Colocado por: arichardTendo em conta a área estaríamos a fazer em algo para que valores?impossível de dizer. para saberes necessitas de um mapa de quantidades e para isso necessitas de algum tipo de projecto como base.
Colocado por: arichard1000eur/m2?mais. há de custar mais coisa menos coisa o mesmo que construir de novo
Colocado por: zedasilvaO tipo de obra que pretende fazer necessita de projetos e de licenciamento.
Colocado por: arichard
Necessito de licenciamento porque?
Colocado por: aricharduma das vantagens de remodelar é mesmo essa ... evitar burocracias e custos de licenciamento ...Poder pagar apenas 6% de IVA. Hoje em dia, os custos de licenciamento/projectos, julgo, que ajudam no controlo de custos da obra.
Colocado por: antonylemosimpossível de dizer. para saberes necessitas de um mapa de quantidades e para isso necessitas de algum tipo de projecto como base.
capoto exterior porque?
mais. há de custar mais coisa menos coisa o mesmo que construir de novo
umas fotos ajudavam
Colocado por: BelhinhoPoder pagar apenas 6% de IVA. Hoje em dia, os custos de licenciamento/projectos, julgo, que ajudam no controlo de custos da obra.
Colocado por: arichardRelativamente ao capoto pensei que seria o normal numa remodelação. Que critérios para saber se temos que colocar capoto?
Colocado por: arichardQuando falei em estrutura leve foi no sentido de retirar essas divisões e paredes em tabique, re-aproveitar o soalho, telha e paredes exteriores e fazer as divisões interiores ...
Colocado por: arichard
Concordo que o projecto ajuda a controlar custos ... burocracia e taxas e taxinhas de licenciamento da câmara não me parece que ajude em nada a controlar custos
Colocado por: spolivTambém remodelei a minha casa centenária e digo-lhe já que para essas obras de alteração estrutural vai precisar de projetos e licenciamento.
O custo de uma intervenção de fundo não lhe vai ficar muito diferente de fazer novo, senão repare vai ter de pagar demolições e remoção de entulho e provavelmente vai ter de reparar patologias o que, como a casa já está implantada, lhe vai sair mais caro.
Por outro lado, eu também tinha inicialmente a ideia de aproveitar algumas coisas da minha casa, mas vai ver que vai reaproveitar pouco. Dou-lhe dois exemplos que mencionou:
Na minha casa ficava mais caro remover com cuidado o soalho (muitas horas de trabalho!) e todo o trabalho de recuperação do que meter um soalho novo. No meu caso não era um soalho particularmente bonito que justificasse manter por isso foi tudo novo.
Quanto às telhas, quando começar a mexer vai ver que se quiser reaproveitar mais uma vez vão ser mais horas de trabalho para tentar fazer a remoção sem as estragar, e mesmo assim sendo antigas provavelmente vão partir-se muitas e depois se não tiver de reserva pode não conseguir compatíveis e lá vai tudo a telha nova (que do ponto de vista económico provavelmente vai compensar desde o início!)
Não desmoralize, mas faça um projeto bem feito e tenha (ainda mais!) cuidado na escolha do empreiteiro porque não é qualquer um que tem gosto e capacidade técnica para reabilitar uma casa antiga!
Colocado por: arichardNecessito de licenciamento porque?
Colocado por: arichardpor dentro retirar a estrutura em madeira e refazer em estrutura leve (LSF)
Colocado por: Pedro Barradas
qual é a composição das paredes exteriores? Alvenaria de pedra? qual, espessura, patologias existentes, etc...
Está alterar as técnicas construtivas e comportamento original do edificado, portanto terá de haver atenção quanto àa vulnerabilidade sísmica e efetuar com a intervenção o reforço necessário (Estudo de vulnerabilidade sísmica + projeto de estruturas e termo de responsabilidade por técnico habilitado)
= Licenciamento camarário
Colocado por: arichardmas uma das vantagens de remodelar é mesmo essa ... evitar burocracias e custos de licenciamento ...quando é.. nem sempre é.. no seu caso a alteração estrutural requer licenciamento por exemplo
Colocado por: arichardRelativamente ao soalho, a minha ideia era mesmo preservar o que está,porque nunca vi soalho deste tipo, tábuas de madeira largas com uns 20cms de largura no rés-do-chão ... gostei era fora do comum e a ideia era também ser eu a remover o soalho ... para tentar poupar uns cobres ... No andar superior o soalho já era o mais normal, mais estreito.gosto desse tipo de iniciativa. e se tiver tempo para isso vc vai ter imenso prazer quando vir o resultado final. há muita coisa que pode fazer você mesmo se estiver para aí inclinado, poupa sempre qq coisa e o prazer no resultado final é outro
Colocado por: arichardem principio não, mas depende do projecto.. eu estou a supor que sim á partida. mas discuta isso com um arqº
Pois já estou a ver que não vou poder fugir a licenciamento
Colocado por: antonylemosgosto desse tipo de iniciativa. e se tiver tempo para isso vc vai ter imenso prazer quando vir o resultado final. há muita coisa que pode fazer você mesmo se estiver para aí inclinado, poupa sempre qq coisa e o prazer no resultado final é outro
Colocado por: antonylemosquando é.. nem sempre é.. no seu caso a alteração estrutural requer licenciamento por exemplo
uma rewabilitação tem outros custos que não tem uma obra nova.. mas pode contar em gastar o equivalente. no entanto reabilita uma casa antiga. isso tem o seu próprio valor que não tem numa casa nova.
as quantidades são as medições de materiais de construção que não consegue ter sem uma projecto rigoso. se quer controlar custos o planeamento da obra é crucial