Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Comprei uma casa antiga com muros de 55cm em pedra e queria arranhar uma solução para no futuro não ter humidades a entrar entro de casa
    A casa vai ser revestida por pladur com lá de rocha no meio
    Por fora estou a pensar meter secil isodur para revestimento exterior e para endireitar os muros
    Como faço uma drenagem nesta situação é como isolo as"fundacoes" que são em pedras grandes

Obrigado
  2.  # 2

Faz por fora, como disse e bem. Não sou expert, mas algo deste género? (alguém com mais conhecimento já passará por cá)
      Screenshot 2025-01-28 100822.png
  3.  # 3

Neste momento tem patologias resultantes de humidades ascendentes?
    Numa construção antiga deverá ter muito cuidado ao escavar a zona das fundações.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  4.  # 4

Eu preocupava-me mais em dirigir as águas pluviais para longe do edifício e menos em chafurdar nas fundações. Procure por uma “Zebcolm trench”, é uma boa solução pouco interventiva depois de tratar de dirigir a água da chuva.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira, MissDior, jorgemlflorencio
  5.  # 5

Colocado por: zemvpferreiraEu preocupava-me mais em dirigir as águas pluviais para longe do edifício e menos em chafurdar nas fundações. Procure por uma “Zebcolm trench”, é uma boa solução pouco interventiva depois de tratar de dirigir a água da chuva.

interessante "drenagem perimetral". E se a humidade vem por capilaridade das fundações a maior profundidade?
  6.  # 6

Mera ficção. Pago-lhe um café no dia em que encontrar um caso confirmado de humidade ascendente em que a causa real não fosse má drenagem de águas superficiais.
  7.  # 7

Colocado por: zemvpferreiraMera ficção. Pago-lhe um café no dia em que encontrar um caso confirmado de humidade ascendente em que a causa real não fosse má drenagem de águas superficiais.

Sou capaz de ter um caso desses, mas acho que depende da definição de "águas superificiais".
    Em crestuma/Gaia, tenho um primo recém reformado dos caminhos de ferro franceses, que tomou conta da casa dos pais em Portugal.
    A casa de r/c + 1º andar está num lote com "dois socalcos", ou seja a casa está na quota inferior que se encontra à altura da soleira da rua, e a outra metade está a uma altura de quase 02 metros onde tem um quintal arvóres e tal, e uma estrutura de apoio tipo anexo. A meio do terreno existe um muro de contenção em pedra com umas escadas para acesso.

Ora este ano quiça pela enorme pluviosidade, na cave da casa apareceu "água desde o chão" , não penso que tenha entrado desde o pátio ( o patio está "impermeabilizado" com lajetas ) para a cave. Não existe empoçamentos enormes nos pátios , apesar que têm as saídas de caleira a "mijar" para o chão sem as canalizar para a rede de pluviais.
    Desconfia-se que as águas colhidas no terreno após saturação e sem qualquer tipo de drenagem, venham a aparecer na quota inferior.
    será possivel ?
  8.  # 8

Se percebi bem é possível, embora nesse caso seria uma humidade descendente mais do que ascendente :) Convido-o para um café de qualquer modo!
  9.  # 9

Colocado por: zemvpferreiraSe percebi bem é possível, embora nesse caso seria uma humidade descendente mais do que ascendente :) Convido-o para um café de qualquer modo!

obg meu caro pela cortesia!

No fundo, quis transmitir o que esta imagem ilustra, que faz parte de um "guia" para tratarmenteo das humidades em françês. As águas podem ser superficiais, mas a dada altura infiltram-se no terreno e aparecem noutro lado que menos se espera.

cum+s
  10.  # 10

paulo
    no fundo não deixam de ser águas superficiais que se infiltram no terreno e emboram tenham "descido" são eleas que provocam as humidades ascendentes nos elementos da construção.
    o zemvpferreira tem razão no que diz, importa drenar/ desviar águas ao abaixo dos pavimentos envolventes da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira, zemvpferreira
  11.  # 11

Colocado por: marco1paulo
    no fundo não deixam de ser águas superficiais que se infiltram no terreno e emboram tenham "descido" são eleas que provocam as humidades ascendentes nos elementos da construção.
    o zemvpferreira tem razão no que diz, importa drenar/ desviar águas ao abaixo dos pavimentos envolventes da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:paulo_pereira

Marco, posso lhe perguntar acerca desta situação ?
    tentei via IA fazer um croqui da coisa, https://ibb.co/S4SLpKm4 , nem ficou muito mal a escadinha de acesso , a única coisa é que o edifício tem rc + 1º andar.
    Se na parte do terreno de cultivo se está a pensar em meter drenagem junto aos muros [ profundidade à cota da soleira da casa ? ] e quiça um dreno complementar em espinha no terreno para "captar" mais água, já na casa além da drenagem perimetral, há forma de chegar por baixo da laje/fundação ? tipo um carrote ?
  12.  # 12

Bom dia

Estou a estudar algo semelhante e aqui no Fórum, num dos tópicos, remeteram para este Fórum do Reino Unido que tem umas soluções interessantes… analise e veja se lhe faz sentido.
    Aqui está o link que partilharam aqui:

https://www.periodproperty.co.uk/forum/threads/the-zebcolm-trench.17575/

Alias foram dois foristas num comentário acima que fala na solução ZebMalcolm Trench 😅

Zemvpferreira e Paulo_Pereira a quem agradeço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira

0.0106 seg. NEW