Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde a todos,

Estimados, a porta do meu sótão tem 1.60mt e eu 1.93mt.
    A nossa relação tem sido marcada por várias cabeçadas.
    Haverá maneira de aumentá-la em altura?
    Aceito sugestões por favor.
    Está a dar-me cabo da cabeça.. literalmente. :)

Obrigado
      Screenshot_2026-04-07-14-21-41-23_99c04817c0de5652397fc8b56c3b3817.jpg
  2.  # 2

é a porta que está atras do carro? como quer aumentar, logo em cima está o telhado.
  3.  # 3

Colocado por: marco1é a porta que está atras do carro? como quer aumentar, logo em cima está o telhado.

Olá Marco.

sim é a porta que se vê ao fundo.
    Pois. A ajuda seria exatamente nesse sentido.
    Qual seria a melhor forma. Uma água furtada? um recorte sem telhado na entrada até a medida para uma porta?
    o que acha? é possivel?

Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: Freitas84Qual seria a melhor forma. Uma água furtada? um recorte sem telhado na entrada até a medida para uma porta?
    o que acha? é possivel?

tudo é possivel, Mas tem de licenciar a alteração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
  5.  # 5

sim teria que cortar ali uma seção ao telhado e fazer uma especie de trapeira
  6.  # 6

Colocado por: Pedro Barradas
    tudo é possivel, Mas tem de licenciar a alteração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Freitas84

Compreendo, Pedro, que sendo uma alteração ao telhado obrigue a isso.
    No entanto, a ideia era perceber se além de ser de possível execução, e respetivas opções, se é financeiramente viável.
    Confesso que se fôr uma despesa muito grande perca o interesse.

Obrigado.
  7.  # 7

Colocado por: marco1sim teria que cortar ali uma seção ao telhado e fazer uma especie de trapeira

sim, seria uma opção.
    ficaria engraçado.

Obrigado.
  8.  # 8

Colocado por: Freitas84Confesso que se fôr uma despesa muito grande perca o interesse.

Será uma despesa sempre desproporcional... na minha opinião. Instale uns protetores de quina na verga.

E poderá ser mais ou menos complicada consoante o tipo de intervenção necessária... em particular a nível estrutural.

Irá também complicar a construção e restantes consequências.
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 9

realmente se é só por causa da porta...
    a fazer isso para compensar seria fazer a tal trapeira mais larga e dar mais área com pé direito de jeito ao sotão.
    de resto como disse o Pedro, ao mexer na estrutura dessa cobertura, telhas, impermeabilizações etc... é algo com um custo significativo e para ficar legal teria que licenciar.
  10.  # 10

Olá Bom dia,

O sótão acaba por ter uma área razoável, de 35mt quadrados.
    na parte mais alta tem cerca de 3.50, e a mais baixa 1.60 /1.70.
    A ideia é converter num mini ginásio, a pedido da minha esposa...
    Mas a porta... está ali a me estorvar.

A verdade, é que deveria ter sido algo avaliado e feito, na altura que o telhado foi remodelado.
    Obrigado pelos vossos inputs.
  11.  # 11

Encontrei esta imagem no fórum.
    Acham que se adequaria algo parecido? Ou ficaria muito monstruoso?

Obrigado
      Captura de ecrã 2026-05-06 100838.png
  12.  # 12

Colocado por: Freitas84A ideia é converter num mini ginásio, a pedido da minha esposa...

Fácil, a entrada e a saída do ginásio passa a ser feito em agachamento. Win-win!

Falado mais a sério, parece-me uma questão de hábito: vai acabar por se habituar a abaixar-se a passar na porta. Enquanto não se habitua, cola ali na padieira um pedaço de esferovite para não doer tanto! :)
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 13

há outras soluções de trapeira que ficariam melhor para esse espaço
    por exemplo, imagine essas 3 se as juntar e ficar só uma mais larga, ganharia mais luz e espaço interior com outro desafogo e qualidade.
  14.  # 14

Colocado por: marco1há outras soluções de trapeira que ficariam melhor para esse espaço
    por exemplo, imagine essas 3 se as juntar e ficar só uma mais larga, ganharia mais luz e espaço interior com outro desafogo e qualidade.

é verdade Marco. Dava logo outro ar ao sótão.
    mas acredito que aumente significativamente a complexidade da coisa e o investimento também.
  15.  # 15

aumenta tanto ou se calhar menos como essas 3 isoladas ou mesmo uma apenas para a porta.
    já agora isso não pode ter uma escada interior pelo piso de baixo?
  16.  # 16

Colocado por: marco1aumenta tanto ou se calhar menos como essas 3 isoladas ou mesmo uma apenas para a porta.
    já agora isso não pode ter uma escada interior pelo piso de baixo?

Já foi posto essa hipótese.
    Mas o único sitio onde poderia ser feita a escada, é a atual lavandaria. Que infelizmente não podemos prescindir.

a imagem que partilhei, era num cenário mais simples. De apenas aumentar a porta em altura, + uns 20cm e finalizar naquele estilo, evitando grandes intervenções no telhado.
    •  
      marco1
    • 6 maio 2026 editado

# 17

face ao telhado, platibanda, caleira, etc... pode parecer que intervir apenas para o local especifico da porta é pouca coisa mas não é. Tem que chamar ai alguem e pedir orçamentos.
    assim como voltar á hipótese de fazer uma escada pela lavandaria, existem soluções de escada que quase não ocupam nada.
  17.  # 18

Colocado por: Freitas84Olá Bom dia,

O sótão acaba por ter uma área razoável, de 35mt quadrados.
    na parte mais alta tem cerca de 3.50, e a mais baixa 1.60 /1.70.
    A ideia é converter num mini ginásio, a pedido da minha esposa...
    Mas a porta... está ali a me estorvar.
    .

É uma boa ideia, mini ginásio. Começa o treino pelos agachamentos, fica com o problema resolvido.
  18.  # 19

Bem bom ter esse espaço.

0.0211 seg. NEW