Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

não está a criar uma nova fração formal
    Miguel....
    bolas ás vezes fico espantado, mudar a PH?? ai sim era uma complicação, como disse atras projetos de alterações ao predio etc....
    aqui apenas está a alterar a compartimentação interior, mesmo em termos de lotação até nem está talvez a aumentar.
  2.  # 2

Colocado por: marco1não está a criar uma nova fração formal
    Miguel....
    bolas ás vezes fico espantado, mudar a PH?? ai sim era uma complicação, como disse atras projetos de alterações ao predio etc....
    aqui apenas está a alterar a compartimentação interior, mesmo em termos de lotação até nem está talvez a aumentar.

Mas na prática é o que está a acontecer.
  3.  # 3

não não é, está a dividir UMA FRAÇÃO no seu interior, uma fração, não está a criar duas frações independentes com porta para o exterior.
    vai continuar a ter um contrato de água, um contrato de eletricidade,...um domicilio fiscal, uma caixa de correio, um IMI,...
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto, nunogouveia
  4.  # 4

"Prédio em propriedade total com andares ou Divisões suscetíveis de Utilização Independente"
    A lei prevê estas situações. É muito comum nos alugueres a estudantes.

Edit: e neste caso nada me proíbe de ter duas cozinhas e duas salas.
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraSurgiu uma nova fracção no prédio. Antes eram X, agora são X+1... a PH deve ser alterada.

Isso é para complicar, mais vale estar quieto.
    A única coisa ilegal será não comunicar a execução das obras à câmara, que eu aconselho a não fazer, como todos fazem.
  6.  # 6

Bem sabemos no que isto irá resultar na prática.
  7.  # 7

Colocado por: Unknow Vipdividir este apt t3 em dois t1

Isso é uma parvoice. Este tipo de divisões só me lembro de ver em Lisboa em algumas freguesias mais antigas, porque havia apartamentos T5/T6/T7 etc etc muito antigos e que precisavam de remodelação geral, e eram comprados mais em conta (atendendo à área) normalmente por um construtor que fazia projeto e dividia esses apartamentos gigantes (que podiam ocupar o piso inteiro) em vários. Dividir um T3 dará para criar um T1 e um T0, acha que o custo/beneficio fará sentido? O investimento vai ser brutal para as vantagens que trás.
    •  
      marco1
    • 23 março 2026 editado

# 8

acho que não está a ver bem o filme
    o investimento nem nada demais comparado com remodelar o T3 em si
    fáz sentido dividir para que os dois filhos possam ter privacidade e para começo de vida um T1 não é nada mau.
    não consigo perceber porque é tanta celeuma com este caso que até nem tem nada de ilegal e procura resolver a situação dos filhos perante o descalabro de preços da habitação hoje em dia.
    Concordam com este comentário: Cláudia11, Jorge_Gonçalves, jorgferr, rmarinho, TiagoHV
  8.  # 9

Colocado por: marco1não consigo perceber porque é tanta celeuma com este caso que até nem tem nada de ilegal e procura resolver a situação dos filhos perante o descalabro de preços da habitação hoje em dia.

Confesso que só lí o primeiro post, não sabia que a ideia era abergar os filhos. Ainda assim, reitero tudo o que escrevi.
    Não se trata de celeuma alguma, trata-se de aproveitar os serviços dum profissional quer do ponto de vista legal, quer tectónico, relacionado com as alteração de tubagens, cabos, etc...
    Por muito boa vontade que se tenha, opinar sobre uma planta não é suficiente, e já apanhei demasiado empreiteiro-sabe-tudo que leva a asneira mais tarde para saber como é.

Daí aconselhar alguém da zona, porque nem tudo mexe igual ao longo do país.

O meu conselho vai no sentido (que acho que deve ir), que é pensar a médio prazo além do desenrascar a situação dos filhos agora.

Quantos anos ficarão os filhos no T1? Que faz depois? É que sabemos como é a lei agora... mas não sabemos como será depois... e talvez certas coisas nessa altura não sejam aceites do modo como se constrói agora. Apenas fica o reparo.

