Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,preciso de ajuda sobre a montagem de um termoacumulador. Então é assim a equipa que foi a minha casa não instalou o aparelho porque têm de ter um disjuntor especial que só isso custa 85€
    Eu como não percebo estou a tentar perceber se é mesmo assim ou o senhor arranjou uma desculpa para não fazer a montagem e ao mesmo tempo tenta darão patrão dele a oportunidade de faturar um extra?
    Se alguém me conseguir ajudar agradeço.
    Obrigado e cumprimentos, Hugo Chaves.
    • r.v
    • 19 março 2026

# 2

esse deve ser especial. precisava era de um murro na testa. Desde que tenha tomada com fio 2,5mm é só instalar.
    • PR10
    • 20 março 2026 editado

# 3

O instalador tem toda a razão. O termo acumulador deve ter um disjuntor diferencial de 30 ma dedicado. Agora se o sr quiser correr riscos é só ligar directamente a uma tomada.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 4

Colocado por: r.vesse deve ser especial. precisava era de um murro na testa. Desde que tenha tomada com fio 2,5mm é só instalar.
    comentario adequado e esclarecedor.
    usando os mesmos termos diria que merece uma cachaporra no alto da moleirinha.

dependendo das condições da instalação elétrica pode até ser barato pois deve ter um circuito dedicado com ID de alta sensibilidade (30mA) e disjuntor próprio, é admissível que tenha no quadro um circuito de tomadas devidamente protegido por disjuntor onde pode ser ligado mas tem sempre que ter o ID (Interruptor Diferencial) de 30mA.
  3.  # 5

Colocado por: Hugo ChavesBoa noite,preciso de ajuda sobre a montagem de um termoacumulador. Então é assim a equipa que foi a minha casa não instalou o aparelho porque têm de ter um disjuntor especial que só isso custa 85€
    Eu como não percebo estou a tentar perceber se é mesmo assim ou o senhor arranjou uma desculpa para não fazer a montagem e ao mesmo tempo tenta darão patrão dele a oportunidade de faturar um extra?
    Se alguém me conseguir ajudar agradeço.
    Obrigado e cumprimentos, Hugo Chaves.

A única coisa que está aí mal é o preço. Um ID de 16A 30mA custa 20 paus.

https://lojadoeletricista.pt/produto/interruptor-diferencial-2p-16a-30ma-tipo-ac-efapel/
  4.  # 6

Colocado por: taunus

A única coisa que está aí mal é o preço. Um ID de 16A 30mA custa 20 paus.

https://lojadoeletricista.pt/produto/interruptor-diferencial-2p-16a-30ma-tipo-ac-efapel/

Provavelmente querem colocar Hager é mais caro.
  5.  # 7

Gostava de saber onde está escrito que o ID 30ma tem de ser dedicado para o termoacumulador.
  6.  # 8

Colocado por: PR10O instalador tem toda a razão. O termo acumulador deve ter um disjuntor diferencial de 30 ma dedicado. Agora se o sr quiser correr riscos é só ligar directamente a uma tomada.
    Concordam com este comentário:jorgealves
  7.  # 9

Bom dia,e os riscos quais são?
  8.  # 10

Bom dia,e os riscos quais são?
  9.  # 11

Colocado por: Hugo ChavesBom dia,e os riscos quais são?

Aprender a dançar breakdance...
  10.  # 12

Colocado por: Varejote

Provavelmente querem colocar Hager é mais caro.

Pouco mais, o de 40a custa 32€

https://lojadoeletricista.pt/produto/interruptor-diferencial-2x40a-30ma-cfc240p-hager/
  11.  # 13

Colocado por: taunus

Pouco mais, o de 40a custa 32€

https://lojadoeletricista.pt/produto/interruptor-diferencial-2x40a-30ma-cfc240p-hager/

Isso são lojas online com 7€ de portes.
    Além disso o diferencial não se liga sozinho no quadro.
    O preço dos 85€ deve ser já com instalação.
    • PR10
    • 20 março 2026

# 14

Colocado por: Hugo ChavesBom dia,e os riscos quais são?

Um termoacumulador deve ter um disjuntor diferencial de 30 ma essencialmente para proteger as pessoas contra choques elétricos fatais Como é um aparelho que combina água e eletricidade, qualquer fuga de corrente para a carcaça metálica é detetada instantaneamente, desligando o circuito.
  12.  # 15

Colocado por: PR10Um termoacumulador deve ter um disjuntor diferencial de 30 ma

Inclusive já vi termo-acumuladores com um diferencial integrado no cabo, de 10mA.
  13.  # 16

Já que o tema é termoacumulador e invadindo a conversa, é necessário/obrigatório a instalação de um vaso de expansão?
  14.  # 17

Colocado por: OlharesJá que o tema é termoacumulador e invadindo a conversa, é necessário/obrigatório a instalação de um vaso de expansão?

Não
  15.  # 18

Colocado por: OlharesJá que o tema é termoacumulador e invadindo a conversa, é necessário/obrigatório a instalação de um vaso de expansão?

Só a válvula de segurança

0.0193 seg. NEW