Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Tenho a seguinte planta de quarto/ suite sem WC, mas penso estar com o layout incorreto. Alguém pode ajudar?
    Obrigado
      Screenshot_20260320_103358_Drive.jpg
  2.  # 2

pode trocar a cabeceira da cama.. para não ficar totalmente devassada quando alguem entre no quarto. Nesse caso reforçaria o isolamento acústico na parede entre quartos.
    A z. de vestir não permite ter uma janela?
    Aquele hall de entrada está acanhado e parece não cumprir com as acessibilidades
    è um apena a IS principal não ter iluminação natural
  3.  # 3

Embora as camas estejam correctamente posicionadas (deve-se conseguir controlar o ambiente (visualizar as entradas e portas)) na posição de deitado.
  4.  # 4

sugestão na entrada (não é perfeita), mas consegue otimizar muito mais isso. veja lá a métrica da estrutura. pois parece-me que está a condicionar a porta de entrada.
    Mas ao menos não entra na IS de serviço com a sanita de frente para a porta que é uma situação terrível.... Assim tb entra luz natural para o plano da bancada, é isso o desejável... penso eu!
    Concordam com este comentário: CMartin
      Captura de ecrã 2026-03-20 123724.png
  5.  # 5

o que eu acho estranho é aquelas escadas,, ter que vir á entrada da suite para ...subir para onde?
    será que dava para inverter o sentido das escadas? é que com jeito quase que poderia dar um wc para a suite.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Boa tarde esqueci de dizer que este T2 é uma cave em terreno com declive, daí as escadas e a parede oeste ser toda cega.no piso superior é a moradia principal
  7.  # 7

E como se acede aos arrumos sob o desvão da escada?

PS: as escadas devem dar à zona mais alta do desvão da cobertura. é o que me parece... Mas condicionam de uma forma terrível o piso 0.

Alterar as escadas para a zona da IS de serviço ( presumo que seja para aceder a um sotão), e ali, onde está a escada/ Arrumos enfiar a IS de serviço com uma antecâmara para o corredor..
    Se ainda desejar, faz da IS de serviço uma Is para a suite. Não vejo necessidade nessa casinha ter uma IS de serviço, quando a prncipal esta logo ali.

Boa sorte.
    Ponha em causa, reflita.
  8.  # 8

Se é em cave, segundo o Regulamento SCIE, não pode ter espaços de dormir abaixo do plano de referência - Bem sei que está R.A. Madeira...Mas ainda assim.

Então o edifico é existente e está somente a remodelar a cave?
  9.  # 9

Pedro, o plano de referencia pode ser ao nivel da cave, segundo o rgeu pode ter habitação em cave desde que ...art 77 entre outros.
  10.  # 10

Colocado por: marco1Pedro, o plano de referencia pode ser ao nivel da cave, segundo o rgeu pode ter habitação em cave desde que ...art 77 entre outros.

Não é pelo RGEU, estou a falar de RJ-SCIE que é mais restritivo.
    pode ter habitação, mas não pode ter locais de dormida (Quartos) abaixo do PR

O PR, é definido através da fachada ou fachadas acessiveis aos veículos de socorro.
  11.  # 11

Pedro a cave se tiv er um patio em frente acessivel e pelo menos duas frentes livres com janelas, não conta?
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Barradasfachadas acessíveis aos veículos de socorro.

Não.... so se esse piso for considerado PR

Esquema, imagina que o tardoz deste edifico é o patio livre abaixo da cota do arruamento...
      Captura de ecrã 2026-03-20 141139.png
  13.  # 13

A cave é em terreno com declive, portanto as janelas a nascente ficam ao nível do chão. Sendo que há acesso pela rua a porta de enteada ( terreno de canto)Essa não é a questão.
    A nossa maior preocupação é o o quarto ser tão grande a nível se area e parecer estar mal distribuído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

pode mudar o sentido das escadas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mimi89.
  15.  # 15

Colocado por: marco1pode mudar o sentido das escadas?

Posso tentar
  16.  # 16

assim muito rapidamente
      suite-aaa.png
  17.  # 17

Colocado por: Mimi89.A nossa maior preocupação é o o quarto ser tão grande a nível se area e parecer estar mal distribuído.

Meta a suite com 3.20m de profundidade.
    alinhe a entrada do quarto com essa dimensão ( deve dar ainda para a ceder à escada, ou altera a escada.
    Os restantes 40cm, reparte pelo resto da casa, mas eu utilizaria para rever toda a entrada a esse T2.

Sem saber como esta o piso de cima, não é possivel recomendar alterações à escada.
  18.  # 18

Colocado por: Pedro BarradasSem saber como esta o piso de cima, não é possivel recomendar alterações à escada.

concordo plenamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mimi89.
  19.  # 19

Colocado por: Pedro Barradas
    Meta a suite com 3.20m de profundidade.
    alinhe a entrada do quarto com essa dimensão ( deve dar ainda para a ceder à escada, ou altera a escada.
    Os restantes 40cm, reparte pelo resto da casa, mas eu utilizaria para rever toda a entrada a esse T2.

Sem saber como esta o piso de cima, não é possivel recomendar alterações à escada.

Este é o piso de cima.
    Obrigado
      Screenshot_20260320_135037_M365 Copilot.jpg
  20.  # 20

Não é preciso todas as IS serem acessíveis. O bidé já não é obrigatório, não o sendo, pode a area de 75x120cm ficar sobre o bide que no caso de necessidade de adaptação para mobilidade condicionada pode ser retirado. Ou são frações independentes? ou qual é o suo disso, arrendar quartos? alojamento local?
    Parece-me perfeitamente pacifico mudar o sentido da escada.

0.0209 seg. NEW