Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvespara 200m2 entre 500k€ e 1M€.sem luxos

1M? sem luxos.
  2.  # 2

Colocado por: Cláudia11

E se vender a sua casa vai morar onde? Tem outra habitação? Se for pagar renda também tem que ter isso em conta.

Já tem o terreno ou ainda vai comprar?

Sim tenho onde viver.
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11E já pensou em comprar uma moradia nova ?

Já pedi a duas, uma deu me valor entre 1100€ e 1300€ por m2, a outra 1470€ por m2.

Comprar está fora de questão, isso já tenho uma casa comprada, que quem quiser a comprar é só vir viver nela pois estou a pensar vender com o recheio.
  4.  # 4

Colocado por: Pickaxe
    Isso do custo por m2, é uma ilusão, nem você sabe quantos m2 tem a sua casa.
    Concordam com este comentário:NLuz

mas quem lhe disse que não sei?
    Raio de comentário....
  5.  # 5

Colocado por: DR1982Mas ja ninguem consegue vender uma casa sem imobiliária? O valor da comissao da mesma é demasiado alto para justificar o “nós tratamos de tudo” e ainda por cima nem sempre é mesmo assim.

Estou a pensar arriscar nisso primeiro, pois segundo os valores que tenho visto de venda, a imobiliária ganha um ordenado à minha custo de um ano.
  6.  # 6

Colocado por: vINyL3mas quem lhe disse que não sei?
    Raio de comentário....

Então diga lá qual foi a definição de área que utilizou.
    É que há muitas formas de medir áreas.
  7.  # 7

Colocado por: vINyL3

Já pedi a duas, uma deu me valor entre 1100€ e 1300€ por m2, a outra 1470€ por m2.

Comprar está fora de questão, isso já tenho uma casa comprada, que quem quiser a comprar é só vir viver nela pois estou a pensar vender com o recheio.

Boa tarde,

seria possivel trocarmos um email com as empresas que ja consultou? assim partilhava a minha experiencia consigo e até aquelas que eu acho que nao sao tao serias ou sao burloes. O meu email esta associado a minha conta e visivel.
    obrigado
  8.  # 8

Caros vynil, Paulo e quem mais considerar a construir.

ESQUEÇAM um valor por m² como referência.
    Estabeleçam um orçamento frisando COM IVA(!) a uma equipa de projectos e deixem que eles façam um projecto adequado ao terreno e tenham mente aberta qt à forma e Arquictetura (vulgo “moderna” em “L”!
    Uma casa é uma reflexão do terreno!

Preocupem-se com o vosso budget e não se ponham com ilusões “quero 200m² porque me disseram que faziam por 1000€/m²”!!
    Concordam com este comentário: PR10, desofiapedro
  9.  # 9

Colocado por: gil.alvesCaros vynil, Paulo e quem mais considerar a construir.

ESQUEÇAM um valor por m² como referência.
    Estabeleçam um orçamento frisando COM IVA(!) a uma equipa de projectos e deixem que eles façam um projecto adequado ao terreno e tenham mente aberta qt à forma e Arquictetura (vulgo “moderna” em “L”!
    Uma casa é uma reflexão do terreno!

Preocupem-se com o vosso budget e não se ponham com ilusões “quero 200m² porque me disseram que faziam por 1000€/m²”!!
    Concordam com este comentário:PR10,desofiapedro

Eu tenho uma ideia de orçamento, mas não quero avançar com venda da minha casa atual se depois não irei ter para fazer uma casa como quero.
    Para ter uma casa como não é do meu agrado a 100% já tenho aquela onde estou.
    • PR10
    • 9 março 2026

# 10

Não se esquecer das mais valias. Após a venda tem 36 meses para construir ( apresentar as faturas todas nas finanças), no 48 meses após a venda obter a licença de utilização registo da casa e entregar nas finanças e no ultimo quinto ano passar para morada fiscal. Se vende por 200 mil Euros tem que fazer uma por 200 mil se não paga mais valias.

