Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

2.  # 42

Basicamente um radiador aquece ar por convecção e irradia calor sem contacto, um convector somente transfere por convecção com uma muito pequena transmissão por radiação.

Convecção é transferência de calor através de circulação de ar.

Radiação e transferência de calor sem movimento de ar.
  3.  # 43

Colocado por: jorgealvesBasicamente um radiador aquece ar por convecção e irradia calor sem contacto, um convector somente transfere por convecção com uma muito pequena transmissão por radiação.

Convecção é transferência de calor através de circulação de ar.

Radiação e transferência de calor sem movimento de ar.

Ou seja, o convector aquece maioritariamente poe convecção. Mas essa convecção também é forçada, certo? Para ter maior percentagem de convecção vs radiação face ao radiador típico
    Como é que essa convecção forçada ocorre? Terá algum sistema de ventilação? Mas assim, sendo, não é o que sucede com os ventiloconvectores (que fazem pressão negativa na parte de baixo para obrigar maior fluxo de ar a passar pelos elementos quentes)?

Não penso em trocar os radiadores dado que já são de alumínio e na verdade, pelos preços que vi dos convectores para a mesma carga térmica ficaria muito caro. Mas para o piso inferior, onde não tenho qualquer sistema de aquecimento e onde irei instalar futuramente aquando de obras profundas, pode ser uma ideia.
  4.  # 44

Colocado por: Beira Interior Power

Não penso em trocar os radiadores dado que já são de alumínio e na verdade, pelos preços que vi dos convectores para a mesma carga térmica ficaria muito caro.

Quer dizer... até pode ser um equilíbrio financeiro, neste sentido. Se com esses convectores conseguir uma produção térmica idêntica aos actuais radiadores e apenas exigirem uma bomba de calor de baixa temperatura, acabaria por poupar na BC (e nos consumos) o que agora gastaria numa BC de alta temperatura (mais a possível revenda dos radiadores que estão em bom estado). Feitas as contas até podia não ser um investimento total muito mais caro... mas se esses convectores podem funcionar com BC de baixa temperatura (que na minha muita ignorância servem mais para PRH), então a temperatura de saída doa convectores também nunca seria muito superior a 45 graus, para não ter a BC de baixa temperatura a puxar no "red line"...
    E seria isso suficiente para zonas frias da Beira Interior como a minha (andará no I2 mas a tocar muito no I1)...
    Há quem instale aqui PRH mas o conceito é diferente: ligam em Outubro e desligam em Março. A minha ideia era manter o recuperador de calor com caldeira para o AQC (e também AQS dado que tem sistema de serpentina no termocaumulador), mas apenas ligá-lo à noite e em dias mais frios (contrariamente ao que sucede agora em que nos dias de Inverno, tenho de ligá-lo depois de almoço sob pena das temperaturas em casa irem para baixo dos 16...). E estes convectores têm temperatura máxima de funcuonamento? Ou seja, podem estar associados a um recuperador com caldeira, ainda que se defina a temperatura para valores mais baixos que os actuais 60. C para começar a circular a água?
    Desculpe lá estas questões todas mas tenho lido muitos tópicos aqui pelo fórum e tenho visto que é dos percebe da poda...

PS: também comercializa estes equipamentos?
  5.  # 45

uma bomba de calor Daikin 3M (baixa temperatura) faz 60ºC,

uma Altherma 4H faz 75ºC (neste momento é a maquina mais eficiente e silensiosa do mercado)

ambas podem trabalhar para um deposito de inercia com ajuste automatico de temperatura de impulsão.

por enquanto eu aconselhava não trocar nada e optar pela maquina de baixa temperatura ou caso exista disponibilidade financeira a nova Altherma 4
  6.  # 46

Colocado por: jorgealvesuma bomba de calor Daikin 3M (baixa temperatura) faz 60ºC,

uma Altherma 4H faz 75ºC (neste momento é a maquina mais eficiente e silensiosa do mercado)

ambas podem trabalhar para um deposito de inercia com ajuste automatico de temperatura de impulsão.

por enquanto eu aconselhava não trocar nada e optar pela maquina de baixa temperatura ou caso exista disponibilidade financeira a nova Altherma 4

Pois... a Altherma 4H parece algo bem interessante mas também não tenho um Mercedes na garagem...

Além disso, se para o interior da Europa, com temperaturas bem negativas, essa máquina é bem indicada, duvido que não haja algo mais em conta para enfrentar o simples e mero interior português.

