ASEAN. Ao mesmo tempo, Pequim aumentou substancialmente o excedente comercial com esses mesmos países.

A matematica não engana.
    • SrR
    • 13 julho 2026 editado

# 772

6.  # 773

Colocado por: SrRhttps://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/eua-querem-assumir-controlo-de-ormuz-e-trump-quer-ser-compensado-por-issopirata das Caraíbas versão 2026

Faz lembrar as séries que mostram a mafia a destruir lojas para que lhes paguem a proteção. Acho que se chama extorsão. Em Ormuz chama-se tarifas
  7.  # 774

Estas são as tarifas "boas", as portagens do Irão é que eram "más".
    Ou seja este cromo acaba de criar um novo imposto para os produtos petroliferos que vierem do golfo. Será que é o estado norte americano o portageiro ou directamente uma empresa da organização Trump, como acontecia com a tal organização global para regular a nova ordem global e de que já ninguém fala, porque basicamente encerrou funções depois de arrecadar uns valentes milhões aos incautos que os pagaram.
  8.  # 775

Amadores e macaquinhos de imitação. Portugal implementou portagens em Ormuz há 500 anos.
    • SrR
    • há 7 dias

# 776

• eu
    • há 7 dias editado

# 777

Colocado por: SrRhttps://www.rtp.pt/noticias/mundo/ameaca-para-os-norte-americanos-eua-querem-desmantelar-tribunal-penal-internacional_n1753243

Tribunais a julgar malta estrangeira só os states , que o diga Maduro!

Como é óbvio, nas relações Internacionais agora impera a lei da selva (lei do mais forte).

A utopia de um mundo em que as relações entre os Países era regido por regras e leis... morreu, como muito bem disse o primeiro ministro canadiano Mark Carney.

Portanto, não se admirem que os Países mais pequenos procurem obter armas nucleares.
    • SrR
    • há 7 dias

# 778

Colocado por: eu

Como é óbvio, nas relações Internacionais agora impera a lei da selva (lei do mais forte).

A utopia de um mundo em que as relações entre os Países era regido por regras e leis... morreu, como muito bem disse o primeiro ministro canadiano Mark Carney.

Portanto, não se admirem que os Países mais pequenos procurem obter armas nucleares.
    só não concordo com a parte da utopia!
    • SrR
    • há 7 dias

# 779

Entretanto uns dias antes!!!
    Concordam com este comentário: AMG1
      images.jpeg
    • SrR
    • há 7 dias

# 780

0.1386 seg. NEW