Acho que quanto mais cedo "pão pão queijo queijo" melhor. Posso afirmar que uma muito boa parte das legalizações que se fazem partiram de coisas insignificantes do passado... em que não se actuou na altura, e depois chapéu...

"Não dar cavaco a ninguém"... foi a premissa da maioria dos problemas legais que vi em imóveis. Isso e seguir o conselho legal do trolha e do picheleiro...

Como disse, até pode ser 100% legal hoje, facilita aqui amanhã, depois ali, depois acolá... entretanto a lei muda... e depois "azar"...

E tudo para quê? Por não ter tido tempo antes de começar as obras? Ou ter poupado o quê? 100 ou 200 paus? Ainda para mais agora, com a agilização dos processos, simplex, etc...

Não percebo o dilema... não digo que faça assim ou assado (a planta é-me insuficiente). Mas que alguém passe no local para ver, alguém que não veja só a tectónica da coisa, mas também a sua legalidade. Basta que não haja pendente entre a pia e a corete e adeus bonecos... e por aí em diante.
  9.  # 10

Depois de ler os comentário de todos, aos quais agradeço, chego à conclusao que este esboço que submeto é o mais equilibrado...nao o melhor.

Equilibrado porque se no futuro quiser reverter a situaçao é facil rápido e pouco dispendioso, nao minha opimião claro, e também é o que menos intervençao tem, logo menos custos.

Salvo melhor opinião vou seguir com este.
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto
      apt4.jpg
  10.  # 11

Existem centenas de vivendas unifamiliares onde foram criados alojamentos independentes tanto para serem partilhados por familiares como para arrendamento. O unico problema sério é que as frações nunca poderão ser vendidas separadamente. E neste caso com os filhos os problemas vão surgir com casamentos e a morte dos pais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Unknow Vip
  11.  # 12

Colocado por: CarvaiExistem centenas de vivendas unifamiliares onde foram criados alojamentos independentes tanto para serem partilhados por familiares como para arrendamento. O unico problema sério é que as frações nunca poderão ser vendidas separadamente. E neste caso com os filhos os problemas vão surgir com casamentos e a morte dos pais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Unknow Vip

...(Compreendo e concordo, todos somos filhos alguns temos irmãos, e cada vez menos...temos filhos.Sabemos que na maioria dos casos quanto mais se dá pior...e a ganancia sobrepoem muitas vezes os laços de sangue.)...

Posso sempre fazer esta divisão e arrendar, e cada um recebe a sua renda, ou mora lá se entender.
    Mas a ideia de cada um ter o seu sitio para estar sem pagar juros, rendas, seguros...é uma ajuda que lhes quero dar.(dai a ideia de dividir o apt)
  12.  # 13

a exaustão de fumo da nova cozinha vai ficar muito limitada por ter um tramo horizontal significativo
  13.  # 14

Sim a ideia é boa, até porque a tendencia é dos jovens optarem por viver sozinhos muitos anos. E quando arranjam um companheiro(a) muitas vezes não dura muito e nesta solução não há lugar a divisão de património.
    E se arranjar um empreiteiro de confiança a obra não é complicada. E acabe com o gás, monte pré-instalação de AC e estores elétricos. Coisa simples numa obra e muito complicado á posteriori.
  14.  # 15

Colocado por: nunogouveiaa exaustão de fumo da nova cozinha vai ficar muito limitada por ter um tramo horizontal significativo

Sendo uma placa elétrica não existe fumo e um filtro de carvão resolve sem ligação ao exterior
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

Viável caso não pretendas seguir a via do pai todo-o-poderoso - estado-

Se os teus filhos não se chatearem com contas, fica algo fixe até
    Concordam com este comentário: marco1
  16.  # 17

Não percebi esta parte...fala de impostos?
  17.  # 18

Penso que se referia às contas mensais...como dividir contas de água, luz, gás e outras.
    Contadores de entalpia resolvem...
    Concordam com este comentário: marco1

0.0219 seg. NEW