Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Antes de mais, obrigado pela vossa ajuda.

Eu a minha esposa estamos a pensar seriamente em construir, visto que tenho terreno disponível para construção. Terreno esse que tem acesso já feito para a via pública e é terreno plano (-3% inclinação) e de fácil construção.
    Neste momento estamos a viver em apartamento que adquirimos, no entanto, pensando em descendência e visto termos má vizinhança, preferimos a paz de espírito e queremos construir.

Andamos a pesquisar sobre LSF (se escolhêssemos este método de construção, iríamos optar pela "Conmarfel" ou "EvoHouse"), ICF (provavelmente iriamos optar pela "ICF Construções"); ambos os métodos de construção seriam escolhidos maioritariamente por rapidez de construção e um preço mais baixo (se bem que pelo que leio, é uma ilusão.
    Mas tendo pouco feedback estamos algo reticentes. Também não ajuda o facto de trabalhos de ligação à rede publica e etc terem que ser tratados "extra construtor/montador".

Alvenaria é "testado e comprovado", mas com burocracia demorada.

Com a vossa experiência e conhecimento que existe hoje, qual o método de construção que optariam?

Entretanto, lembrei-me de uma opção que pode existir, que é a de construir em alvenaria, adquirindo um projeto já pré-aprovado para acelerar o processo.
    Não sei se isto existe, mas o modus operandi seria o mesmo de uma casa modular: em que já existe o desenho técnico e arquitetura feitos e aprovados e só nos restava escolher o construtor e tratar da burocracia.
    Se isto, existe, conseguem ajudar com algum contacto de empresas que trabalhem assim?

Obrigado a todos.
  2.  # 2

Boas, não vou ajudar muito na parte técnica dos materiais, porque não percebo o suficiente para dar uma opinião séria sobre qual é melhor, mas queria só deixar uma nota, visto que perguntaste empresas que trabalhem com isso, muito cuidado, ir pela recomendação de pessoas é sempre um problema, portanto verifica bem a construtora que vai fazer isso.

Há muitas empresas a trabalhar em LSF, ICF, modular e construção tradicional, mas o mais importante é perceber se a empresa tem alvará/certificado válido, histórico limpo, dívidas públicas, processos, insolvências, problemas com gerentes/sócios, etc.

Nós criámos o ObraXRAY (https://obraxray.com/) precisamente para isso, antes de assinares contrato ou pagares sinal, podes pesquisar a construtora e ver sinais públicos de risco cruzando várias fontes oficiais.

Não substitui pedir referências, visitar obras feitas, falar com clientes antigos e ter fiscalização independente, mas ajuda a evitar entrar às cegas.
  3.  # 3

Colocado por: Johnny25terreno plano (-3% inclinação) e de fácil construção

De fácil construção ou de fácil acesso? Fácil construção só se irá saber depois de analisado o terreno e suas condicionantes.

Colocado por: Johnny25ambos os métodos de construção seriam escolhidos maioritariamente por rapidez de construção e um preço mais baixo (se bem que pelo que leio, é uma ilusão.

Pode ser uma ilusão tanto pelo preço, como pela rapidez. Como qualquer outro método - quando corre bem, ótimo. Mas nem sempre corre bem, independentemente da técnica construtiva.

Colocado por: Johnny25Também não ajuda o facto de trabalhos de ligação à rede publica e etc terem que ser tratados "extra construtor/montador".

Não ajuda em que sentido? Naturalmente que existem sempre questões burocráticas a serem tratadas pelo DO. Se acha isso "complicado" possivelmente o ideal não será meter-se em construção mas comprar já feito (e assumir o custo dessa opção).

Colocado por: Johnny25Entretanto, lembrei-me de uma opção que pode existir, que é a de construir em alvenaria, adquirindo um projeto já pré-aprovado para acelerar o processo.

Então mas não mencionou que já tinha um terreno? Deve estar a fazer alguma confusão sobre a lógica da coisa. Em alvenaria não sei se compra um projeto pré-aprovado por catálogo. Cada projeto é feito para aquele determinado terreno, tendo em conta inúmeros fatores, como as características do terreno, índice de construção local, regras urbanísticas a verificar, ..., e não menos importante, a harmonização do objeto construído com a envolvente natural e urbana. Nos sistemas alternativos à construção tradicional, ou modulares, é normal que encontre desenhos já desenvolvidos, mas isso não invalida que a coisa a ser construída não tenha que respeitar as regras referidas anteriormente. E para além disso, julgo que é uma opção muito pobre investir na construção de algo já desenvolvido que dificilmente irá refletir os vossos desejos, funcionalidades e acima de tudo integração com o restante espaço.

Boa sorte.

0.0105 seg. NEW