Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Neste momento estou a construir e a executar, por minha conta, a pré-instalação dos ar condicionados.
    E de forma a escolher o correto diâmetro dos tubos, que capacidade seria a ideal para um sótao (bem isolado), com cerca de 60 m2?

18000 é suficiente (tubagem 1/4 - 1/2)?
    Ou será um erro não esticar para os 24000 (3/4 - 5/8)?

Será só uma pré-instalação (de reserva), até porque o piso será radiante.

Mas estou super indeciso sobre que tubagem deixar, para evitar más decisões para o futuro.

A nivel de custo do tubo, não é por aí. Mas não queria pensar em deixar a mais (para 24000 btus), quando 18000 pode revelar-se suficiente.

Grato a todos pela ajuda :)
  2.  # 2

Colocado por: fabsilque capacidade seria a ideal para umsótao(bem isolado), com cerca de 60 m2?
    5 ou 6 kw no maximo.

Colocado por: fabsilserá um erro não esticar para os 24000 (3/4 - 5/8)?
    são 3 erros, 1º porque é 3/8" & 5/8", 2º porque ganha ruido desnecessario, 3º deve pensar que está no Alentejo? ai calor em demasia é somente psicologico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fabsil
  3.  # 3

Colocado por: jorgealves1º porque é 3/8" & 5/8"

Exato. Erro de digitalização.

Pois, era a minha suspeita.
    Para mais, um sótão com baixo pe direito.

Vou colocar 1/4 e 1/2.

Muito obrigado, Jorge.
  4.  # 4

Colocado por: fabsilBoa tarde,

Neste momento estou a construir e a executar, por minha conta, a pré-instalação dos ar condicionados.
    E de forma a escolher o correto diâmetro dos tubos, que capacidade seria a ideal para umsótao(bem isolado), com cerca de 60 m2?

18000 é suficiente (tubagem 1/4 - 1/2)?
    Ou será um erro não esticar para os 24000 (3/4 - 5/8)?

Será só uma pré-instalação (de reserva), até porque o piso será radiante.

Mas estou super indeciso sobre que tubagem deixar, para evitar más decisões para o futuro.

A nivel de custo do tubo, não é por aí. Mas não queria pensar em deixar a mais (para 24000 btus), quando 18000 pode revelar-se suficiente.

Grato a todos pela ajuda :)

Tenho um sotão com 75m2 isolado com Lâ de rocha , 3 janelas de sotão , tenho um de 12000 btu e chega perfeitamente
  5.  # 5

Colocado por: larkheTenho um sotão com 75m2 isolado com Lâ de rocha , 3 janelas de sotão , tenho um de 12000 btu e chega perfeitamente

Já me disseram o mesmo. Para mim, até era mais simples.
    Mas acho que não vou arriscar subdimensionar a instalação.

0.0064 seg. NEW