A Daikin 3M tem a vantagem dos baixos consumos. Mas tendo em conta que os radiadores devem funcionar a essa temperatura (60.ºC), ao estar a pedir à bomba de calor para assumir essas temperaturas não é o mesmo que estar a pedir-lhe para andar sempre em esforço contínuo? Voltando à metáfora automobilística, não é o mesmo que andar sempre com o Audi A3 1.4 no red line, ao invés de comprar um Toyota 2.0? :)
  7.  # 47

Colocado por: Beira Interior Powernão é o mesmo
    não, as diferenças são maior temperatura e maior consumo
  8.  # 48

Colocado por: jorgealvesnão, as diferenças são maior temperatura e maior consumo

Então para a saúde e vida útil da bomba de calor, ter uma BC que tenha uma temperatura de 60°C e outra BC que faça 65°C ou até 75°C é igual pedir-lhes para terem os radiadores a 60°C?

Pedir a uma BC que faça constantemente a sua temperarura máxima não é um problema?

E já agora, a BC que faz temperatura de 65°C não consumirá menos kwh do que a BC que só faz 60°C, a uma temperatura pedida que 60°C?
  9.  # 49

Colocado por: Beira Interior PowerPedir a uma BC que faça constantemente a sua temperarura máxima não é um problema?
    não
  10.  # 50

Colocado por: Beira Interior Powera BC que faz temperatura de 65°C não consumirá menos kwh do que a BC que só faz 60°C, a uma temperatura pedida que 60°C?
    um bocado confuso mas vamos ver se explico:
    existem 3 bombas de calor cujas temperaturas maximas são respectivamente 60ºC, 70ºC e 75ºC.

a que consome menos para fazer o trabalho termodinamico é de 75ºC (nova Altherma 4H)(COP anunciado para 70ºC por volta de 6), depois vem a anterior geração Altherma 3 H que faz 70ºC (COP 3\4) e a monobloco que resolve 90% das necessidades de aquecimento é a mais gulosa ( mesmo assim estamos a falar de COP a rondar os 2.5) mas muito mais em conta.
    • eu
    • 16 abril 2026

# 51

Colocado por: jorgealvesnova Altherma 4H)(COP anunciado para 70ºC por volta de 6),

Fogo, isto é fabuloso.

E em termos de custo, anda em que valores?
  11.  # 52

Está a falar da Altherma 3 H HT/ 4 H HT e não simplesmente da 3H / 4H HT certo?

E claro, o preço da 4H HT é para Ferrari...

Para quando a Altherma 3 H TH, ao preço da monobloco? :)

De qualquer forma esses COP são para temperaturas exteriores de 7.ºC e para água a 35.ºC (piso radiante)... logo, condições reais muito diferentes de um Inverno no interior Norte.

Quais os COP dessas máquinas a temperaturas exteriores de 5.º e água a 60.ºC? Vamos para COP na ordem dos 2...
  12.  # 53

25ºC(setpoint) - 30ºC a ~0ºC exterior é perfeitamente normal, mesmo sem isolamento elevado ao expoente máximo; é aumentar a superfície radiante. São os valores dos meus dois últimos Invernos
  13.  # 54

Colocado por: Beira Interior PowerDe qualquer forma esses COP são para temperaturas exteriores de 7.ºC e para água a 35.ºC
    leia bem o que eacrevi.

Para piso radiante a Altherma 4 H HT tem SCOP a rondar os 7,5

A Altherma 3R tem SCOP a rondar os 5.9 com PRH ( tenho algumas a funcionar com estes registos)
  14.  # 55

Colocado por: Beira Interior PowerPara quando a Altherma 3 H TH, ao preço da monobloco?
    na campanha de inverno esteve quase ao mesmo preço
  15.  # 56

Colocado por: jorgealvesleia bem o que eacrevi.

Para piso radiante a Altherma 4 H HT tem SCOP a rondar os 7,5

A Altherma 3R tem SCOP a rondar os 5.9 com PRH ( tenho algumas a funcionar com estes registos)

Eu li o que escreveu sobre o COP de cada uma das BC. Mas agora é que indicou para piso radiante. Para temperaturas de radiadores (60C) qual é o SCOP invernal? E certamente será mais alto na Altherma 4HT do que na Altherma 3H H.

0.0230 seg. NEW