Iniciar sessão ou registar-se
    • MVaz
    • 22 abril 2026

# 1

Bom tarde fórum

Estou em vista em comprar um imóvel, e após procura aqui no fórum encontrei vários problemas parecidos mas nenhum com uma resposta concreta.

A casa que eu estou em vista é um "3ºDTO" (morada para o qual é efetuada toda a correspondência, e ao subir as escadas encontra-se no lado direito), no entanto na propriedade horizontal e na caderneta prédial a mesma casa é indicada como "3ºESQ".

Ou seja, parece que após ou durante a construção do prédio houve alteração de Direitos com Esquerdos, situação que durante todo este tempo não foi corrigido. Entretanto o prédio é habitado, e todos têm contratos de serviços ativos.

Já estou a verificar que escriturando assim, vou ter vários problemas, como atualizar morada fiscal ou mesmo fazer algum contrato de serviços.

Algum de vós já passou por uma situação similar. Se sim, como resolveram?

Cumprimentos
    M. Vaz
  1.  # 2

Veja senão vai comprar a casa do vizinho.. não era o primeiro
  2.  # 3

em todo o caso o que manda é a letra da fração, por exemplo aj ou fg, e isso com certeza estará o mesmo nos vários documentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MVaz
  3.  # 4

Tenho ideia de andar por ai um topico com um problema semelhante....
    Concordam com este comentário: MVaz
    • size
    • 23 abril 2026 editado

# 5

Colocado por: MVaz

A casa que eu estou em vista é um "3ºDTO" (morada para o qual é efetuada toda a correspondência, e ao subir as escadas encontra-se no lado direito), no entanto na propriedade horizontal e na caderneta prédial a mesma casa é indicada como "3ºESQ".

Em vez das escadas, estando em frente à porta de entrada do prédio, virado para a mesma, de que lado se situa a fração em questão ?
  4.  # 6

No predio onde estou todas as frações dos pisos acima do R/C, estão definidas com o observador de costas para escada (ESQ, FR, DR), no Piso do R/C... está ao contrario, ou seja as duas frações existente, estão definidas com o observador de costas para a porta de entrada do prédio (portanto de frente para as escadas), ESQ e DR...
    Será que me fiz entender?

Será que isso está mesmo errado? Pode sempre verificar nas plantas de arquitetura ou que instruiram a propriedade horizontal. Na pior das hipoteses, estando todos errados no local , é alterarem as placas de identificação ;)

Já agora o que está descrito na Certidão da conservatória do registo predial?
    Acho estranho todos andarem errados com moradas e naõ bater certo com a papelada...
    • MVaz
    • 28 abril 2026

# 7

Colocado por: larkheTenho ideia de andar por ai um topico com um problema semelhante....
    Concordam com este comentário:MVaz

Sim, consegui ver pelo menos uns dois, mas não vi nenhuma resolução
    • MVaz
    • 28 abril 2026 editado

# 8

Colocado por: size

Em vez das escadas, estando em frente à porta de entrada do prédio, virado para a mesma, de que lado se situa a fração em questão ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MVaz

Virado de frente, a fracção está do lado esquerdo.
    • MVaz
    • 28 abril 2026

# 9

Colocado por: Pedro BarradasNo predio onde estou todas as frações dos pisos acima do R/C, estão definidas com o observador de costas para escada (ESQ, FR, DR), no Piso do R/C... está ao contrario, ou seja as duas frações existente, estão definidas com o observador de costas para a porta de entrada do prédio (portanto de frente para as escadas), ESQ e DR...
    Será que me fiz entender?

Será que isso está mesmo errado? Pode sempre verificar nas plantas de arquitetura ou que instruiram a propriedade horizontal. Na pior das hipoteses, estando todos errados no local , é alterarem as placas de identificação ;)

Já agora o que está descrito na Certidão da conservatória do registo predial?
    Acho estranho todos andarem errados com moradas e naõ bater certo com a papelada...

Sim, este prédio está da mesma forma como descreveu, no entanto a propriedade e certidão indicam como esquerdo.
    Também não percebi ainda como em tantos anos nunca ningúem se preocupou em acertar as moradas. Ou então os vizinhos dão se todos bem e trocam a correspondência. Até um dia que exista um problema a sério.
  5.  # 10

também tive um problema parecido, e criei tópico neste forum..

o que "descobri" é que a morada e campainhas, etc do prédio é para o carteiro...

tens de falar com os vizinhos de baixo.. e também com o responsavel do condominio, para confirmar tudo
    podes ver também o certificado energético , mas nao ajuda muito

resumindo, o que manda é a fração..

meu apartamento é 1º andar direito
    mas no registo predial é 2º piso direito
    mas é na mesma fração C
    • MVaz
    • 28 abril 2026 editado

# 11

Colocado por: lissopovaltambém tive um problema parecido, e criei tópico neste forum..

o que "descobri" é que a morada e campainhas, etc do prédio é para o carteiro...

tens de falar com os vizinhos de baixo.. e também com o responsavel do condominio, para confirmar tudo
    podes ver também ocertificado energético, mas nao ajuda muito

resumindo, o que manda é a fração..

meu apartamento é 1ºandardireito
    mas no registo predial é 2ºpisodireito
    mas é na mesma fração C

Obrigado pelo teu comentário, sim recordo-me do teu tópico.
    E a nível de fazer contrato de luz e água tiveste algum problema derivado a isso?
  6.  # 12

Obrigado pelo teu comentário, sim recordo-me do teu tópico.
    E a nível de fazer contrato de luz e água tiveste algum problema derivado a isso?

sim tive, recusaram-se a fazero contrato porque os dados não tavam certos.

mas como o meu intermediario era a century21, mandei-os tratar de tudo :D

resolveram tudo.

e com o contrato da agua, onde tem "1ºD" fiz o resto dos contratos

mesmo assim, não gostei muito da situação...

o seguro da casa, vida, etc aparece que a morada é 2º D

agora que ja vivo lá +- 1 ano, fiz amizades com a vizinhança

o engraçado é que metade do prédio tá com a papelada em dia e a outra metade tá como eu

a buracracia nos anos 70/80 era complicada
    • size
    • 28 abril 2026

# 13

Virado de frente, a fracção está do lado esquerdo.

OK. está correto, está de acordo com o que se encontra identificado na caderneta predial e certidão permanente. Não existira nenhuma desconformidade
    • MVaz
    • 29 abril 2026

# 14

Colocado por: lissopoval

sim tive, recusaram-se a fazero contrato porque os dados não tavam certos.

mas como o meu intermediario era a century21, mandei-os tratar de tudo :D

resolveram tudo.

e com o contrato da agua, onde tem "1ºD" fiz o resto dos contratos

mesmo assim, não gostei muito da situação...

o seguro da casa, vida, etc aparece que a morada é 2º D

agora que ja vivo lá +- 1 ano, fiz amizades com a vizinhança

o engraçado é que metade do prédio tá com a papelada em dia e a outra metade tá como eu

a buracracia nos anos 70/80 era complicada

Obrigado pela partilha, se avançar com a compra acho que vou passar pelo mesmo :)

0.0182 seg. NEW