Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos! Gostaria de replicar o estilo destas escadas da Akb Architects na minha casa nova.

As guardas parecem ser 'caixas' sólidas de madeira que dão continuidade aos degraus.

Que tipo de estrutura é necessária para que esta 'folha' de madeira seja autoportante e segura, sem apoios visíveis no chão? E materiais? As escadas vão ser revestidas amadeira igual ao chão da casa (chão flutuante)

Agradeço a ajuda
      Casa_de_Fão(14).jpg
  2.  # 2

tirando da IA:

✔️ Painel de madeira (folheado ou maciço) usado como guarda opaca
    Este tipo de guarda é muito comum em arquitetura contemporânea portuguesa:

funciona como guarda de proteção

mas também como elemento de desenho, prolongando o gesto da escada

cria um efeito de “parede inclinada” que acompanha o lanço

A superfície lisa, sem juntas visíveis, indica que pode ser:

1) MDF folheado a madeira
    muito usado em interiores

permite superfícies contínuas e sem imperfeições

aceita verniz mate ou acetinado

ideal para este tipo de guarda “limpa” e monolítica

2) Contraplacado folheado (bétula, carvalho, freixo)
    mais resistente que MDF

melhor estabilidade dimensional

muito usado em escadas de gama alta

3) Madeira maciça colada (lamelada)
    mais caro

mais pesado

mais estável que maciço tradicional

usado quando se quer continuidade total com o piso

✔️ Alternativas possíveis (se não for madeira)
    Embora pareça claramente madeira, há materiais que imitam madeira e são usados em guardas minimalistas:

4) Painel lacado (MDF lacado)
    se a intenção for um painel branco ou colorido

superfície perfeita

muito usado em interiores modernos

5) Painel de HPL (tipo Fenix ou Formica)
    resistente

toque suave

pode imitar madeira com grande realismo

usado quando se quer durabilidade e baixa manutenção

✔️ O que NÃO é (quase de certeza)
    metal → demasiado frio e não combina com o tom da escada

vidro → não há reflexos nem transparência

gesso cartonado → não é estrutural para guarda

painel composto tipo ACM → raríssimo em interiores residenciais

📌 Conclusão curta
    O material mais provável é:

👉 MDF ou contraplacado folheado a madeira, com acabamento mate, aplicado como guarda opaca contínua.

Se quiseres, posso sugerir:

o tipo de madeira mais coerente com esta estética

espessura ideal do painel

fixações invisíveis

ou até detalhes construtivos para garantir segurança e estabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, Mijordao
  3.  # 3

Obrigada pelo comentário.
    O construtor diz que anda com a cabeça às voltas com isto (inicialmente odiou a ideia, agora aceitou que fica bem - são escadas em U com efeito leque que servem 3 pisos onde inicialmente ele queria colocar guarda-corpos em alumínio)mas está um pouco perdido em relação à melhor forma de concretizar… para mim vidro também está fora de questão … 3 pisos de vidros para limpar é impensável!!

Eu achei que passava por algo como MDF hidrofugo termo-laminado no tom da madeira do chão, mas não sei se é viável em termos de resistência e segurança, nem como fixar às escadas
  4.  # 4

Tem que estudar isso com o carpinteiro que vai fazer as restantes carpintarias
    Prepare a carteira
  5.  # 5

Qualquer carpinteiro lhe faz isso sem problema, o construtor não é carpinteiro e por isso anda às voltas ou então não quer fazer. A estrutura pode ser fixa à alvenaria existente e toda a dimensão da estrutura serve para a estabilidade da mesma. Faria em contraplacado (folheado à cor do pavimento) para maior resistência e melhor acabamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  6.  # 6

isso acaba por ser um simples apainelado e que apenas se tem de ter arte para resolver bem a fixação que no fundo segue o principio daquelas prateleiras suspensas á parede com fixação invisivel mas com mais robustez sendo uma guarda, eventualmente até ficará mais barato que um trabalho em vidro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

Colocado por: marco1isso acaba por ser um simples apainelado e que apenas se tem de ter arte para resolver bem a fixação que no fundo segue o principio daquelas prateleiras suspensas á parede com fixação invisivel mas com mais robustez sendo uma guarda, eventualmente até ficará mais barato que um trabalho em vidro.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

“Mais barato do que um trabalho em vidro” já é música para oa meus ( e os dele) ouvidos 😁

Obrigada pela dica, vou fingir-me super entendida e sugerir esta solução ao construtor 😀
  8.  # 8

Colocado por: PickaxeTem que estudar isso com o carpinteiro que vai fazer as restantes carpintarias
    Prepare a carteira

Infelizmente não fazem este tipo de trabalho. Só as portas, cozinha e roupeiros.

Obrigada pela sua
  9.  # 9

Colocado por: AlexMontenegroQualquer carpinteiro lhe faz isso sem problema, o construtor não é carpinteiro e por isso anda às voltas ou então não quer fazer. A estrutura pode ser fixa à alvenaria existente e toda a dimensão da estrutura serve para a estabilidade da mesma. Faria em contraplacado (folheado à cor do pavimento) para maior resistência e melhor acabamento.

O construtor acha que eu sou muito “moderna”, tem alguma resistência às minhas ideias 😀

A moradia foi comprada chave-na-mão mas ainda em planta e aproveitámos para fazer algumas alterações ( nomeadamente estruturais) e é sempre um momento “tenso” até ele concordar.
    É à moda antiga mas muito profissional, muito perfeccionista e à renitência dele tem a ver com a preocupação de que fique perfeito.

Mas tenho aqui as “instruções” suficientes para ele procurar quem faça deata forma e que fique perfeito!

Obrigada pela resposta
  10.  # 10

Colocado por: Mijordao

Infelizmente não fazem este tipo de trabalho. Só as portas, cozinha e roupeiros.

Obrigada pela sua

Basicamente portanto compram blocos de móveis/portas feitos na China e montam em casa do cliente.

Fale com um VERDADEIRO carpinteiro que esteja disposto a fazer o que pretende. Não há muitos...
  11.  # 11

Colocado por: AlexMontenegro
    Basicamente portanto compram blocos de móveis/portas feitos na China e montam em casa do cliente.

Pois , mais uns profissionais que só montam e adaptam kits pre-executados, ou "moveis planejados" como designam os brasileiros.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  12.  # 12

Colocado por: marco1tirando da IA:

✔️ Painel de madeira (folheado ou maciço) usado como guarda opaca
    Este tipo de guarda é muito comum em arquitetura contemporânea portuguesa:

funciona como guarda de proteção

mas também como elemento de desenho, prolongando o gesto da escada

cria um efeito de “parede inclinada” que acompanha o lanço

A superfície lisa, sem juntas visíveis, indica que pode ser:

1) MDF folheado a madeira
    muito usado em interiores

permite superfícies contínuas e sem imperfeições

aceita verniz mate ou acetinado

ideal para este tipo de guarda “limpa” e monolítica

2) Contraplacado folheado (bétula, carvalho, freixo)
    mais resistente que MDF

melhor estabilidade dimensional

ou até detalhes construtivos para garantir segurança e estabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mijordao

chatgpt, certo?
  13.  # 13

não, é o copilot básico do windows

0.0146 seg. NEW