Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Vou fazer obras em casa, mais concretamente substituir toda a estrutura do telhado. A casa é antiga, em pedra, e temos bastantes problemas de humidade, temperatura e acústica.

A ideia é manter a base semelhante à atual, com telhas cerâmicas e barrotes de madeira, mas gostaríamos de melhorar o isolamento, talvez adicionando um material intermédio antes dos barrotes.

Têm-me falado bastante em XPS. Acham que é uma boa solução para este tipo de problemas? Que materiais recomendam?

Obrigado!
  2.  # 2

pelo interior nada de xps mas sim lã de rocha
    tem tambem que prever impermeabilização
    existe n soluções consoante os casos, tem que consultar 1 ou mais pessoas para chegar a uma boa solução especifica para o seu caso.
    aqui sem saber mais detalhes é dificil preconizar a solução correta para este caso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, OliveiroS/N
  3.  # 3

Colocado por: marco1pelo interior nada de xps mas sim lã de rocha
    tem tambem que prever impermeabilização
    existe n soluções consoante os casos, tem que consultar 1 ou mais pessoas para chegar a uma boa solução especifica para o seu caso.
    aqui sem saber mais detalhes é dificil preconizar a solução correta para este caso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Eu estava a referir-me a aplicar um isolante (XPS) entre as ripas e os barrotes, ou seja, ainda na cobertura/exterior e não no teto pelo interior. Que informação mais detalhada seria importante dar neste caso para perceber qual a solução mais adequada?
  4.  # 4

Colocado por: Filipa_Oliveira_09Eu estava a referir-me a aplicar um isolante (XPS) entre as ripas e os barrotes, ou seja, ainda na cobertura/exterior e não no teto pelo interior.

Porque quer meter isolamento termico aí? É preferível o desvão da cobertura fcar fortemente ventilado e o isolamento termico efetivo estar diretamente sobre o teto dos espaços climatizados/ habitáveis.
  5.  # 5

Colocado por: Filipa_Oliveira_09Que informação mais detalhada seria importante dar neste caso para perceber qual a solução mais adequada?

Que tipo de laje tem? O sotão é habitável? Tem alguma foto do telhado e da estrutura?

Existem algumas soluções padrão que podem ser facilmente ajustadas ao caso específico. No seu caso, já que vai reabilitar o telhado, pode estudar uma solução com a seguinte estrutura: telha - ripado - tela/subtelha - estrutura em madeira. O isolamento pode ser colocado entre/sob a estrutura de madeira ou, caso o espaço não seja habitável, diretamente sobre a laje.

Entre XPS e lã mineral, escolheria quase sempre a lã mineral, mais sustentável, permeável, estável e incombustível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipa_Oliveira_09

0.0090 seg. NEW