Nota prévia relevante: não percebo nada de construção (mas chegariam rapidamente a essa conclusão pela dificuldade que tenho em descrever o problema que tenho)
Adquiri uma moradia geminada em maio de 2020. Em novembro/dezembro do mesmo ano apareceram as primeiras infiltrações na parte inferior das paredes de sala e cozinha - as únicas divisões da casa que não estão justapostas a paredes da outra casa - ou seja, as paredes internas das fachadas.
O construtor responsável pela obra foi procurando justificações para o problema e fazendo reparações menores para tentar resolver - assumiu que o problema fosse de alguma impermeabilização de portas/janelas; depois referiu que o problema seria água acumular-se no jardim e "atravessar" a parede (fez um pequeno muro em toda a volta da fachada e colocou um tubo de dreno). Essa última reparação foi em 2024. No inverno de 2025, tinha as paredes todas picadas e nem dava para perceber muito bem se a humidade acumulava ou não mas sempre me diziam que talvez ainda estivesse a "puxar" a humidade que se tinha acumulado. Meteram massa e pintaram a parede no verão de 2025.
A verdade é que, ano vem, ano vai e, este ano, uma vez mais, o problema voltou a aparecer. Quase como do dia para a noite, aparece humidade em bolha em todas as paredes.
Queria perguntar se alguém faz ideia de qual o problema mais provável.
Além disso, também gostaria de partilhar que contactei empresas a solicitar orçamentos para avaliação da causa e os orçamentos que me apresentaram foram sempre superiores a 2000 euros. Têm conhecimento de alguma empresa que pratique preços mais baixos para efetuar diagnósticos de problemas estruturais no distrito do Porto?