Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Preciso que me tirem uma dúvida. Sou alheio à obra mas numa conversa com o dono, teima que eu não tenho razão.

Foi feito um anexo onde vai ter cozinha, casa de banho, quarto, os eletrodomésticos são os esperados e ainda um termo acumulador.

Tem o quadro lá montado e vai ficar ligado à casa principal, (imagino que seja por um cabo de 2.5mm²) por um único disjuntor de 16a, ou seja, o anexo inteiro vai trabalhar sobre um disjuntor e o quadro da casa suporta 40a.

A instalação está a ser feita por um eletricista e o mesmo disse que não tem problema.

Estou errado em pensar que isto não faz sentido ?

Como é que um disjuntor de 16a vai aguentar todos os aparelhos? Não vai estar constantemente a disparar ?
  2.  # 2

Tem aí na sua descrição diversas irregularidades... Mas já agora.. tem a certeza do que escreveu? que a instalação eletrica irá ser assim executada?
  3.  # 3

Imagino que esse anexo tenha quadro próprio, e que nesse quadro haja separação de circuitos.
    O tal disjuntor de 16A fica no quadro principal, certo?
    A ser bem feito, a ligação entre quadros não deve ser feita com condutores de secção inferior a 4mm^2.

De resto:
    O maior problema que vejo aí é que o consumo máximo nesse anexo fica limitado a 3600W.
    Também pode ser de propósito, dependendo do fim a que se destina o anexo....
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasTem aí na sua descrição diversas irregularidades... Mas já agora.. tem a certeza do que escreveu? que a instalação eletrica irá ser assim executada?

Segundo o que o dono explicou, sim.

A eletricidade para o anexo virá de um disjuntor de 16a do quadro elétrico da casa principal.
  5.  # 5

Colocado por: ClioIIImagino que esse anexo tenha quadro próprio, e que nesse quadro haja separação de circuitos.
    O tal disjuntor de 16A fica no quadro principal, certo?
    A ser bem feito, a ligação entre quadros não deve ser feita com condutores de secção inferior a 4mm^2.

De resto:
    O maior problema que vejo aí é que o consumo máximo nesse anexo fica limitado a 3600W.
    Também pode ser de propósito, dependendo do fim a que se destina o anexo....

Sim, o anexo terá quadro próprio e separação dos circuitos, e uma coisa que me chamou a atenção foi o número exagerado de tomadas.

O disjuntor de 16a fica no quadro principal e é daí que levará eletricidade para o anexo.

O anexo é para habitação por isso achei estranho esta instalação, basta o termo acumulador e um forno ou um secador e lá foi o disjuntor.
  6.  # 6

Deixe-me adivinhar: anexo a alugar, sem contrato, com eletricidade incluída, mas esganadinha para não gastar muito.
  7.  # 7

Colocado por: ClioIIDeixe-me adivinhar: anexo a alugar, sem contrato, com eletricidade incluída, mas esganadinha para não gastar muito.

Não, por acaso não é para alugar.

Mas pelos vistos tinha razão, uma instalação manhosa que não tem pés nem cabeça, enfim.
  8.  # 8

Já colocava era umas fotos.
  9.  # 9

Colocado por: VarejoteJá colocava era umas fotos.

Não tenho fotos nem tem nada para mostrar porque não foi montado, só tem a carcaça do quadro.

A obra é de um familiar, vi a obra e questionei como é que iam passar luz para o anexo.
  10.  # 10

Colocado por: joaociviMas pelos vistos tinha razão, uma instalação manhosa que não tem pés nem cabeça, enfim.

Nao é bem assim...

Num T2 com Placa Vitroceramica, Forno, Micro Ondas, Air Fryer, Maquina da Loiça, Maquina de Roupa, Secadores de Cabelo, Jarros Eletricos e 3 pessoas em casa, com 15A contratados, em 6 meses, o quadro nunca disparou.

