Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Tenho um telhado que foi substituído há menos de 10 anos. Não temos placa. Quando chove muito há sempre zonas em que entra água. Uma empresa apresentou-nos 2 soluções: pôr telha sandwiche ou uniformizar as telhas (pelos vistos temos várias qualidades de telha), lavar, impermeabilizar e substituir rufos. Eu tenho 2 velux e várias partes com telhas transparente por causa da luz. O painel sandwiche ia permitir isso? Mas sem sandwiche, há hipótese de não voltar a ter infiltrações em dias de muita chuva e vento?
    Muito obrigada desde já.
  2.  # 2

Tudo depende da qualidade proejeto e da qualidade do instalador.
    À partida todos os sistemas funcionam, mas um mau planeamento e/ou uma má instalação deitam tudo por terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Matiac
  3.  # 3

É que o painel sandwiche fica cerca de 23000. Uniformizar telhas, lavar, impermeabilizar, 9000. O último preço parece-me exagerado pois pouco material se vai gastar, mas as telhas ainda estão novas e neste caso aproveitavam-se.O telhado tem 300m2.Fico mesmo na dúvida
  4.  # 4

Uma coisa é certa, arranje um aplicador melhor que o anterior. Meta fotos do seu telhado e podemos dar bitaites com maiores certezas, mas não vejo razão para trocar as telhas por painel. Eu tenderia para uniformizar e siga.
    • Matiac
    • 25 março 2026 editado

# 5

Mando foto de 2 zonas a que tenho acesso sem subir ao telhado, não sei se foi aqui que viram as telhas diferentes, mas algumas parecem estar um pouco levantadas. Uma pessoa que esteve aqui há 1 ano disse que o problema era das vigas não estarem direitas, mas estes disseram que era por as telhas não casarem..
      telhado 2.jpg
      telhado1.jpg
  5.  # 6

se desse para levantar as telhas, bastava meter por baixo das mesmas subtelha, da onduline por exemplo.
  6.  # 7

Mas aí já ia encarecer bastante, pelo preço que vi. Se calhar levam-me mais uns 5000e e fica pouco menos que pôr sandwiche por todo.
  7.  # 8

Colocado por: MatiacSe calhar levam-me mais uns 5000e e fica pouco menos que pôr sandwiche por todo.
    mas fica mais bem servido. telha sanduiche á um erro
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  8.  # 9

Colocado por: marco1se desse para levantar as telhas, bastava meter por baixo das mesmas subtelha, da onduline por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Matiac

Levanta as telhas mete onduline e já está, nem é necessário ripado e nas cumeeiras levantam como.

Isto em teoria é tudo simples e de fácil aplicação.
  9.  # 10

é Varejote, é acredite.
    dá trabalho, dá, mas resolve e não é chegar ali partir tudo tirar todas as telhas e meter telhado sanduiche.
    nas cumeeiras qual é o problema? é que se estiverem todas com cimento por baixo é errado, assim fica como deve ser.
    basta consultar o site da onduline tem lá todos os pormenores cad para cada situação.
    o ripado por cima do onduline para agarrar as telhas são trocos.
  10.  # 11

Colocado por: marco1é Varejote, é acredite.
    dá trabalho, dá, mas resolve e não é chegar ali partir tudo tirar todas as telhas e meter telhado sanduiche.
    nas cumeeiras qual é o problema? é que se estiverem todas com cimento por baixo é errado, assim fica como deve ser.
    basta consultar o site da onduline tem lá todos os pormenores cad para cada situação.
    o ripado por cima do onduline para agarrar as telhas são trocos.

As cumeeiras estão chumbadas com argamassa de cimento, assim como as telhas por baixo delas.

Só partindo, sei do que falo, porque tive de substituir umas no meu telhado.
  11.  # 12

se estão agarradas com cimento está mal feito.
    acha preferivel arrancar todo o telhado e por sanduiche?
  12.  # 13

Colocado por: marco1se estão agarradas com cimento está mal feito.
    acha preferivel arrancar todo o telhado e por sanduiche?

Já andei em cima de muito telhado, praticamente todos estão chumbados.

Assim...
      37.png
  13.  # 14

A imagem da direita, tambem está mal executada....
  14.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasA imagem da direita, tambem está mal executada....

A imagem tirei da net, não fui eu que fiz.😏
    A maior parte dos telhados em Portugal estão feitos dessa maneira.

Pelo pouco que se percebe, o do tópico também.
  15.  # 16

existe há anos e anos um manual português " manual de aplicação de telhas cerâmicas"
    parece que a ciência nunca serve para nada :(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, jorgemlflorencio
  16.  # 17

Este?

Se for, está disponível online e tudo!

Boa dica!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  17.  # 18

esse mesmo
  18.  # 19

A questão é que também temos zero isolamento térmico. O sandwiche não resolvia melhor que subtela?
    • marq
    • 30 março 2026

# 20

Que tipo de painel sandwich está a pensar colocar?
    Vai gastar dinheiro e em poucos messes vai ter água em casa por causa da condensação.

Mande lavar o telhado e apiclar hidrofugante. Substitui as telhas que estejam rachadas ou mesmo partidas. Se der aplique a subtelha.
    Pelas fotos não dá para ver se tem argamassa nas telhas ou não, pelo que se não tiver a aplicação da subtelha é uma solução boa. Quer isolar melhor o telhado, coloque teto falso com lã de rocha, e feito. Nas fotos também não se aprecia que existam telhas diferentes, mas se existem é troca-las por compativeis as existentes.

0.0200 seg. NEW