Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Tenho um vizinho que anda todos os dias embriagado e para além disso é consumidor de drogas.

Esse mesmo vizinho tinha dois cães.

Em determinado dia passou por mim e estranhei os cães não irem com ele. Perguntei-lhe pelos cães e sem mais nem menos disse-me que tinha dado um tiro a cada um, porque supostamente o "estavam a chatear", segundo palavras dele. Seguiu e não me disse mais nada, mas aquilo ficou-me sempre no pensamento.

Acontece que passado uns tempos deram-lhe mais dois cães ainda pequenos, com uns dois meses e, como moro ao lado da casa dele, quase todos os dias o ouvia a agredir os cães de forma bastante violenta, até que um dia achei que era de mais e resolvi apresentar queixa, antes que acontecesse alguma coisa aos animais.

Os cães estão presos com uma corrente na rua, ou seja, espaço público, à chuva, ao sol, em condições de completa insalubridade, principalmente no Verão, etc, etc.

As autoridades foram lá, apreenderam-lhe uma arma (provavelmente com que matou os cães) mas não lhe retiraram os animais nem lhe aconteceu nada.

Os cães continuam no mesmo local, nas mesmas condições e constantemente a levar porrada.

O problema é quando ele está sob o efeito do álcool, que agora com o tempo quente é todos os dias, e sob o efeito de drogas vai acabar por matar os animais.

Eu penso que ele também já matou muitos gatos, porque eu cheguei a contar cerca de 20 gatos em casa dele e desapareceram todos. É também frequente notar um intenso cheiro a pêlo queimado vindo da casa dele.

Agora pergunto eu, o que mais é preciso acontecer para que lhe retirem os animais? É preciso que ele mate também estes para depois lhe darem mais e voltar a acontecer exatamente o mesmo?

Ele próprio não tem condições mínimas de habitação nem de higiene, quanto mais para ter os animais...

A quem mais devo apresentar queixa?

Obrigada.
  2.  # 2

3.  # 3

IRA sem dúvida para começar. Depois... muito cuidado com esse vizinho, o que não faltam são histórias de pessoas que começam por se sentir bem a matar animais, até que percebem que já não é suficiente e decidem passar para humanos.

Não é psicologia exata mas fica a recomendação.
  4.  # 4

Tirar os animais como, se ele dá sumiço neles.
  5.  # 5

Colocado por: AzulnautaIRA sem dúvida para começar. Depois... muito cuidado com esse vizinho, o que não faltam são histórias de pessoas que começam por se sentir bem a matar animais, até que percebem que já não é suficiente e decidem passar para humanos.

Não é psicologia exata mas fica a recomendação.

Desde o dia em que me disse que matou os animais com a pistola, nunca mais falei para ele, já vai para mais de um ano.
    Mas pensando bem, com ele mesmo aqui ao lado, é um pouco complicado, dado o estado em que ele se encontra.
    Sei que as autoridades apreenderam, pelo menos uma arma, provávelmente facas e não sei se droga.
    De uma vez, dado que estava muito sol e ele esteve o dia todo fora de casa, decidi ir lá e deitar água aos animais, pois estiveram todo o dia ao sol.
    Quado me aproximei da cadela mais pequena, ela começou a fazer-me festas e ao mesmo tempo a urinar-se toda, tanto que me sujou toda de urina. Aqueles cães estão completamente traumatizados. Podem até mostrar alegria e estarem relativamente bem alimentados, mas a saúde mental deles não está bem.
    De uma vez, este mesmo indívíduo prendeu um cão ao outro com uma corrente e largou-os pela aldeia fora. Eram umas 02h00 da madrugada, ouvi uns cães a ladrar intensamente e a ganir, fui a ver, estavam eles enganchados numa videira, numa vinha a uns 200m de minha casa. Fui eu que os fui lá soltar.
    Ainda há cerca de uns 5 dias andava a cadelita com a coleira e a corrente a arrastar pela aldeia fora meia desgovernada.
    Estes vão levar o mesmo destino dos outros todos. Depois é capaz de dizer que lhe fugiram ou desapareceram e está tudo bem. Venham mais dois!!
    • PR10
    • 30 abril 2026 editado

# 6

Qual é a zona ou sitio?

Deve contactar:

SEPNA
    Telefone: 217 503 080

GNR
    Telefone 213 217 000

Associação Animal
    Telefone 961 320 818

2 Rodas Solidarias
    DENÚNCIAS: [email protected]
    Telemóvel 936 435 182

Lista de todas as associações do país e veja qual na sua zona e contacte a pedir ajuda.

https://www.encontra-me.org/lista_associacoes/

Coloque no faceboock a contar esta mesma história de acontecimeentos nestas páginas que lhe vou dizer e vou tentar ajudar-lhe também. Mas preciso de pelo menos uma para partilhar com quem conheço da protecção de animais. Depois coloque pelo menos aqui um link do FaceBook que escreveu.

- Amigos que gostam da pagina do IRA - Intervenção e resgate animal

- SOS Animal/Intervenção e Resgate

- Associação Portugueses de Direitos do Animais

- S.O.S Animais Perdidos & Achados Porttugal

- Divulgação Animais Encontrados, Perdidos, ajudas e adopção em Portugal

0.0128 seg. NEW