Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos
    Ora hoje chegou a minha vez vez de contribuir um pouco aqui para o forum.
    Comprei uma casa atraves de uma imobiliaria na zona vila nova de gaia.
    Tenho acompanhado a construcao da mesma e feito fotos e sempre consegui verificar o que estava no projecto de arquitectura e estabilidade. Entretanto estive for do pais em trabalho, e quando regresso verifico que algo nao esta de acordo com o projecto de estabilidade, nomeadamente as lajes de piso.
    Fotografei mesmo a pouco a situacao e a foto vai ficar aqui disponivel para os experts dare a opiniao.
    Uma das lajes de piso tem as vigotas numa disposicao que eu nunca vi... Ou seja, numa laje tem vigota dupla, tripla, e quadrupla ...
    Isto faz sentido ? Foi um erro de projecto ? ou foi uma alteracao de ultima hora?
    NOTA - as vigotas tem cerca de 8 metros de comprimento.
    Amanha vou de imediagto ter com a imobiliaria e perguntar o que se passou...

Muito obrigado ao forum.
    Vou colocando mais fotos aqui a partir de agora.
      WhatsApp Image 2026-04-1sss9 at 11.28.35 AM.jpeg
      WhatsApp Image 2026-04-19 at 11.28.35 AM.jpeg
      WhatsApp Image 2026-04-19 at 11eee.28.36 AM.jpeg
  2.  # 2

Colocado por: ZE Antonio NunesAmanha vou de imediagto ter com a imobiliaria e perguntar o que se passou...

Comprou a casa à imobiliária?
    Tem que falar com quem lhe vendeu a casa.
    Quanto à situação pode estar bem ou mal, só vendo o que está no projeto, ou até pode estar diferente do projeto caso tenham optado por outra marca de vigotas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZE Antonio Nunes
  3.  # 3

Não tem que perguntar á imobiliária pois esse não tem nada a ver com a obra.
    Tem que perguntar aos técnicos que assumiram a direção de fiscalização e a direção técnica.
    Esses é que são responsáveis por todas as alterações
    Concordam com este comentário: PR10
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZE Antonio Nunes
  4.  # 4

Eu para um vao perecido com 8.35m tenho laje macica de 25cms e malha dupla de 12//15… e ja é o segundo topico nos ultimos dias onde aparecem vaos de 8m com lajes aligeiradas.
    Isto realmente ja nao se percebeé nada
  5.  # 5

Colocado por: DR1982Eu para um vao perecido com 8.35m tenho laje macica de 25cms e malha dupla de 12//15… e ja é o segundo topico nos ultimos dias onde aparecem vaos de 8m com lajes aligeiradas.
    Isto realmente ja nao se percebeé nada
    Poie .. tem razao .. ou seja, tanta regra tanto eurocodigo e tant alegislacao e afinal estamos quase como ha 30 ou 40 anos ..... pouco mudou
  6.  # 6

Ora apos consultar o projecto final so previa laje tripla na laje do res do chao.
    O empreiteiro sugeriu na altura da montagem da laje de por uma quarta vigota a meio da laje e tirar algumas vigotas juntas aos pilares para assim reforcar a laje no meio. Ao que parece a equipa de projectistas concordou mas nao formalizaram a coisa nem sequer ha registos desta alteracao. Mas o empreiteiro disse que se nao levasse a quarta vigota ao meio a laje tremia por todo o lado ....
  7.  # 7

Fazem essa nota no livro de obra e assinam todos.
    Empreiteiro, DT e DF

0.0104 seg. NEW