Iniciar sessão ou registar-se
    • h2o
    • 6 abril 2010

# 1

Boa tarde, sou mais um remediado a tentar comprar casa para viver, mas não quero viver para a casa(para a pagar) pelo que estou aliciado pelas oportunidades das finanças embora ciente dos riscos deste tipo de negocio aqui descrito varias vezes no fórum por facilmente se tornar problemático -pessoas que destroem a casa por dentro antes de saírem, outras que não saem simplesmente, pouco tempo para conseguir empréstimo.

Posta isto tenho algumas questões sobre:

"Gíria" das finanças!

Acerca da descrição dos imóveis das finanças quando dizem prédio urbano significa o que? o edifício inteiro?seja ele uma moradia térrea(vivenda) ou um prédio de 20 andares? Ou significa talvez que é o andar/moradia mas não o terreno? É possível vender um terreno e a construção não estar incluída? Ou o contrario?sei que quando se compra um andar não se compra o terreno mas se comprar uma vivenda parto do principio que o terreno esta incluído?
    Quando diz 1/4 da fracção significa que o imóvel tem 4 donos e só vamos licitar 1/4 (0,25%) do imóvel?
    O valor mínimo a licitar é 70% do valor patrimonial que é o valor que aparece nas finanças como "valor base" certo?*

Desculpem a ignorância e agradeço desde já a ajuda dos entendidos. Penso que algumas respostas irão elucidar mais pessoas.
    Obrigado

*http://www.e-financas.gov.pt/vendas/legislacao.action
  1.  # 2

Colocado por: h2o...sei que quando se compra um andar não se compra o terreno
    Então «sabe» mal. :-)

Quando se compra um «andar» (uma fracção de um imóvel), adquire-se simultaneamente a respectiva permilagem do terreno.
    (no caso de o edifício ruir, os proprietários das fracções continuam co-proprietários do terreno)

Quando diz 1/4 da fracção significa que o imóvel tem 4 donos e só vamos licitar 1/4 (0,25%) do imóvel?
    Até pode só ter 2 donos.
    Ou 20 donos.
    Mas se é 1/4 da fracção, é isso mesmo. Só um quarto está à venda... quero dizer, não é «um quarto» (como «uma sala», ou «um hall»), é 1/4.
  2.  # 3

Colocado por: h2oAcerca da descrição dos imóveis das finanças quando dizem prédio urbano significa o que?

Um prédio urbano é um edifício (moradia, apartamento...). E engloba os terrenos adjacentes. O "contrário" é um prédio rústico, que é um terreno fora dos aglomerados urbanos.
    • Ed-l
    • 8 abril 2010 editado

# 4

Colocado por: RakUm prédio urbano é um edifício (moradia, apartamento...

Errado um terreno pode ser urbano sem ter qualquer construção
  3.  # 5

Mas estamos a falar de terrenos urbanos ou de prédios urbanos ???
  4.  # 6

Colocado por: RakMas estamos a falar de terrenos urbanos ou deprédios urbanos???

Em termos notariais (que é nomenclatura usada pelas finanças) os prédios dividem-se em urbanos ou rústicos, consoante a sua localização esteja dentro de uma área urbana ou não. Os prédios urbanos englobam terrenos (onde se pode construir); moradias ou fracções de propriedades horizontais (vulgo, apartamentos).
    Os prédios rústicos são aqueles, que pela sua localização e utilização se destinam a actividades diversas que não a construção/edificação.

A nomenclatura "prédio" nestes casos não é uma construção... daí ter o registo predial!

Colocado por: h2o

Exacto

Colocado por: h2o
    O valor mínimo a licitar é 70% do valor patrimonial que é o valor que aparece nas finanças como "valor base" certo?*

O valor base para venda é o que for fixado pelo órgão da execução fiscal, não podendo ser inferior ao valor patrimonial (MAS PODE SER SUPERIOR!)
    O valor mínimo a licitar é 70% do valor BASE (não do patrimonial)

0.0134 seg. NEW