Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Comprei recentemente um apartamento num prédio com cerca de 10 anos e deparei-me com uma situação que me está a deixar com algumas dúvidas.

Na cozinha tenho apenas o buraco para o tubo de gás, mas tanto na cozinha como nas casas de banho e lavandaria não existem sifões no chão (caixas sifonadas). No entanto, tenho sifões de parede na zona da máquina de lavar loiça e da máquina de lavar roupa (como o exemplo que anexei do Leroy Merlin).

Entretanto, falei com o condomínio e chegou a ir ao local uma empresa contratada por eles, que fez um levantamento da situação, mas também não conseguiu perceber o motivo de não existirem sifões no chão. Disseram ainda que, até hoje, nunca houve problemas de entupimentos no prédio.

Já ouvi opiniões diferentes:

- Há quem diga que, em caso de entupimento, se pode tentar resolver pelo tubo de esgoto na parede (saída de águas);
    - Outros dizem que se pode fazer o desentupimento pelas coretes do prédio.

Neste momento estou em obras e já removi o chão da cozinha. A minha questão é:

👉 Vale a pena aproveitar agora para fazer caixas sifonadas na cozinha, lavandaria e casas de banho (sendo que nas casas de banho implicaria partir o chão, algo que não estava nos planos)?

👉 Qual será, mais ou menos, o custo deste tipo de intervenção?

👉 E, mais importante, isto ajuda realmente a resolver/evitar problemas em caso de entupimento, ou não faz grande diferença?

A minha principal preocupação nem são os cheiros, mas sim eventuais entupimentos no futuro e a facilidade de resolução.

Agradeço desde já qualquer opinião ou partilha de experiências 🙏

Sifão
  2.  # 2

Deixe estar que está bom.
    Desde que os equipamentos estejam individualmente sifonados e a admissão de ar esteja garantida não deverá haver problemas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, Maggi_00
  3.  # 3

Colocado por: Maggi_00Disseram ainda que, até hoje, nunca houve problemas de entupimentos no prédio.

Os entupimentos quase sempre são nos sifões de pavimento.
  4.  # 4

Se todos os equipamentos forem auto-sifonados, não há que ter sifões de pavimento!!!. Aliás é uma situação quase exclusiva de Portugal.

Ainda bem que tem um sifão de parede para a máquina... Está bem feito.

Está a arranjar preocupações com uma situação, que saindo da normalidade, está de facto, aparentemente bem feito! Um exemplo a seguir.

Mais grave é, que raio de canalizador anda na sua obra!? Então ninguém lhe explicou como as coisas funcionam. Pior é ter a dupla sifonagem ( sifões nos equipamentos e depois ainda o sifão de pavimento - dá azo a maus cheiros e a entupimentos)

PS: Nos projetos do qual sou coordenador, as redes de esgotos que eu dou a planear aos eng. de especialidade são sempre planeadas sem sifões de pavimento.
    Concordam com este comentário: nocas1
  5.  # 5

Colocado por: Maggi_00Entretanto, falei com o condomínio e chegou a ir ao local uma empresa contratada por eles, que fez um levantamento da situação, mas também não conseguiu perceber o motivo de não existirem sifões no chão.

Que estupidez! Desculpe, mas se é como descreve, é tudo uma cambada de incompetentes a nível técnico.
    Concordam com este comentário: gil.alves, zedasilva, marco1
  6.  # 6

Para poder ter sifões de pavimento tem que necessáriamente ter um tubo ao nivel do pavimento para introduzir os esgotos das máquinas e neste caso na prumada de recepção o tubo estarã ao nivel superior do pavimento dai ter que ser utilizado o sifão que apresenta está tudo correto eu próprio também executo assim sem problemas depende também do critério do cliente nem toda a gente aceita tampas no chão.

No caso do lava~louças eu pessoalmente levo sempre o tubo de descarga direto à prumada colocando sempre um sifão duplo ou simples por baixo da pia (facilidade de limpeza retirando a tampa do copo por baixo do lava-louças.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0113 seg. NEW