Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde aos utilizadores deste forum e é uma enorme alegria voltar este forum por onde andei nos saudoses anos de 2008-2009-2010 aquando a construção da minha casa.

O meu tema é, estou a pensar adquirir um kit the bateria plug and play, tendo neste momento um kit solar autoconsumo da solax com um inversor de 1Khw.
    A minha questão é, aquilo funciona mesmo como é anunciado, somente ligar ao kit à tomada de casa e com a configração adequada armazenar a energia produzida pelos paineis, podendo funcionar também em off grid?

Muito Obrigado

Filipe Santos
  2.  # 2

3.  # 3

Também estou interessado. O problema é que no tópico aberto fala-se em tanta coisa menos neste tipo de painéis plug and play ou se falam já perdeu no meio de tanto assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
    • hangas
    • 13 abril 2026 editado

# 4

Colocado por: afsantossomente ligar ao kit à tomada de casa e com a configração adequada armazenar a energia produzida pelos paineis, podendo funcionar também em off grid?

Não será só ligar à tomada. Com certeza irá precisar de um medidor no quadro elétrico. Isso permite ao equipamento detectar qualquer excedente, e "consumi-lo" para dentro da bateria. No processo reverso, permite ao equipamento injectar energia na rede da casa na medida exacta para evitar que sobre para a rede.

Quando ao funcionar em off grid, apenas ligado à tomada, certamente que não.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos
  4.  # 5

Não sei se existem baterias plug & play, mas suponho que não pela complexidade do tema.

Há muito para estudar neste assunto, o tópico referido é uma boa fonte. É extenso é certo, mas o tema também.

Em alternativa, sugeriria pedir uns orçamentos em empresas da zona. Sempre recebe opiniões sobre possíveis soluções.
  5.  # 6

Colocado por: jorgemlflorencioNão sei se existem baterias plug & play, mas suponho que não pela complexidade do tema.

Existem. Mas tipicamente a publicidade dos mesmos omite alguns detalhes importantes que fazem com que para muita gente não seja assim tão plug n' play

Veja-se por exemplo este sistema aleatorio de uma pesquina no google:

https://robinsun.pt/en/products/marstek-venus-e-3-0

Fica muito bonito ali a imagem daquilo ligado de forma simples numa tomada, mas depois refere a opção recomendada de smart-meter para justamente o aparelho gerir a carga de descarga.

Depois a referencia a off-grid da forma como esta descrita, leva muita gente a pensar que em caso de falha de luz aquilo magicamente garante luz em casa.
    Mas é preciso ir as preguntas frequentes para peceber que isso é feito a partir de uma tomada de emergencia no proprio aparelho. Ou seja, num apagão, é preciso ligar o frigorifico directamente essa tomada de emergencia, porque obviamente não vai injectar na ficha onde está ligado.

É uma solução perfeitamente valida para um apartamento, mas nunca será um sistema de instalar e esquecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0118 seg. NEW