Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se alguem poder ajudar agradeço. Qual o valor estimado para pinheiros em pé com cerca de 60cm de diâmetro. Cerca de 20 pinheiros adultos de facil acesso
    • eu
    • 2 maio 2026

# 2

Há uns anos atrás, os madeireiros pagavam um valor ridículo.

Lembro-me que os meus Pais preferiram usar os pinheiros como lenha do que vender a 10 € cada um
  2.  # 3

Andava nos 60 euros agora com a tempestade e o excesso de madeira anda nos 30
  3.  # 4

Nunca venda ao pé. Venda ao M2.

Colocado por: ricardolamasQual o valor estimado para pinheiros em pé com cerca de 60cm de diâmetro

50-60 euros o M2, dependendo dos acessos e da qualidade da lenha.
  4.  # 5

m2?.....ou m3?
    Concordam com este comentário: rod_2000, eu
  5.  # 6

Colocado por: ricardolamasSe alguem poder ajudar agradeço. Qual o valor estimado para pinheiros em pé com cerca de 60cm de diâmetro. Cerca de 20 pinheiros adultos de facil acesso
    .

Os pinheiros costumam vender-se ao m3 nao ao m2. O preco também depende do tamanho e qualidade deles.Eu já vendi alguns Hámais de 12 anos mas nao soube fazer bem o negocio. Os compradores sao verdadeiros homens de negocio e quem nao for tao esperto, claro paga as favas. Há uma coisa que tem de se pensar. Eles levam somente a madeira. Tudo o que for caruma e ramos fica no terreno. Tem que se combinar que levem tambem a rama ou que a destruam de maneira a que nao venha causar incendio. Eu nao sabia deste pormenor. Agora tenho outra vez pinheiros para vender. Estou a pensar em constrir casa neste terreno onde agora crescem os pinheiros. Depois da venda dos pinheiros ficam as raízes no terreno. Demoram muitos anos para apodrecer. Será que tenho de mandar arrancar as raízes para poder construir no sítio ou poderei deixar assim? Obrigado a quem me responder. Cumps.

Colocado por: 4por1m2?.....ou m3?

6.  # 7

Nem quadrado nem cúbico.
    Os pinheiros são vendidos à tonelada que é assim que as serrações pagam.
    Camião é pesado à entrada e feita a tara à saída.

Nas celuloses pode ser à tonelada ou ao M3. Mas geralmente é o último sendo que é preciso um tanque de água onde é calculada a densidade da madeira e depois estrapulada os m3 da carga.

Para o vendedor nada disso interessa. Chama 2 ou 3 madeireiros vai mostrar o terreno e as estremas, eles olham para as árvores calculam as toneladas expectáveis e logo lhe fazem um proposta.
  7.  # 8

vendido ao m3 .....certo?
  8.  # 9

Tonelada.
    Mas com é impossível saber de antemão quantas toneladas dão os pinheiros. Compra-se a madeira do terreno em pé
  9.  # 10

comprando em pé facilmente se calcula quantos m3
  10.  # 11

Colocado por: rod_2000Nunca venda ao pé. Venda ao M2.

50-60 euros o M2, dependendo dos acessos e da qualidade da lenha.

Então um pinheiro com cerca de 60 cm de diametro, terá sempre para cima de 3,5 m3. sendo assim cada pinheiro valerá sempre 150€?!
  11.  # 12

O pinheiro não tem 60cm de diâmetro da base até ao topo... Vai estreitando, tipo cone.
  12.  # 13

Colocado por: ClioIIO pinheiro não tem 60cm de diâmetro da base até ao topo... Vai estreitando, tipo cone.

os 3.5 m3 já tem em conta essa situação!
  13.  # 14

Colocado por: ricardolamas
    os 3.5 m3 já tem em conta essa situação!

Um cone com esse volume e 60cm de diâmetro na base dá uma altura de tronco de 37m, mais ou menos a altura de um prédio de 12 andares. Tem mesmo a certeza?
  14.  # 15

Colocado por: ricardolamas
    Então um pinheiro com cerca de 60 cm de diametro, terá sempre para cima de 3,5 m3. sendo assim cada pinheiro valerá sempre 150€?!

Tenho ouvido dizer que devido ao excesso de madeira este ano andam a oferecer 30 euros por tonelada quando andava pelos 60
  15.  # 16

Colocado por: ricardolamasEntão um pinheiro com cerca de 60 cm de diametro, terá sempre para cima de 3,5 m3. sendo assim cada pinheiro valerá sempre 150€?!

Pelo que tenho ouvido, na fábrica entra a 100 euros/m3. Portanto, parece-me enquadrado.

Eles demoram uns 40 anos ou mais a ficar com 60cm, quem está a vender dificilmente em vida vai voltar a ter destes.

Colocado por: larkheTenho ouvido dizer que devido ao excesso de madeira este ano andam a oferecer 30 euros por tonelada quando andava pelos 60

Pois, das especificidades deste ano eu não estou a par. Mas se desceu para esses valores, então mais vale esperar.

0.0175 seg. NEW