Tenho um problema de humidade que vem do solo, tenho a plena noção que é um problema de raiz e para arranjar a sério tinha que ter uma intervenção estrutural, algo que não vou fazer.
Mas na tentativa de diminuir, tive uma ideia que pode ser completamente disparatada, mas que a mim parece-me poder ser uma solução para melhorar a evaporação da água e a ventilação junto ao pilar. É o canto da casa que dá para um canteiro e é no pilar no canto ao lado da janela que está pior, aliás a mim parece-me que é mesmo o local onde a água sobe por capilaridade. É o local que realmente está de forma evidente pior. Aliás é o único local.
As paredes exteriores são feitas com 2 fiadas de tijolo de 11 com caixa de ar. A ideia é colocar 2 grelhas de ventilação na caixa de ar junto ao pilar.
Estou a pensar colocar uma grelha horizontal por baixo da janela, na parte interior, pois é muito baixo para a colocar no exterior e vai entrar a água da chuva. Seria para ventilar um lado esquerdo do pilar.
Depois iria colocar outra no exterior para ventilar o outro lado do pilar. O sitio que coloquei não é esse, ai é o pilar. Seria um pouco mais para a direita.
O espírito é bom mas duvido que funcione. Nos meses chuvosos a humidade interior e exterior são tão próximas que não vai conseguir evaporar água nenhuma, vai continuar tudo a aparecer na parede. A coisa certa era claramente anular ou modificar esse canteiro de que fala, o resto é poesia.
há casos piores, a julgar pelo estado da parede. é estudar o tal "french trench" , drenagem perimetral e tentar colocar uma barreira física que impeça a subida. vi algo do género que pretende, neste reel