Isto sem qualquer preocupação em gerir que equipamentos utilizar.

Por isso é perfeitamente viavel usar esse anexo pendurado no disjuntor de 16A

Agora eu passaria fio de 6mm ou pelo menos 4mm para o anexo de forma a poder aumentar a potencia se visse que com o termo os 16A ficavam curtos.
  11.  # 11

Colocado por: Piafinho

Nao é bem assim...

Num T2 com Placa Vitroceramica, Forno, Micro Ondas, Air Fryer, Maquina da Loiça, Maquina de Roupa, Secadores de Cabelo, Jarros Eletricos e 3 pessoas em casa, com 15A contratados, em 6 meses, o quadro nunca disparou.

Por isso é perfeitamente viavel usar esse anexo pendurado no disjuntor de 16A

Agora eu passaria fio de 6mm ou pelo menos 4mm para o anexo de forma a poder aumentar a potencia se visse que com o termo os 16A ficavam curtos.

Como é possível ?

Se você tiver num disjuntor um forno a gastar 11A (2.5kw) e usar um secador a 9,5A (2.2kw), não dispara nos 15 ?

Está-me a falhar alguma coisa então.
  12.  # 12

Colocado por: PiafinhoNao é bem assim...

15A contratados....
    Os restantes não estavam contratados.
  13.  # 13

Colocado por: nielsky
    15A contratados....
    Os restantes não estavam contratados.

Tenho um T2 com isso tudo e mais 3 AC multisplit vivi la 10 anos , agora esta alugado e ng se queixa ... 3,45kva, a coluna do predio não aguenta mais . Por isso acho normal....No inicio disparava 1 a 2 vezes por semana , agora passa meses que não dispara , a gestão passou a estar integrada na nossa cabeça.
  14.  # 14

Nao esquecer que o contador so dispara se o consumo for excedido durante x tempo. Se na amostra seguinte estiver abaixo faz reset. O Hangas ha uns tempos colocou aqui a especificacao.

Com um disjuntor termico ja nao e bem a mesma coisa porque nao faz reset automaticamente. A tenperatura acumulada mantrm-s. Mas com algum controle nao vejo qq problema com esse anexo.

A minha placa esta instalada com fio de 2.5mm e disjuntor de 16A. So disparou uma vez. Foi quando testei a instalacao e liguei os 4 pontos ao mesmo tempo no maximo.
  15.  # 15

Colocado por: PiafinhoO Hangas ha uns tempos colocou aqui a especificacao.

E fiz também uma brincadeira recentemente: um simulador do comportamento do ICP.

Tem algumas falhas ainda, mas fica aqui o preview: https://icp-simulator.pages.dev/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Dias12
    • eu
    • 23 maio 2026

# 16

Colocado por: hangassimulador do comportamento do ICP.

Cool ;)
  16.  # 17

Colocado por: hangasTem algumas falhas ainda, mas fica aqui o preview:https://icp-simulator.pages.dev/

https://icp-simulator.hangas.net/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, larkhe
  17.  # 18

Colocado por: PiafinhoNum T2 com Placa Vitroceramica, Forno, Micro Ondas, Air Fryer, Maquina da Loiça, Maquina de Roupa, Secadores de Cabelo, Jarros Eletricos e 3 pessoas em casa, com 15A contratados, em 6 meses, o quadro nunca disparou.

Colocado por: larkheTenho um T2 com isso tudo e mais 3 AC multisplit vivi la 10 anos , agora esta alugado e ng se queixa ... 3,45kva, a coluna do predio não aguenta mais . Por isso acho normal....No inicio disparava 1 a 2 vezes por semana , agora passa meses que não dispara , a gestão passou a estar integrada na nossa cabeça.

Daqui a pouco aparece alguem com mais equipamentos e sem gestão alguma a afirmar que usa sem problemas.
    Concordam com este comentário: eu

0.0170 seg. NEW