Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a procurar aconselhamento para implementar um sistema de drenagem numa zona exterior da minha casa, junto a uma piscina.

Tenho um pavimento em Santa Catarina, e ao longo da lateral (assinalada a amarelo na imagem que anexo), existe contacto direto com zonas de terra/relva ligeiramente mais elevadas. Em períodos de muita chuva, como aconteceu este inverno, a água tende a acumular-se.
    A minha ideia inicial é instalar um sistema de drenagem ao longo de toda essa lateral — idealmente uma calha de drenagem superficial — acompanhando inclusive a zona curva existente.

Na imagem em anexo:

A linha amarela indica o percurso onde pretendo colocar a drenagem
    Os dois pontos assinalados a azul correspondem a caixas pluviais, para onde seria possível encaminhar a água.

As minhas principais dúvidas são:

1) Será mais adequado instalar uma calha de drenagem superficial (com grelha), ou optar por uma vala drenante com tubo perfurado (ou eventualmente uma combinação de ambos)?
    2) Tendo em conta que parte do percurso é curvo, qual a melhor forma de executar essa zona — uso de segmentos retos, soluções flexíveis, ou outra abordagem?
    3) Qual a solução mais durável e segura para evitar infiltrações sob o pavimento?
    4) Faz sentido complementar com tubo drenante envolvido em brita e geotêxtil por baixo da calha?

Qualquer sugestão de sistema, materiais (tipos de calha, etc.) ou boas práticas de instalação será muito bem-vinda.

Obrigado desde já pela ajuda.
      pool.jpg
  2.  # 2

Vala de drenagem com geodreno D>100mm, conectado ás caixas de pluvial existentes.
    MAnter um revestimento permeável ( brita/ casca de pinheiro, etc..)
  3.  # 3

A que profundidade deve ser cavada uma vala de drenagem desse género?
    •  
      marco1
    • 16 abril 2026 editado

# 4

comece por calcular a pendente desde metade da distancia entre as duas caixas para o geodreno, ai com uma inclinação de 2.5 %
    depois basta por cima do geodreno no ponto mais alto ai uns 15 cm de brita.
    agora é fazer contas, de qualquer maneira um pedreiro executa isso sem grandes complicações e com as profundidades e camadas corretas.
    ah e pode fazer o traçado do geodreno a circundar esse pavimento em tijoleira, portanto na borda do mesmo

0.0046 seg. NEW