Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a começar o processo de construção de uma moradia unifamiliar no Grande Porto e gostava de pedir a vossa ajuda e opinião.
    Tenho apenas o projeto de arquitetura feito. A casa tem cerca de 200 m² já com as varandas e com o aproveitamento do sótão.
    As minhas dúvidas são as seguintes:

Que empresas de LSF recomendam na zona do Grande Porto? Ouvir falar bem da "BlinkHouse" e do "Planos Idílicos".
    Alguém já construiu com eles ou conhece alguém que tenha?

Pelo que li, já deu para entender que fiz a asneira de andar a pedir orçamentos só com o projeto de arquitetura, não me aguentei e quis mesmo ter a noção dos valores, tendo em conta que estou limitado com o financiamento do banco... Tendo somente o projeto de arquitetura, o que é mesmo o recomendado fazer agora?

A nível de valores por m2, quando andei a ver o ano passado, andavam na média dos 1200-1500 euros, mas os orçamentos que me foram apresentados até agora ficam acima dos 1700euros. Os valores por m2, auementaram assim tanto neste últimos tempos?

Desde já agradeço qualquer ajuda ou experiência que possam partilhar.
    É tudo muito novo para mim e estou um pouco perdido.
    Obrigado!
  2.  # 2

Bem vindo aqui à chafarica.
    Sentinela, já fez uma pesquisa por aqui? Há mt informação sobre LSF.

Onde exactamente é a contenda?
    Se tem projecto de arquitectura isso já foi pensado para ser em LSF? E pq LSF? …

Qual é o orçamento que tem para uma construção? Esqueça lá isso de valores por m²!…
    Concordam com este comentário: PR10, Ruikode
    • PR10
    • 21 abril 2026 editado

# 3

Colocado por: SentinelaPlanos Idílicos

https://www.youtube.com/watch?v=jOZpBGZj_fU&t=5s

Pedir orçamento sem especialidades só pode dar asneira. Até nem lhe deviam dar orçamentos pois é banha da cobra chutar um numero para o ar.
  3.  # 4

Colocado por: gil.alvesBem vindo aqui à chafarica.
    Sentinela, já fez uma pesquisa por aqui? Há mt informação sobre LSF.

Onde exactamente é a contenda?
    Se tem projecto de arquitectura isso já foi pensado para ser em LSF? E pq LSF? …

Qual é o orçamento que tem para uma construção? Esqueça lá isso de valores por m²!…
    Concordam com este comentário:PR10,Ruikode

Já vi várias discussões sobre empresas de construção ,tanto recomendações como alertas e, no meu caso, as empresas que estou a considerar são as que mencionei no comentário. Gostava de saber se alguém aqui já trabalhou com elas e qual foi a experiência.

A construção será em Valongo (Porto). O projeto de arquitetura foi feito pelo arquiteto que trabalha com projetos em alvenaria, mas ainda não decidimos totalmente o tipo de construção (alvenaria vs. LSF).

Quanto às especialidades, a ideia é que sejam desenvolvidas pela própria empresa que executar a obra, sobretudo se optarmos por LSF, para garantir melhor compatibilização e otimização.

Em termos de orçamento, o limite de financiamento para a construção é de cerca de 1.500m2. Idealmente, gostaria de ficar abaixo desse valor, já que ainda teremos os custos de mobiliário pela frente.
  4.  # 5

Colocado por: PR10

https://www.youtube.com/watch?v=jOZpBGZj_fU&t=5s

Pedir orçamento sem especialidades só pode dar asneira. Até nem lhe deviam dar orçamentos pois é banha da cobra chutar um numero para o ar.

Já vi alguns vídeos e transmitiram-nos bastante confiança no Sr. José e nas suas equipas.

Relativamente às especialidades, que recomenda tratar já nesta fase? Algumas empresas pediram-nos o mapa de quantidades, e tenho visto em várias discussões que isso é praticamente obrigatório e pode ajudar a poupar milhares de euros.

Gostava de perceber melhor a sua opinião sobre isso e quais os próximos passos mais aconselhados.
    • PR10
    • 22 abril 2026 editado

# 6

As Especialidades todas para ter um orçamento como dever ser e saber+ - aquilo que vai gastar. Mas conte com derrapagens.

Mapa de quantidades sim claro deve ter também.

1500 m2? Hoje em dia é dificil. E ainda vai ter que esperar o licenciamento e o tempo que o empreiteiro que escolher a pegar na obra e vai subindo mais no tempo.

Qual o seu orçamento total??

Coloque aqui a foto do desenho da arquitetura se quiser.
  5.  # 7

Colocado por: PR10As Especialidades todas para ter um orçamento como dever ser e saber+ - aquilo que vai gastar. Mas conte com derrapagens.

Mapa de quantidades sim claro deve ter também.

1500 m2? Hoje em dia é dificil. E ainda vai ter que esperar o licenciamento e o tempo que o empreiteiro que escolher a pegar na obra e vai subindo mais no tempo.

Qual o seu orçamento total??

