Iniciar sessão ou registar-se
    • Celso1
    • 6 março 2026 editado

# 1

Boa noite a todos!

Deixo aqui a questão, em especial ao Sr Jorge Alves e a outros instaladores, se existe máquinas que permitam arrefecimento/aquecimento numa instalação de VMC usando uma bateria a H2O ou a gás.
    Desculpem o termo mas vi uma bateria a H2O para VMC e lembrei-me que seria uma boa solução para ventilar e ao mesmo tempo, climatizar a casa, dado que em vez de instalar ventiladores(evaporadores?) nas divisões, usava a instalação da VMC para injetar ar já climatizado pela bateria.

Se por acaso existir, seria possível dar-me alguns exemplos de modelos em questão?

PS: Preferencialmente o ideal seria a gás, pois já tenho tubos da pré-instalação do AC a passar lá no sótão e era só usar um deles para adaptar á bateria, penso eu, se fosse possível. Senão, aí então teria que passar tubos apropriados.

Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  1.  # 2

isso não existe para ambientes domésticos,

as baterias de apoio a unidades de ventilação mecanica (VMC) são complementares á climatização, pois os caudais são diminutos em relação aos caudais para climatização,

um exemplo meramente indicador da ordem de grandezas: uma VMC domestica para um imovel com 200m2 tem um caudal de aproximadamente 350m3/hr, uma unidade rooftop (a vulgar e comum solução norte-americana) para a mesma area que faz climatização e introdução de ar novo (não confundir com a obrigatória renovação de ar segundo a nossa legislação) tem caudais a rondar os 15.000 m3/hr.
  2.  # 3

Jorge,
    Uma coisa destas acaba por ser irrelevante então?:
    https://lojavmc.pt/produto/bateria-mista-de-agua-bft/
  3.  # 4

Nim, com temperatura exterior negativa serve para quebrar o gelo e aumentar a eficiência da máquina.
  4.  # 5

Muito obrigado Jorge Alves!

Foi mesmo aquela bateria na lojavmc que vi. A alternativa seria uma bomba de circulação a passar em circuito fechado algum liquido a uma temperatura estável, como por exemplo, alguns metros debaixo de chão e recircular pela bateria, aproveitando a temperatura do chão.

Pensava que mesmo sendo apenas aquela bateria, se a temperatura da bateria fosse na ordem dos 50 ou 60 graus, iria eventualmente aquecer gradualmente a temperatura.
    Mas já vi que irei ter que usar A/C na mesma.

Mas agradeço a disponibilidade para dar a opinião!
    Obrigado a todos!
  5.  # 6

Colocado por: Celso1aquela bateria
    as baterias de agua precisam de ser ligadas a uma caldeira ou uma bomba de calor pelo que na inexistencia delas e quando necessario (o que não creio ser util para o nosso clima) é mais pratico as baterias electricas vulgo resistencias.
  6.  # 7

Colocado por: jorgealvesas baterias de agua precisam de ser ligadas a uma caldeira ou uma bomba de calor pelo que na inexistencia delas e quando necessario (o que não creio ser util para o nosso clima) é mais pratico as baterias electricas vulgo resistencias.

Sim, eu tenho uma bateria elétrica (resistência) mas pensei nessa mista para o caso de arrefecer também.

Obrigado!

0.0119 seg. NEW