Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou na fase final de construção/renovação de uma moradia, e das várias soluções para bomba de calor e VMC, o instalador contratado sugere ambos os equipamentos da Vaillant, para aproveitar a integração de ambos os sistemas (comunicação entre a bomba de calor e a VMC).

A Daikin/Duco, têm o mesmo tipo de integração?

Alguém me consegue aconselhar relativamente à fiabilidade de ambas as marcas?

Não são máquinas com que se interage com muita frequência, mas trabalham continuamente, pelo que as qualidades que valorizo são a fiabilidade,facilidade de manutenção, eficiência e silêncio (no caso da VMC).

Obrigado pela ajuda que possam dispensar.
  2.  # 2

pela minha experiencia profissional diria que Daikin tem um leque mais alargado de instaladores, assitencia e disponibilidade de peças, vale o que vale pois só trabalho com Daikin.

Colocado por: ThingsHappen(comunicação entre a bomba de calor e a VMC)
    não revejo qualquer importância ou utilidade neste pormenor.
    mas a Duco a partir de Junho\Julho de 2026 passa a ser possível de integrar na app Daikin Onecta
  3.  # 3

Obrigado pela sua resposta.

Eu não sou entendido na área.

A integração que me foi apresentada tinha vantagens, por exemplo, na comunicação entre a VMC e a bomba de calor para situações em que estivesse a fazer frio no piso radiante (admitidamente será raro) e houver vapores quentes (banhos, etc), em que os dois equipamentos se conjugam para evitar condensação.
    Outros exemplos também existiam, claramente coisas "Nice to have", mas não essenciais.
    Do que encontro das fichas técnicas, os equipamentos são relativamente equivalentes, e a diferença de preços também não parece significativa (10%~15% entre eles).

O meu instalador parece ter uma preferência pela Vaillant, sendo que também trabalha com Daikin.
    No entanto, quando lhe pergunto sobre assistência, parece querer afirmar que tem melhor acesso às peças, peças mais económicas na generalidade, e que alguma complexidade eletrónica inferior (? Talvez aqui seja menos integração) das Vaillant facilita as reparações.
    Eu aprecio a atitude dele de não querer influenciar demasiado a minha escolha.

Também pelo que vou vendo aqui no fórum, as recomendações caem com mais frequência para o campo da Daikin, e é o nome mais reconhecido pelo cliente comum, mas pergunto-me se há sustentação actual para isso.

Já agora, da minha perspectiva, é triste mas qualquer equipamento comprado hoje que se mantenha em bom funcionamento durante uma década com manutenção normal é positivo.
  4.  # 4

Mais importante que discutir marcas e modelos e deixar o instalador aplicar aquilo com o qual se sente confortável.
    Concordam com este comentário: fabsil

0.0078 seg. NEW