Coloque aqui a foto do desenho da arquitetura se quiser.

É uma moradia unifamiliar com 3 quartos, 2 pisos (com aproveitamento do sótão). Tem cerca de 144m2 de área útil. Orçamento total para construção são 250k.
    • PR10
    • 22 abril 2026 editado

# 8

O que conta é a área bruta para os euros. Mas esqueça os 250k, nao chega! Vai ter que reduzir m2 ou subir o orçamento.
  6.  # 9

Ora há um orçamento então.
    Esses 250 000€ têm folga de alguma coisa ou já está espremido?
    Não sabemos como é a Arquitectura. Nem o terreno. Nem o solo onde isso vai nascer.
    Pode ser possível mas a arquitectura já devia estar em linha com isso.
    Pela área que fala não augura… mas se for um cubo bem organizado talvez…
    Deixe-me uma msg se quiser, tomamos um café e ajudo no que puder ou pelo menos balanço-lhe as expectativas.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sentinela
  7.  # 10

sim, consegue fazer por 250k, mas não estou por dentro do lsf só construção normal

agora não é chave na mão...
    Concordam com este comentário: Sentinela
  8.  # 11

250k com IVA incluído, presumo...
  9.  # 12

Colocado por: nunogouveia250k com IVA incluído, presumo...

Mt provavelmente. O cliente final não está formatado para ser “+iva”… :)
    • PR10
    • 22 abril 2026

# 13

144 m2 uteis vai dar + - 190 m2 brutos. 250k / 190 =1,316 € m2

Acham q chega ? Aonde? Hoje em dia?
  10.  # 14

Depende da Arquitectura, materiais e acabamentos...
    uma coisa assim por exemplo com uns toques de acabamentos simples em terreno capaz provavelmente se consiga.
      playII.jpg
  11.  # 15

Colocado por: gil.alvesDepende da Arquitectura, materiais e acabamentos...
    uma coisa assim por exemplo com uns toques de acabamentos simples em terreno capaz provavelmente se consiga.
      playII.jpg
    isso com as medidas de uns taipais de alumínio e provavelmente fica mais barato em
    Betao armado que em LSF
  12.  # 16

Colocado por: gil.alvesOra há um orçamento então.
    Esses 250 000€ têm folga de alguma coisa ou já está espremido?
    Não sabemos como é a Arquitectura. Nem o terreno. Nem o solo onde isso vai nascer.
    Pode ser possível mas a arquitectura já devia estar em linha com isso.
    Pela área que fala não augura… mas se for um cubo bem organizado talvez…
    Deixe-me uma msg se quiser, tomamos um café e ajudo no que puder ou pelo menos balanço-lhe as expectativas.

Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sentinela

Boa tarde, os 250k são os que nos foram financiados pelo banco. É claro que temos algum dinheiro nosso, mas temos também de pensar em tratar dos arranjos exteriores (só temos muros) e em como vamos mobilar a casa.
    O terreno é plano e já estava "pronto" para construir com o antigo proprietário do terreno que ia começar com a obra dele.
    A arquitetura é bastante simples, tal como o Sr. diz, é um cubro de 80m2 de dois pisos bem aproveitados com o aproveitamento do sótão, mas lá está, se o tirar da arquitetura, ficamos com 160m2 de área bruta.
  13.  # 17

Colocado por: jg231sim, consegue fazer por 250k, mas não estou por dentro do lsf só construção normal

agora não é chave na mão...
    Concordam com este comentário:Sentinela

Pois, já me falaram que sem a chave na mão consegue-se poupar algum, mas dá mais dores de cabeça. Tendo em conta que caímos para o mundo de construções de pára-quedas, e não temos "conhecimentos", preferimos chave na mão, mas é o que der...
  14.  # 18

Colocado por: PR10144 m2 uteis vai dar + - 190 m2 brutos. 250k / 190 =1,316 € m2

Acham q chega ? Aonde? Hoje em dia?

Tudo bem, queremos ser realistas, e já falamos com uma empresa que nos recomendou fazer o orçamento retirando o aproveitamento do sótão (40m2), e escolhendo a gama média deles que é cerca de 1550 euros por m2.

Assim: 250000 / 160 = 1562 euros por m2.
  15.  # 19

Colocado por: gil.alvesDepende da Arquitectura, materiais e acabamentos...
    Concordam com este comentário:Sentinela
      playII.jpg

É parecido, temos sala open space com a cozinha, lavandaria, arrumos deibaixo das escadas, wc de serviço e escritório no R/C; 1º andar com 3 quartos (1 suíte) e 2 wc´s; O aproveitamento do sótão acrescenta 40m2 a construção final, este ia servir de arrumos e no futuro iamos pensar o que fazer, importante de salientar que a mulher quis 2 varandas "falsas" dentro do sótão.
  16.  # 20

imagine que tinha de comprar um carro novo e não percebia patavina de carros, como fazia?
    onde andam os seus projetistas?
    o projeto está desenhado para LSF?
    quem está a fazer os projetos das especialidades?

0.0236 seg. NEW