Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Estou a reconstruir uma casa, queria por um piso térreo com caixa de ar, mas só consigo ter uns 15/20 cm de caixa de ar.
    É uma zona onde passa e nasce alguma água no inverno.
    Tenho visto alguns tópicos sobre este assunto aqui e pelo que vejo, a caixa de ar mesma que ventilada, ganha alguma condensação e as abobadilhas absorvem.
    É possível colocar abobadilhas de esferovite com aba num piso térreo? E será que é uma boa solução para a condensação não passar para cima?
  2.  # 2

Se é uma zona de água, a solução de caixa de ar não deve ser usada.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaSe é uma zona de água, a solução de caixa de ar não deve ser usada.

Então qual a melhor opção?
  4.  # 4

Colocado por: JPeixotoEntão qual a melhor opção?

Tudo menos uma caixa de ar.
    A solução deve ser idealizada em função das condicionantes da obra. Sendo uma reconstrução, certamente que existem diversas condicionantes.
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Tudo menos uma caixa de ar.
    A solução deve ser idealizada em função das condicionantes da obra. Sendo uma reconstrução, certamente que existem diversas condicionantes.

É uma reconstrução mas é quase como se fosse uma construção nova, só deixei duas fachadas de pé. Pelo que a estrutura vai ser praticamente toda nova.
    Já fizemos as sapatas e enchi pilares até ao que será o fundo do piso.
    Não me sabe dizer quais as melhores soluções? Vejo que você tem bastante experiência pelos comentários que já vi seus.
    Meter brita por baixo e fazer laje maciça será melhor?
  6.  # 6

Colocado por: JPeixotoÉ uma reconstrução mas é quase como se fosse uma construção nova,

Nesse caso tem um projeto.
    O que define o seu projeto?
    Certamente que o projetista conhece as condicionantes e baseou a solução nessas condicionantes
  7.  # 7

Colocado por: JPeixotoJá fizemos as sapatas e enchi pilares até ao que será o fundo do piso.

Tem fotos?
    Que tipo de impermeabilização usou para esta parte?
  8.  # 8

Tem fotos?
    Que tipo de impermeabilização usou para esta parte?

Logo já tiro fotos.
    Estou a passar o FlintKote, duas de mão e colocar tela pitonada á volta antes de encostar terras.
    No projeto não refere nada acerca disso.
  9.  # 9

Colocado por: JPeixotoEstou a passar o FlintKote, duas de mão e colocar tela pitonada á volta antes de encostar terras.

Em principio será um procedimento correto. Tenha o cuidado de criar uma camada mesmo espessa dessa impermeabilização.
    A tela ponha com os pitons virados para dentro.

Colocado por: JPeixotoNo projeto não refere nada acerca disso.

Era duas marteladas no dedo mindinho do técnico que fez o projetos
  10.  # 10

Em principio será um procedimento correto. Tenha o cuidado de criar uma camada mesmo espessa dessa impermeabilização.
    A tela ponha com os pitons virados para dentro.

Era duas marteladas no dedo mindinho do técnico que fez o projetos

Os pitons virados para os pilares?
    Os técnicos têm culpa mas as câmaras também, pedem uma data de coisas sem jeito nenhum e nestas coisas que são bastante importantes numa casa, não pedem nada ou deixam passar.
    Concordam com este comentário: DAC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAC
  11.  # 11

Colocado por: JPeixotoOs pitons virados para os pilares?

Sim!

Colocado por: JPeixotoOs técnicos têm culpa mas as câmaras também

A responsabilidade das câmara é apenas de verificar se os projetos cumprem as regras urbanisticas.
    Sobre normas de construção e boas práticas, as câmara não se podem prenunciar. Isso é uma responsabilidade dos técnicos que o DO contrata.
  12.  # 12

Colocado por: JPeixoto
    É uma reconstrução mas é quase como se fosse uma construção nova, só deixei duas fachadas de pé. (...) Não me sabe dizer quais as melhores soluções?
    se é uma intervenção dessa envergadura deve ter projectos a seguir, não é altura andar a inventar. mas dito isso estou com o zé em que a caixa de ar será a pior solução tendo em conta que vai ficar completamente enterrada
  13.  # 13

Colocado por: JPeixotopedem uma data de coisas sem jeito nenhum e nestas coisas que são bastante importantes numa casa, não pedem nada ou deixam passar.
    o que eles pedem tem a ver principalmente com questões de urbanismo. O projecto é da responsabilidade dos seus técnicos. O que eles pedem para a CM pouco ou mesmo nada tem a ver com a execução da obra.
  14.  # 14

O que acontece num desvão.
      d2.jpg
  15.  # 15

O que acontece num desvão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, vascooool
      d3.jpg
  16.  # 16

faz lembrar as cisternas medievais que se construiam debaixo dos castelos
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 17

Colocado por: zedasilvaO que acontece num desvão.
      d2.jpg

Pois.
    Eu no projeto não tenho nada acerca disso mas o técnico disse para fazer o piso com caixa de ar, com ventilação e deixar tubos encaminhados para a água sair.
    Até me pareceu ser a melhor solução mas também não tenho muita experiência ainda. Mas fui acompanhado algumas discussões aqui neste grupo e foi mesmo por sua causa que comecei a ficar com dúvidas, por os comentários que ia metendo acerca deste assunto e destas fotos que já tinha posto em outra discussão, quando vi as fotos então fiquei sem saber o que fazer. Por isso vim colocar esta questão.
  18.  # 18

A ventilação de um desvão só funciona ser for mecânica e bem calculada.
    É necessário ainda que o desvão não seja compartimentado nem tenha vigas salientes no teto.
    Ora estas condições nunca acontecem
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPeixoto
  19.  # 19

Esqueça lá isso da “caixa de ar”. Desvão Sanitário.

Ainda por cima com 20cm.
    Não chego ao ponto do zedasilva ser de ventilação mecânica mas tem de ser um sítio acessível e de cruzamento de ventilação como por exemplo portões perfurados em alas opostas.

Com 20cm faça mas é um enrocamento eventualmente com pendente natural envolto em geotextil com drenos no ponto mais desfavorável a recolher as águas ou mesmo “múltiplos” adequados à situação.
  20.  # 20

Colocado por: JPeixotocom ventilação
    está abaixo do nivel do solo? se sim como é que vai ventilar?

vai ser das poucas vezes que vou dizer para esquecer o que vem no projecto e não faça o desvão. invista numa boa impermeabilização

0.0238 seg. NEW