Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

O meu empreiteiro pede 28% do valor total depois de assinatura do contrato. Isto é um valor (%) normal?
  2.  # 2

Não.
    Nem tão pouco se meta nisso.
    Na minha opinião é o que faço é pagamentos conforme trabalho executado até pode ser semanalmente para não haver risco para ambas as partes e ninguém ficar na mão de ninguém.
    Concordam com este comentário: Pedro Murteira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tonyp
    • r.v
    • 19 março 2026

# 3

Colocado por: TelhadoNão.
    Nem tão pouco se meta nisso.
    Na minha opinião é o que faço é pagamentos conforme trabalho executado até pode ser semanalmente para não haver risco para ambas as partes e ninguém ficar na mão de ninguém.

Não porque?? desde que tenha contrato como manda a sapatilha. você vai comprar um carro novo paga por completo e espera como a maioria, anda a passar de um ano a espera-
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978
  3.  # 4

Pagamento conforme o trabalho executado só é possível se houver orçamentos com preços unitários.
    A grande maioria dos DO têm orçamento com preço global, logo nunca é possível saber qual o valor de 10 M2 de parede de tijolo de 7
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  4.  # 5

Colocado por: zedasilvaPagamento conforme o trabalho executado só é possível se houver orçamentos com preços unitários.
    A grande maioria dos DO têm orçamento com preço global, logo nunca é possível saber qual o valor de 10 M2 de parede de tijolo de 7

Então é normal ele pedir 28% do valor depois de assinatura do contrato?
  5.  # 6

Colocado por: Tonyp

Então é normal ele pedir 28% do valor depois de assinatura do contrato?

Antes da assinatura do contrato deve ser negociado o plano de pagamentos.
    Esse plano tem que constar do contrato
  6.  # 7

Colocado por: zedasilva
    Antes da assinatura do contrato deve ser negociado o plano de pagamentos.
    Esse plano tem que constar do contrato

O valor a pagar depois na assinatura do contrato são xxxxx€. Que são 28% do valor total. Depois todos os restantes pagamentos estão faseados com o descritivo e valores que rondam xxxxx€ por cada fase.
    • PR10
    • 20 março 2026 editado

# 8

Eu vou pagar a cada dia 25 do mês em conformidade com o que é feito na obra. Está no contrato e tenho 15 dias para efetuar o pagamento ou a obra para. Mas tenho o orçamento para todas as etapas da construção. Pedi 4 orçamentos e só um pedia 15% de entrada ( foi logo posto de parte).Pode dar os 28% mas reze que ele nao dê á sola ou entre em insolvência. Depois buy buy 28%.
  7.  # 9

eu acho um valor estupidamente caro. numa casa de 250k, algo perfeitamente banal nos dia de hoje, são 62,5k. entre capitais próprios e a tranche inicial que o banco pode libertar, duvido que a maioria das pessoas chegue a esses valores.

eu diria que 10% seria um valor mais razoável e se fosse 5% na assinatura do contrato e 5% quando ele começasse a obra seria mais rácional.
  8.  # 10

O que é que posso dizer-lhe para conseguir pagar em etapas, de preferência, não ter de pagar logo os 28%?
  9.  # 11

15% no máximo e com um bom contrato bem blindado.

28% ....como isto anda, seja qual for o argumento eu saltava logo fora.
    Concordam com este comentário: PR10, IronManSousa, Ruikode
  10.  # 12

Colocado por: marco115% no máximo e com um bom contrato bem blindado

O que significa para você um contrato bem blindado? Neste caso
  11.  # 13

tem muitas variantes, pode consultar um advogado para o elaborar especifico para estes casos.
    15% iniciais e depois com autos de medição face ás etapas executadas e com abatimento ao longo desses pagamentos faseados dos 15% iniciais.
    28% é um absurdo e uma red flag logo á partida, pondere bem no que está a fazer.
    Concordam com este comentário: PR10
    • Tonyp
    • 20 março 2026 editado

# 14

Colocado por: marco1tem muitas variantes, pode consultar um advogado para o elaborar especifico para estes casos.
    15% iniciais e depois com autos de medição face ás etapas executadas e com abatimento ao longo desses pagamentos faseados dos 15% iniciais.
    28% é um absurdo e uma red flag logo á partida, pondere bem no que está a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tonyp

Olá Marco,
    A empresa está estabelecida há mais de 30 anos no mercado e tem uma excelente reputação.
    • PR10
    • 20 março 2026 editado

# 15

Tonyp faça bem uma investigação á empresa. Obtenha um relatório ( pago e barato) sobre eles, se tem dividas, processos em tribunal, etc. se estiver tudo ok tente negociar porque nunca vi ou ouvi uma empresa a pedir 28% nuna construção de raiz( deduzo q seja construção de raiz). Em remodelações sim e ate mais % se for esse o seu caso é normal os 28%. . Para uma empresa entrar em insolvência nao quer dizer nada os anos que tenha no mercado.
    Concordam com este comentário: diasmaria
  12.  # 16

Eu apanhei desde 2 a 20%, mas obviamente tudo e negociavel. 28% parece-me um exagero. Eu proponha 10% numa primeira fase e via a reacao. Se rejeitarem logo, provavelmente e alguem que vai usar o seu dinheiro para acabar outras obras. Ou seja... um esquema ponzi que pode correr mal se voce for o ultimo.
    Concordam com este comentário: arichard
  13.  # 17

Colocado por: TonypO valor a pagar depois na assinatura do contrato são xxxxx€. Que são 28% do valor total.

Ainda não percebi.
    Isto está escrito onde?
    No contrato que lhe deram para assinar?
    Já assinou esse contrato?
  14.  # 18

EU não acho nada normal pedir tanto.
    Curioso que aqui no meu meio (aldeia e arredores) nunca vi um contrato assinado, seja que especialidade for :)
    E também não conheço construtores a pedir adiantado mas sim planos de pagamento com etapas balizadas.
  15.  # 19

Tonyp negoceie um pouco e proponha os 15% que o marco1 falou. apesar de estar a ser dificil empreiteiro 28% é muito, diga que não se sente confortavel em pagar tanto sem que nada seja feito. quando começar a ver escavações, movimentações de terras paga mais um bocadinho
  16.  # 20

Na sociedade da qual faço parte como investidor não na gestão todos os contratos são a 60 dias mas existe a possibilidade de pagamentos a 30 dias com 1.5% desconto sobre a fatura ou a pronto com 3% de desconto. Apesar de eu pessoalmente preferir pagar a pronto este sistema é bom pois acaba por dar um bom desconto no final pois 70% das empresas pedem pagamento a pronto e 3% no final é uma boa fatia.
    E até à data nunca ninguém se opôs nem reclamou.
    Não sou eu que negoceio nada disto é um dos sócios mas ele também não dá adiantamentos a ninguém. Até porque nos processos de concurso que faz vai tudo definido e quem quiser responder responde quem não quiser não responde mas até à data nunca ouve problema.
    Mas isto é para empresas agora a construção de uma moradia já se sabe que é mais difícil negociar mas eu pessoalmente não arriscaria e se a empresa já tem 30 anos de mercado de certeza que não tem problemas de crédito. Experimente pagamentos semanais e veja o que dizem.

0.0198 seg. NEW