Tenho duas dúvidas sobre a alteração de caixilharias em frações integradas num condomínio e gostava de saber a vossa opinião ou experiência:
1. Alteração de caixilho fixo: É possível substituir uma janela de vidro fixo por uma de batente ou de correr (garantindo dentro do possível a mesma cor e expressão) sem ter de pedir autorização ao condomínio?
2. Conversão de Loja em Habitação: Considerando uma fração de comércio que seja convertida para habitação, é comum lidarmos com montras grandes, muitas vezes de vidro fixo ou sem caixilharia. Nestes casos, é possível alterar o formato da caixilharia para criar aberturas adequadas a uma casa (tentando respeitar a estética da caixilharia do prédio)? Isto exige sempre aprovação do condomínio e/ou um novo projeto de licenciamento na Câmara Municipal?
Eu alterei as janelas todas do meu apartamento, mas pedi autorização em assembleia. Troquei alumínio de correr por PVC de abrir com oscilobatente, em dimensões e cor tão semelhantes com as originais quanto possível. À distância não se percebe a diferença e mesmo perto passa bem por igual.