Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros, que cuidados devemos ter ao adquirir uma moradia com 40 anos?
    Da minha inspecção visual não vi uma única fissura, uma boa construcção. Acabamentos muito bons, madeiras nobres, quintal em calçada portuguesa.
    Já sei que canalização e electricidade é para trocar e refazer de novo ... Caxilharia, ETICS, limpeza de telhado ...

Uma outra questão prende-se com o seguinte:

Será que conseguirei derrubar as paredes assinaladas a vermelho sem ter que colocar uma viga (A parede na cozinha que separa o quarto já não existe)?
    De notar que temos um sotão com 2 divisões amplas.

A dona tem tudo muito bem organizado numa capa e tem as plantas originais, mas não tem nada mais ... será que em 1983 já havia os projectos de especialidade? Se sim conseguirei esses documentos na câmara?

Claro que irei consultar um gabinete de engenharia para ver esta questão. Mas gostava de obter aqui opiniões de quem tem mais experiência do que eu.

Planta_RC - Copy.jpg
  2.  # 2

Bom dia

Não sendo paredes estruturais em principio pode mas existe reservas deve consultar um engenheiro para avaliação da estrutura superior
    se vai aproveitar o sotão criando carga então aconselho a fazer um reforço da lage com estrutura de vigas HEB metálicas.
    Concordam com este comentário: arichard
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arichard
  3.  # 3

Colocado por: Costa53Bom dia

Não sendo paredes estruturais em principio pode mas existe reservas deve consultar um engenheiro para avaliação da estrutura superior
    se vai aproveitar o sotão criando carga então aconselho a fazer um reforço da lage com estrutura de vigas HEB metálicas.
    Concordam com este comentário:arichard
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arichard

O sotão já existe e está aproveitado, tem soalho flutuante, janela, casa de banho, são umas águas furtadas.
    Mas sim se calhar para ficar mais descansado colocar umas vigas
  4.  # 4

Isso tem de ser avaliado por algum técnico com experiencia em edificos! Pode não ser necessário qq tipo de reforço estrutural... Depende da estrutura. E tenha cuidado... que já fui ver situações similares em que eng. civil novatos diziam que não tinha qq problema e podia efetuar a demolição... Não era verdade.
    Felizmente o dono de obra pediu uma segunda opinião.
    Pela planta, quase de certeza que será necessário reforço, pois ou existem pilares nalguns sítios, ou não havendo... terão de ser criados, bem como vigas de reforço. Essas lajes são aligeiradas? Já fez sondagens? Já pediu o projeto de estabilidade?
    è necessário todos esses dados para um correta avaliação da intervenção necessárias. Também sabendo as condicionantes estruturais, poderá a solução de arquitetura ser optimizada de forma a minimizar a intervenção..
    Pondere bem.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasIsso tem de ser avaliado por algum técnico com experiencia em edificos! Pode não ser necessário qq tipo de reforço estrutural... Depende da estrutura. E tenha cuidado... que já fui ver situações similares em que eng. civil novatos diziam que não tinha qq problema e podia efetuar a demolição... Não era verdade.
    Felizmente o dono de obra pediu uma segunda opinião.
    Pela planta, quase de certeza que será necessário reforço, pois ou existem pilares nalguns sítios, ou não havendo... terão de ser criados, bem como vigas de reforço. Essas lajes são aligeiradas? Já fez sondagens? Já pediu o projeto de estabilidade?
    è necessário todos esses dados para um correta avaliação da intervenção necessárias. Também sabendo as condicionantes estruturais, poderá a solução de arquitetura ser optimizada de forma a minimizar a intervenção..
    Pondere bem.

Obrigado pela resposta.
    Não sei se a laje é aligeirada. Vou tentar saber.
    Ainda não fiz nenhuma sondagem.
    O projecto de estabilidade a dona não tem, pelo menos na pasta onde tinha a documentação toda e as plantas não vi nada relacionado com isso. Será que isso estará na câmara? Será que em 1983 isso já era obrigatório?

Na minha perspectiva acho o vão demasiado grande para não levar uma viga de suporte.
  6.  # 6

Colocado por: aricharderá que isso estará na câmara? Será que em 1983 isso já era obrigatório?

Sim.

Colocado por: arichardNa minha perspectiva acho o vão demasiado grande para não levar uma viga de suporte.

Essas intervenções não são uma questão de "perspectiva".
  7.  # 7

O projeto de estabilidade pode ser consultado na Câmara Municipal, mas tem de ir com um técnico, senão perde-se no meio da papelada do processo.
  8.  # 8

Colocado por: nunogouveiaO projeto de estabilidade pode ser consultado na Câmara Municipal, mas tem de ir com um técnico, senão perde-se no meio da papelada do processo.

Não posso pedir uma cópia dps documentos do processo? E assim fico com a documentação toda relativamente a moradia?
  9.  # 9

Pode
  10.  # 10

Para ter todo o processo, a uns 0,25€ por cópia, vai custar-lhe, uns 4327€
  11.  # 11

Colocado por: nunogouveiaPara ter todo o processo, a uns 0,25€ por cópia, vai custar-lhe, uns 4327€

Com a desvantagem de que o que está nos projetos quase de certeza que não é o que foi feito em obra
  12.  # 12

é sempre bom ter os projetos originais
    até pode ser que deixem fotografar ou que tenham entretanto digitalizado.
    tambem não precisa de toda a papelada, pode chegar só a parte desenhada e são menos folhas.
    Concordam com este comentário: zedasilva, arichard
  13.  # 13

Na câmara do porto se estiverem digitalizado paga zero e manda para o mail os documentos que pedir
  14.  # 14

Colocado por: zedasilva
    Com a desvantagem de que o que está nos projetos quase de certeza que não é o que foi feito em obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arichard

Pois, isso é o que mais preocupa.
    Mas claro que terá que haver um estudo mais aprofundado sobre o imóvel e o que está feito.

0.0188 seg. NEW