Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Quem mora nas zonas de Leiria e Ourém, os serviços já limparam alguma coisa das árvores caídas após as tempestades de Fevereiro? Ou há mais uma desgraça anunciada, desta feita sob a forma de incêndio, para o próximo Verão?
  2.  # 2

Devem andar a limpar...
    Quanto aos incendios pergunte a quem tem a empresa dos avioes de combate a incendio, esse negocio e deles.
  3.  # 3

Colocado por: carlosj39Quem mora nas zonas de Leiria e Ourém, os serviços já limparam alguma coisa das árvores caídas após as tempestades de Fevereiro? Ou há mais uma desgraça anunciada, desta feita sob a forma de incêndio, para o próximo Verão?

O Leslie foi em 2018 prai...

Quer se referir à tempestade Kristin, presumo.
    As árvores continuam, na maior parte dos casos, tombadas.
    Todos os fds vê-se malta com os carros parados à beira da estrada a levar madeira.
  4.  # 4

É a Kristin, já não consigo editar o título.

Agora lá vão gastar balurdios pagos com o nosso dinheiro em horas de meios aéreos quando vierem os incêndios, quando deviam era agora apostar na limpeza e prevenção!

Os telejornais das TVs enchem 1 ou 2 horas com tricas e notícias menores, podiam falar disto, agora é que era útil para o país falarem com insistência e até insolência,disto!

Colocado por: Tyrande

O Leslie foi em 2018 prai...

Quer se referir à tempestade Kristin, presumo.
    As árvores continuam, na maior parte dos casos, tombadas.
    Todos os fds vê-se malta com os carros parados à beira da estrada a levar madeira.
  5.  # 5

Não esquecer que grande parte dos terrenos são propriedade privada ...
  6.  # 6

O que for privado o estado nao tem que mexer
  7.  # 7

Li recentemente que está para ser aprovada legislação que permita ao Estado mexer nestes casos específicos.

Colocado por: MoradiacoimbraO que for privado o estado nao tem que mexer
  8.  # 8

Isso nao tem logica.
    • AMG1
    • 8 março 2026

# 9

Colocado por: MoradiacoimbraIsso nao tem logica.

Tem toda a lógica, se os proprietários não fizerem a limpeza e o estado também não, o risco fica lá e é para todos, não é só para o proprietário do terreno.
    O estado existe sobretudo para defender o bem comum, pena que nem sempre o faça.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  9.  # 10

Colocado por: AMG1

Tem toda a lógica, se os proprietários não fizerem a limpeza e o estado também não, o risco fica lá e é para todos, não é só para o proprietário do terreno.
    O estado existe sobretudo para defender o bem comum, pena que nem sempre o faça.
    Concordam com este comentário:carlosj39

Ja que o proprietario nao quer limpar mandem a fatura a ele , nao tem logica eu levantar cedo para limpar o meu terreno, e o meu vizinho ter servico gratis...
    • AMG1
    • 8 março 2026 editado

# 11

Ninguém falou em ser grátis. Nem isso teria qualquer nexo.
    A conta será sempre apresentada ao proprietario, ou passara a constituir um ónus da respectiva propriedade.
  10.  # 12

Á data de hoje, 25 Abril já há muita limpeza de mata e árvores tombadas? Quem mora em Leiria e arredores, já está descansado ou o verão promete ?

Já agora a comunicação social podia nos informar sobre isto.. telejornais de mais de uma hora com palha e tretas e a "encher chouriços", apenas para poderem fazer mais intervalos e vender mais publicidade..
  11.  # 13

Colocado por: carlosj39Á data de hoje, 25 Abril já há muita limpeza de mata e árvores tombadas? Quem mora em Leiria e arredores, já está descansado ou o verão promete ?

Já agora a comunicação social podia nos informar sobre isto.. telejornais de mais de uma hora com palha e tretas e a "encher chouriços", apenas para poderem fazer mais intervalos e vender mais publicidade..

Haver há, não dão é vazão, milhões de árvores no chão.
  12.  # 14

Tantos militares e outros funcionários públicos com pouco que fazer que podiam ser alocados á limpeza das matas..e o que não faltam são voluntários do país inteiro para ajudar, precisam é de ser enquadrados..
  13.  # 15

Colocado por: carlosj39Tantos militares e outros funcionários públicos com pouco que fazer que podiam ser alocados á limpeza das matas..e o que não faltam são voluntários do país inteiro para ajudar, precisam é de ser enquadrados..

Ou os subsidiodependentes...
  14.  # 16

Bem, vim aqui com duvidas, sendo eu o voluntário!

A mata atrás da minha casa era muito afetada, pinheiros grandes no chão. Pinho manso, toros pouco menos de 1/2 m. O dono, penso, pode ser o concelho, mas em qualquer caso não tenho muito esperança de que resolvam antes do estação dos fogos, que já está.

Sou homem de 71 anos, com motoserra elétrico de tamanho não muito grande. Já fiz um pinheiro. Cortei ramos em posição superior; não o tronco nem os ramos que o supportam, por estar com medo que vai cair em mem. Juntei os ramos grandes em pilhas, e paus & folhas empilhadas com ramos grandes em cima para compressar, e está feito.

No redor agora há acesso mais fácil para os bombeiros, mas não sei se ficou muito mais resistante ao fogo. Seria o ideal, penso, triturar os paus, mas não tenho esta capacidade. Muito mais pinheiros para limpar. Há gente aqui que fazem este tipo de obra, e tem dicas para o principiante?

0.0116 seg. NEW