Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Vou viver para uma moradia independente de cerca de 1960, em que o aquecimento das águas é feito por um esquentador "normal", mas que não tem saída dos gases para o exterior, ou seja, uma vez que o esquentador está na cozinha, quando estiver a aquecer, os gases ficam por ali. Que soluções há para fazer uma saída? Dá para fazer um buraco por cima do esquentador e colocar aqueles tubos de alumínio para a rua? No lado da rua que tipo de acabamento poderia ter para não ficar feio nem entrar água quando chover?
  2.  # 2

Como assim não tem saída de gases???

Existem umas grelhas em inox para colocar na Rua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hempis
    • hempis
    • 5 março 2026 editado

# 3

Tem o esquentador na parede e não tem nenhum tubo para a saída de gases

foto
  3.  # 4

Colocado por: larkheComo assim não tem saída de gases???

Infelizmente já vi umas invenções assim, com o esquentador a expelir para o interior da cozinha/habitação.
    É um risco descomunal.
    Concordam com este comentário: hempis
  4.  # 5

Colocado por: ClioII

Infelizmente já vi umas invenções assim, com o esquentador a expelir para o interior da cozinha/habitação.
    É um risco descomunal.

Acho que nc vi sem qualquer exaustão, ja tenho visto coisas muito mal feitas , mas sem nada !?!? não
    e sim da direito a ir parar a quinta das tabuletas.....
    • eu
    • 5 março 2026

# 6

Colocado por: hempisTem o esquentador na parede e não tem nenhum tubo para a saída de gases

foto

É uma situação gravíssima.

O monóxido de carbono, mesmo em doses baixas, tem consequências graves na saúde.

No limite, com a cozinha mal arejada, leva à morte.
  5.  # 7

Peça uma vistoria a uma empresa certificada e eles irão verificar as necessidades...Vai necessitar desse documento para efetuar novo contrato com o fornecedor de gás.
  6.  # 8

Colocado por: Hélio PintoPeça uma vistoria a uma empresa certificada e eles irão verificar as necessidades...Vai necessitar desse documento para efetuar novo contrato com o fornecedor de gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hempis

Neste caso o gás é de botija, não vai haver fornecimento, mas sim, claro que tenho que arranjar uma solução pois assim tipo "escape livre" não é nada!
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto
  7.  # 9

Coloque um termo acumulador
  8.  # 10

Colocado por: jorgealvesColoque um termo acumulador

Tenho um na casa onde estou neste momento e ainda só lá está porque a casa não é minha... Um gasto absurdo em electricidade. Prefiro ter esquentador e ir buscar botijas a Espanha por 17€
  9.  # 11

Colocado por: hempis

Tenho um na casa onde estou neste momento e ainda só lá está porque a casa não é minha... Um gasto absurdo em electricidade. Prefiro ter esquentador e ir buscar botijas a Espanha por 17€

Devia ter qualquer coisa estranha ai no funcionamento. Eu tinha um de 150 litros devia consumir prai uns 20 euros por mês em electricidade, nem temporizador tinha.

Por muito que Espanha seja perto tem gastos de transporte, já para não falar no trabalho e nem pensar nisso.
  10.  # 12

Colocado por: bmccruz

Devia ter qualquer coisa estranha ai no funcionamento. Eu tinha um de 150 litros devia consumir prai uns 20 euros por mês em electricidade, nem temporizador tinha.

Por muito que Espanha seja perto tem gastos de transporte, já para não falar no trabalho e nem pensar nisso.

Não sei se tem algum problema ou não porque é a primeira vez que utilizo um, mas parece-me que para 5 banhos por dia não é a melhor solução. Acho que devo pagar uns 60€ por mês de electricidade ou mais...
    • size
    • 9 março 2026

# 13

Colocado por: hempisBoa tarde,

Vou viver para uma moradia independente de cerca de 1960, em que o aquecimento das águas é feito por um esquentador "normal", mas que não tem saída dos gases para o exterior, ou seja, uma vez que o esquentador está na cozinha, quando estiver a aquecer, os gases ficam por ali. Que soluções há para fazer uma saída? Dá para fazer um buraco por cima do esquentador e colocar aqueles tubos de alumínio para a rua? No lado da rua que tipo de acabamento poderia ter para não ficar feio nem entrar água quando chover?

Claro que haverá possibilidade de fazer um buraco na parede (ou cobertura da casa) para o tubo de exaustão. Um técnico de construção civil resolverá esse problema.
  11.  # 14

Colocado por: hempisTem o esquentador na parede e não tem nenhum tubo para a saída de gases

Tem de ligar um tubo metálico no apanha-fumos do fogão, dai direccionar isso pela chaminé acima. Ou tudo direto ao teto e daí faz a exaustão de gases para a chaminé.

Qualquer pedreiro faz isso.
    • hangas
    • 11 março 2026 editado

# 15

Neste caso um “senhorio” causou a morte a duas pessoas com uma instalação as três pancadas..

https://www.diarioaveiro.pt/2026/03/11/casal-condenado-a-prisao-efetiva-por-duas-mortes-por-gases-toxicos-em-quarto/
      IMG_2191.jpeg
  12.  # 16

O coveiro queria era mais clientes... e conseguiu!
    Concordam com este comentário: eu, hempis
  13.  # 17

Sábado já vou lá com 2 pedreiros para fazer orçamento para fazer uma abertura na parede para extração dos gases.

0.0134 seg. NEW