Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros membros, gostaria da vossa opinião técnica sobre um problema de infiltrações num edificio em propriedade horizontal.
    Contexto:

1) Edifício: Construção dos anos 80 em Cascais, em regime de propriedade horizontal.

2) Problema: Vizinho queixou-se de infiltrações no seu apartamento (conforme Foto 1), tendo ainda sido detectadas fendas visíveis na fachada exterior do edificio (Fotos 2).

3) Seguradora: Seguro exclui cobertura do seguro pois a sua peritagem indica que a causa é a'deficiente impermeabilização da fachada.

Nota : o condomínio já tinha aprovado em AG (antes deste evento) uma intervenção de rebocagem e pintura da fachada.

As minhas questões são:

1. Num edifício com esta idade e com fendas já abertas, uma intervenção comum é suficiente para resolver permanentemente o problema – caso contrário, o que se precisa fazer ?

2. O que caracteriza tecnicamente um trabalho de impermeabilização de fachada ?~

3. Quais as consequências de não se dar o tratamento adequado para resolver permanentemente o problema – sendo que eu quero que se resolva e não quero ter responsabilidade conjunta com os restantes condóminos em caso de no futuro se repetir a situação.

4.Que cuidados ou produtos específicos devo exigir que constem no orçamento para garantir que o problema não regressa no próximo inverno, sendo que queria pedir do empreiteiro uma certificação dos trabalhos para serem entregues à seguradora para que o problema da impermeabilização fique resolvido

Agradeço desde já a vossa ajuda e experiência
    Eduardo
  2.  # 2

Descomplique. O prédio teve 40 anos sem meter água. Devolvam a fachada ao seu estado original e está tudo bem. Sobretudo tire da cabeça que qualquer empreiteiro lhe vai passar uma espécie de termo de responsabilidade sobre a intervenção (a não ser que pague o triplo do normal talvez).
    Concordam com este comentário: freewilie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  3.  # 3

Existem empresas e profissionais que efetuam esse tipo de assessoria aos condomínios.
    Efetuam um relatório de diagnóstico de patologias e depois se contratado elaboram um caderno de encargos par as obras necessárias. Podem ainda ajudar a lançar a consulta a empreiteiros e ajudar na escolha da proposta mais favorável.

Na Região de Lisboa, posso recomendar a IMODIAG, com sede em Sacavém:
    https://www.imodiag.pt/
    Concordam com este comentário: freewilie
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie, jorgemlflorencio
  4.  # 4

Viva Pedro agradecido e concordo alias eu já escrevi uma carta à Assembleia Geral onde solicitava que fosse contratada uma empresa que fizesse estes diagnosticos para a ADM anualmente poder apresentar um documento pericial para que os condóminos pudessem ter conhecimento do estado real das partes comuns, prioritizar obras e decidir com informação real

infelizmente as pessoas não querem gastar dinheiro e preferem soluções baratas. este condominio recusa fazer obras de manutenção de elevadores, substituiram a conduta de água por canos dentro do prédio, autorizaram obras de conversão de uma cave para um apartamento sem nenhum pedido ao dono da fracção, nunca foi feita uma revisão do telhado etc.

entretanto apresentam-um orçamento de obra sem qualquer detalhe que fico sem perceber se resolverá a impermebialização do edificio e pedem me para pagar 900 euros.

Vou pagar mas queria pagar sobre protesto pois entendo que está a ser feita uma gestão negligente das partes comuns e se os problemas de infiltrações repetirem-se para o futuro queria ter esta prova documentada da negligencia no tratamento das coisas para excluir a minha responsabilidad.e

obrigado
    Eduardo
  5.  # 5

Ferreira, para um leigo em termos técnicos o que se chama devolter a fachada ao seu estado original ? colocar cimento e argamassa e pintar resolve o problema de falta de impermebialização levantado pela seguradora e que deu origem as infiltraçoes ?
  6.  # 6

Resolve tudo e mais alguma coisa. Bate chapas e tinta robbialac nisso, fica como novo. Se precisar de quem lhe faça o trabalho mande-me um email (username na google) e mando-lhe pessoas de confiança.
  7.  # 7

Tenho um apartamento que teve um caso semelhante ,numa fachada sem janelas a norte o reboco foi arranjado uma vez e acabou por ser pintado duas vezes com tintas supostamente adequadas , não resolveu, acabamos por escolher entre duas soluçoes Rebocar com armaçao de fibra de vidro e pintura ( vulgo véu de noiva ) ou Etics como a variaçao de preço era minima 2000 euros em 20000 euros de obra acabamos por colocar o Etics , resolveu o problema..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: freewilie

0.0130 seg. NEW