Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Já li umas boas páginas aqui sobre alturas mínimas e não fiquei esclarecido.
    Vou começar obra da minha casa na próxima semana. O projeto não previu piso radiante nem VMC.
    Antes que digam que são questões a ver com a equipa de projeto, infelizmente, o meu arquiteto deu à sola, deixou a profissão. E agora nem o contacto dos engenheiros das especialidades tenho.

O que ficou previsto em projeto:
    - Tenho 2,75m da laje de piso á laje da cobertura.
    - No estudo térmico ficou previsto levar por cima da laje térrea 6cm de XPS + 8 cm de betonilha + 2cm de acabamento final
    - Janelas de 2,4m de altura sem estores (apenas brisas solares)
    - 5cm de lã de rocha por cima do teto falso.

O que já decidi que vou fazer:
    - Mudar para estores
    - Piso radiante hidraulico (parece que ocupa 8 cm)
    - VMC
    - Posso diminuir o tamanho das janelas (carteira agradece)

A minha questão é a conciliação entre os 6cm de XPS, 8cm de betonilha, 5cm de lã de rocha, janelas 2,4m altura (previsto em projeto), com as novas soluções previstas PRH, VMC e estores eletricos pois não sei se cabe tudo.

Estou a pensar em desistir dos 6cm de XPS e 8 cm de betonilha e ficar com:
    - 8cm para solução PRH (já inclui 1cm de XPS + 3cm de betonilha)
    - 1cm piso vinílico
    - 5cm para pladur do teto falso (placas mais estrutura metálica)
    - 15 cm livres para lã de rocha e tubos da VMC.

Pelas minhas contas ficaria com um pé direito de 2,46m. O que acham? Os esgotos também fazem subir o piso?
    •  
      marco1
    • 23 abril 2026 editado

# 2

Colocado por: LX_2509- 8cm para solução PRH (já inclui 1cm de XPS + 3cm de betonilha)

aqui os 5 cm que faltam é o quê?

porque quer acabar com as janelas a 2.4 e as brisas, é por custos?
  2.  # 3

As brisas é por custos/segurança e não me identifiquei mesmo com aquilo. Ainda por cima é numa zona muito ventosa. As janelas podem continuar com 2,4m se for possível, mas com estas adições (PRH e VMC) se tiver que mexer prefiro mexer nas janelas porque poupo algum dinheiro. Mas também não queria ficar com um pé direito muito pequeno...

Os esgotos influenciam também esta altura do piso? Eu pensava que aquilo andava embutido na laje...
  3.  # 4

laje? é piso terreo ou laje de abobadilha + desvão?
  4.  # 5

Colocado por: marco1laje? é piso terreo ou laje de abobadilha + desvão?

Piso térreo (massame betão). Sem desvão.
  5.  # 6

LX

se tiver consigo os projetos de especialidades consegue ver quem são os engenheiros e por conseguinte entrar em contato.
    essas alterações e acrescento do piso radiante mexem com as coisas e precisa de ser revisto o projeto de drenagem nomeadamente assim como termica
  6.  # 7

Colocado por: marco1LX

se tiver consigo os projetos de especialidades consegue ver quem são os engenheiros e por conseguinte entrar em contato.
    essas alterações e acrescento do piso radiante mexem com as coisas e precisa de ser revisto o projeto de drenagem nomeadamente assim como termica

Não tem emails nem telefones. Só tem nome, CC, etc
  7.  # 8

é o suficiente, pesquise na ordem dos engenheiros
    inclusive se tiver o termo de responsabilidade está lá tudo até a morada.
    Concordam com este comentário: PR10
  8.  # 9

Colocado por: LX_2509- 8cm para solução PRH (já inclui 1cm de XPS + 3cm de betonilha)
    existem soluções desde os 45mm incluindo betonilha

Colocado por: LX_2509- 5cm para pladur do teto falso (placas mais estrutura metálica)
    - 15 cm livres para lã de rocha e tubos da VMC.
    somente precisa de 125mm no total.
  9.  # 10

se não houver vigas pelo caminho
    penso que convem ter uma caixa de teto falso um pouco maior que 15 cm
  10.  # 11

Colocado por: marco1penso que convem ter uma caixa de teto falso um pouco maior que 15 cm
    não é obrigatorio pois existem condutas desde os 50mm e os plenuns têm 12cm de altura
    •  
      marco1
    • 24 abril 2026 editado

# 12

pode ser mas...é pouco, fica muito pouca margem de manobra para mais alguma coisa que seja preciso passar pelo teto falso.
    o que não compreendo é porque não fazer o teto falso a 2.5 e ai já teria 25 cm para se mexer á vontade mesmo que tivesse vigas.
    isto considerando uma solução de piso radiante pouco elevada no piso do RC
  11.  # 13

Colocado por: marco1pode ser mas...é pouco, fica muito pouca margem de manobra para mais alguma coisa que seja preciso passar pelo teto falso.
    o que não compreendo é porque não fazer o teto falso a 2.5 e ai já teria 25 cm para se mexer á vontade mesmo que tivesse vigas.
    isto considerando uma solução de piso radiante pouco elevada no piso do RC

Também gostava de ter o teto falso nos 2,5m mas parece-me que não vai ser possível por causa do que falei.
    E os esgostos também ocupam espaço?

Colocado por: jorgealvessomente precisa de 125mm no total.

Mais os 5cm para o pladur (placas e estrutura), certo?
  12.  # 14

os esgotos pode ser algo pontual e não ser preciso por isso fazer uma camada de enchimento alta, podem pontualmente ficar embebidos no massame.

0.0153 seg. NEW