Digo-lhe já que por menos de 12 meses dificilmente consegue ter tudo pronto para iniciar a obra (projetos arquitetura, especialidade, tempo para o empreiteiro ter disponibilidade de entrar em obra, etc.

Sei que é em LSF que quer e é mais rápido a construir. Mas depende sempre do construtor. Se tiver muitas ao mesmo tempo depois anda de obra em obra o que atrasa. Deixar isso bem escrito em contrato ( mas vale o que vale, eles protegem-se sempre e raramente aceitam coimas escritas no contrato por atrasos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vINyL3
  10.  # 11

Colocado por: Pickaxe
    Então diga lá qual foi a definição de área que utilizou.
    É que há muitas formas de medir áreas.

A área que está na caderna predial...
  11.  # 12

Colocado por: vINyL3A área que está na caderna predial...

Pois isso é uma forma, mas há muitas outras e cada uma tem um valor diferente
  12.  # 13

Alguém conhece?
    KUBO
  13.  # 14

Tenho acompanhado este tópico e todos os outros com especial atenção ...
    Ainda não sei se vai ser restaurar uma casa, comprar terreno e construir mas uma dúvida fica sempre na minha cabeça ...
    Quando contratámos um construtor para a construção de uma casa o único método é chave na mão ou eles fornecem uma descrição detalhada dos custos de cada empreitada?

Eu tenho algumas noções de construcção ... mas completamente fora de valores ...

Sei que por exemplo erguer uma casa é o mais rápido e menos custoso mas não sei por exemplo a relação entre o valor que dão em m2 e o valor de erguer uma casa.

Isto para mim é importante porque por vezes vemos casas onde foi iniciada a construcção e estão a venda e é importante avaliar qual é o custo de efectuar essa empreitada para perceber se estámos a pagar a mais ou não ...

Por exemplo uma casa com 2 andares com 200m2 por andar, rebocada por fora, em tijolo por dentro e com telhado hoje em dia seria uma empreitada para quanto?

Estive a ver uma neste estado e acho interessante, cnstrucção já tem uns anos valentes, mas tem muitas coisas a ser alteradas ou corrigidas ... por exemplo não tem VMC, o telhado é com vigotas e telha lusa mas não tem subtelha nem isolamento o que é mais uma empreitada ...

Estámos a falar de uma casa tradicional portuguesa, nada de especial ..
  14.  # 15

Colocado por: arichardQuando contratámos um construtor para a construção de uma casa o único método é chave na mão ou eles fornecem uma descrição detalhada dos custos de cada empreitada?
    é como quiseres. tens de combinar essaas coisas com o construtor.

Colocado por: arichardem tijolo por dentro e com telhado hoje em dia seria uma empreitada para quanto?
    boa pergunat, não sei. ainda para mais com as subidas dos combustíveis
  15.  # 16

Colocado por: arichardEstámos a falar de uma casa tradicional portuguesa, nada de especial ..
    o que tem de diferente de outra qualquer? por se escrever que é 'tradicional portuguesa' não quer dizer que seja mais barato que outra noutro estilo
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  16.  # 17

Colocado por: arichardPor exemplo uma casa com 2 andares com 200m2 por andar, rebocada por fora, em tijolo por dentro e com telhado hoje em dia seria uma empreitada para quanto?

Neste forum vai ler 10 opinioes diferentes sobre o assunto. Que e impossivel por menos 1500e/m2, que isto que aquilo... na realidade a melhor resposta que alguem pode dar e depende.
    Algos dos utilizadores mais conhecidos do forum costumam dizer para se trabalhar ao contrario, ou seja, dar um orcamento ao arquiteto e ele e que tem a responsabilidade de projetar uma casa dentro desse orcamento. Sendo que e tambem responsabilidade sua garantir que deixa uma margem para imprevistos como subidas de preco no seu planeamento.

