Estou a construir habitação unifamiliar, tenho visto casas com tons terra que me agradam mas nunca apanho os proprietários para saber qual o RAL que usaram. Conseguem-me ajudar? Deixo uma foto de um exemplo do que pretendo.
Acho bem que tenha as suas ideias e para cumprir o desejo, até faça investigação. Eu também faço muitas coisas, mas para as quais devia pedir ajuda, nomeadamente à equipa de arquitectura responsável pelo projecto. Que tudo corra bem!
Estas pessoas agradeceram este comentário: pmvpinho
Repare, essa pergunta poderia originar muitas respostas diferentes, pois cada utilizador verá em diferentes ecrãs diferentes tonalidades. Qualquer cor de qualquer catalogo (seja RAL, NCS, Pantone, etc.) vista através de um ecrã, será altamente modificada relativamente ao real. E mesmo vendo amostras reais e depois vendo aplicado existe a possibilidade de ser uma surpresa. Se realmente conhece trabalhos em que é mesmo aquela cor que quer, terá de contatar os proprietários e perguntar pela referência. Em alternativa, vá a uma loja de tintas, peça os catálogos de amostras e procure aquilo que pretende. Se fizer isso, recomendo comprar um litro ou dois, e testar em várias zonas da casa (zonas de luz e de sombra). Resumindo, nunca poderá "confiar" em qualquer referência que lhe possam dar por aqui. E acredite ou não, o próprio ambiente, cor dos pavimentos, etc., irá modificar a perceção da tonalidade real, caso a caso. Por isso não se fie muito naquilo que vê noutras casas. ps: Por norma, para pintura de paredes não será utilizado o sistema RAL...
Concordo a 100% com o @Ruikode. Para acertar a cor que queria comprei 7 cores diferentes, que em catálogo me agradavam, e testei em paredes ao sol e à sombra.
Estas pessoas agradeceram este comentário: pmvpinho