Colocado por: Costa53Bom dia
Não sendo paredes estruturais em principio pode mas existe reservas deve consultar um engenheiro para avaliação da estrutura superior
se vai aproveitar o sotão criando carga então aconselho a fazer um reforço da lage com estrutura de vigas HEB metálicas.
Colocado por: Pedro BarradasIsso tem de ser avaliado por algum técnico com experiencia em edificos! Pode não ser necessário qq tipo de reforço estrutural... Depende da estrutura. E tenha cuidado... que já fui ver situações similares em que eng. civil novatos diziam que não tinha qq problema e podia efetuar a demolição... Não era verdade.
Felizmente o dono de obra pediu uma segunda opinião.
Pela planta, quase de certeza que será necessário reforço, pois ou existem pilares nalguns sítios, ou não havendo... terão de ser criados, bem como vigas de reforço. Essas lajes são aligeiradas? Já fez sondagens? Já pediu o projeto de estabilidade?
è necessário todos esses dados para um correta avaliação da intervenção necessárias. Também sabendo as condicionantes estruturais, poderá a solução de arquitetura ser optimizada de forma a minimizar a intervenção..
Pondere bem.
Colocado por: aricharderá que isso estará na câmara? Será que em 1983 isso já era obrigatório?
Colocado por: arichardNa minha perspectiva acho o vão demasiado grande para não levar uma viga de suporte.
Colocado por: nunogouveiaO projeto de estabilidade pode ser consultado na Câmara Municipal, mas tem de ir com um técnico, senão perde-se no meio da papelada do processo.
Colocado por: nunogouveiaPara ter todo o processo, a uns 0,25€ por cópia, vai custar-lhe, uns 4327€
Colocado por: zedasilva
Com a desvantagem de que o que está nos projetos quase de certeza que não é o que foi feito em obra