So para lhe dar alguns exemplos de alguem que tem passado por essa experiencia recentemente... So o tipo de caixilharias e climatizacao pode dar uma diferenca de 40 mil euros (+IVA) no exemplo que referiu. Se optar por caixilharia COR 3500 com vidro duplo vs COR 80 com vidro triplo, AC vs Piso Radiante, no proprio Piso Radiante tem precos para todos os gostos e feitios. Isto indo a algo que ate e palpavel e visivel. Mas a propria estrutura para o mesmo projeto pode ser mais cara ou mais barata dependendo do tipo de metodo adotado. E que 'uma casa tradicional portuguesa' pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes. Eu 'balizei' mais ou menos as minhas expectativas com base naquilo que o 'mercado' oferece. Ou seja... se ha moradias novas a venda na casa dos 1500e/m2 incluindo terreno e arranjos exteriores, tenho aqui uma boa 'metrica' para ajustar aquilo que e a minha expectativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arichard
  17.  # 18

Colocado por: dmanteigas

Neste forum vai ler 10 opinioes diferentes sobre o assunto. Que e impossivel por menos 1500e/m2, que isto que aquilo... na realidade a melhor resposta que alguem pode dar e depende.
    Algos dos utilizadores mais conhecidos do forum costumam dizer para se trabalhar ao contrario, ou seja, dar um orcamento ao arquiteto e ele e que tem a responsabilidade de projetar uma casa dentro desse orcamento. Sendo que e tambem responsabilidade sua garantir que deixa uma margem para imprevistos como subidas de preco no seu planeamento.

So para lhe dar alguns exemplos de alguem que tem passado por essa experiencia recentemente... So o tipo de caixilharias e climatizacao pode dar uma diferenca de 40 mil euros (+IVA) no exemplo que referiu. Se optar por caixilharia COR 3500 com vidro duplo vs COR 80 com vidro triplo, AC vs Piso Radiante, no proprio Piso Radiante tem precos para todos os gostos e feitios. Isto indo a algo que ate e palpavel e visivel. Mas a propria estrutura para o mesmo projeto pode ser mais cara ou mais barata dependendo do tipo de metodo adotado. E que 'uma casa tradicional portuguesa' pode significar coisas muito diferentes para pessoas diferentes. Eu 'balizei' mais ou menos as minhas expectativas com base naquilo que o 'mercado' oferece. Ou seja... se ha moradias novas a venda na casa dos 1500e/m2 incluindo terreno e arranjos exteriores, tenho aqui uma boa 'metrica' para ajustar aquilo que e a minha expectativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arichard

Basicamente é o seguinte:
    Um imóvel a venda que está em tijolo, reboado por fora ... está a venda ...
    Nas minhas contas é uma avaliação do terreno + o que está construído - depreciações ...
    Ora vejo orçamento entre os 1200-1600€/m2.
    A minha questão é: em média qual a fatia da fase de alvenaria?
    Quando refiro moradia tradicional refiro-me a nada assim fora do comum, não tem janelas gigantes, portas gigantes nem nada disso ...
    Obrigado
  18.  # 19

Colocado por: arichardA minha questão é: em média qual a fatia da fase de alvenaria?

Voltamos ao meu ponto inicial... ninguem lhe pode dizer. Quanto muito podem chutar valores que valem tanto como o preco por m2. Ja vi aqui 30% do valor total, mas mais uma vez e um depende. Nao e aqui que alguem lhe vai responder claramente a isso.
    • PR10
    • 23 março 2026 editado

# 20

Colocado por: dmanteigas

O meu orçamento da minha moradia é:

Fornecimento e execução de pano simples de bloco térmico 50x25x30 cm assentes sobre argamassa de cimento e areia a 48 Euros o m2.

tijolo 30x20x11 a 27 Euros m2

Preços sem reboco e pinturas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arichard

0.0234 seg. NEW