Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Há já algum tempo que ando pelo fórum e que vejo várias análises interessantes a plantas de moradias. Planeio construir a minha casa em breve e gostava de saber o que têm a dizer sobre a minha.

Após várias iterações sobre a disposição dos espaços (e não só), deixo aqui a minha planta final para saber as vossas opiniões e que alterações que considerariam relevantes.
    A casa terá um conceito de térrea, no sentido em que os espaço úteis estão organizados num só piso, no entanto, devido ao declive do terreno, teremos garagem e lavandaria na cave (daí as escadas no canto inferior direito).

Esta planta é já uma versão limpa para licenciamento, pelo que não apresenta blocos de mobiliário. Para melhor entendimento da planta, deixo também a lista de compartimentos. A fachada principal é orientada a nordeste.

Obrigada!
      00082_ARQ_DES_page-0005.jpg
      00082_ARQ_DES_page-0005-1.jpg
  2.  # 2

...não vejo qualquer vantagem, antes pelo contrário, em ter o edifício repartido em dois corpos.
    Simplifique. Contenha custos de construção e de manutenção. Também a climatização será mais eficiente.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Renata Silva
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas...não vejo qualquer vantagem, antes pelo contrário, em ter o edifício repartido em dois corpos.
    Simplifique. Contenha custos de construção e de manutenção. Também a climatização será mais eficiente.

Boa sorte.

A questão dos dois corpos é puro conceito, não em busca de vantagem. Reconhecemos que tem impacto direto nos custos, mas gostamos do conceito e depois de gostar é difícil voltar atrás.

De resto, não tem mais nada a apontar?
    Agradeço a sua contribuição!
  4.  # 4

Entendo o conceito, mas quando o mesmo está a forçar um "saguão" com 2.00m de largura máxima... em termos espaciais e de proporção a coisa, do meu ponto de vista não resulta.
    Irá ficar refém de uma manutenção elevada de todo esse espaço intersticial que se prolonga por dois pisos, um deles semi-enterrado.

Não há escala para suportar isso.
  5.  # 5

Colocado por: Renata Silva
    De resto, não tem mais nada a apontar?

Se meter um corte transversal e a planta do piso -1... para poder efetuar uma análise mais integrada.

No piso 0, tem aí muita coisa que acho mal resolvida e/ou desperdício.
    Entrar a zona social pela área de cozinha.
    A Is partilhada, ter duche + banheira.
    Concordam com este comentário: marco1
    •  
      marco1
    • 22 maio 2026 editado

# 6

sem a planta da cave e algo ( levantamento topográfico ou corte como diz o Pedro) não se percebe o projeto no seu todo
    no entanto apenas acho que isso parece ter escadas a mais para aquilo que é a casa, em suma um dispêndio de recursos talvez excessivo e desnecessário.
    Concordam com este comentário: Renata Silva
  6.  # 7

Aqui tem a planta do piso -1 e um corte transversal com vista para a cozinha e "saguão".

Não vemos problema em ter a entrada na zona social pela cozinha e achamos que vai dar jeito ter a cozinha próxima das duas entradas para chegadas com compras e etc.
    A IS partilhada tem duche + banheira por pedido nosso, obviamente. É uma preferência pessoal
      00082_ARQ_DES_page-0007.jpg
      00082_ARQ_DES_page-0004.jpg
  7.  # 8

realmente esse espaço entre os volumes é algo assim meio descabido ainda se fosse para fazer entrar luz na cave....
    esse apartamento na cave é mesmo para ficar independente? é que não comunica com o piso superior para alem de existirem 2 escadas
  8.  # 9

Colocado por: marco1no entanto apenas acho que isso parece ter escadas a mais para aquilo que é a casa, em suma um dispêndio de recursos talvez excessivo e desnecessário.

Percebo o que quer dizer em relação às escadas, no entanto achamos que as escadas exteriores fazem sentido para ligar a zona social ao exterior de forma mais direta

Colocado por: marco1esse apartamento na cave é mesmo para ficar independente? é que não comunica com o piso superior para alem de existirem 2 escadas

Qual apartamento? o compartimento 22 é uma área técnica e o 24 não é suposto existir. Será um desvão sem utilização
  9.  # 10

Olhando para esses dois volumes individuais, desaterros, isolamentos, etc, você tem ai uma casa para custar o preço de duas casas.
    E não estou a brincar. Estou a falar muito a sério. Cuidado com esse projecto, no ponto de vista financeiro é uma desgraça.

E climatizar é igual. Em vez de ter umas 4 fachadas em contacto com os elementos, tem o triplo ou quadruplo da área exposta.. é que não bastava ter 2 volumes num plano térreo, tem também num plano -1.

Devia ter a casa na longitudinal e não na transversal, na direção da medida mais curta. Uma casa assim esticada ao longo do declive do terreno é sempre complicado.

Colocado por: Renata Silvao 24 não é suposto existir. Será um desvão sem utilização

Lá está.. vai construir, murar, isolar, um espaço que não vai servir para absolutamente nada.
  10.  # 11

Olá.
    Uma pena... :(
    Ter um terreno, apostar numa casa térrea, e não haver qualquer relação com o terreno desde o interior da casa, que tristeza.
    Acho uma casa pouco prática, demasiado conceptual e cara. Muita parede que isolar, 2 estruturas, muita altura para o terreno... a garagem quase inútil no dia a dia (metade das vezes vai deixar o carro na rua)... imagine essa manobras, como gira em torno de um ponto?... muitas escadas... muitos telhados, redes e infraestrutura muito longa...

Eu não vejo uma casa. Vejo dois apartamentos comprados no mesmo andar, no piso 2, que se juntaram...

Acho que um terreno em decline não é incompatível com una casa térrea, mas precisa de muito tacto, muito cuidado, muita delicadeza. Que aqui não vejo... vejo uma ideia sagaz e forte, mas tosca e bruta para a fragilidade do contexto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1
  11.  # 12

esse terreno em face do declive e orientação solar merecia uma garagem frontal de nivel e depois nesse piso a zona dos quartos e em baixo o living, ou vice versa por hipotese. Agora ter todo esse trabalho estrutural para ter uma cave aberta para o melhor do terreno (sul)apenas para fazer praticamente uma garagem e serviços....
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
  12.  # 13

Os colegas já aqui disseram tudo.
  13.  # 14

Colocado por: Pedro BarradasOs colegas já aqui disseram tudo.

Apesar de ser a "planta final"... eu pediria outra abordagem ao Arquitecto. Algo completamente diferente, que se relacione com o terreno em que a vivência do espaço interior é o típico duma vivenda e não de um apartamento. No final, o espaço exterior desta planta, são um par de varandas no topo destes braços.

Volumetricamente, a coisa até pode estar interessante para um quarto de hotel, com vista sobre algo rio... ou algum escritório.
    Para uma vivenda, acho que se deveria procurar outra coisa.
    Se o Arquitecto se recusa a mudar isto... ainda assim, eu procuraria outro, na mesma zona, para tentar outra coisa. Mesmo que se perca dinheiro... acho que qualquer coisa é melhor, que gastar meio milhão nesta obra sem ter a certeza de que não há outras opções eventualmente melhores.

Aqui, é complicado opinar sem contexto. Não sabemos o que o cliente pediu. Mas o resultado levanta demasiadas dúvidas nesta fase.

Eu daria um passo atrás. Com calma... o investimento é demasiado elevado para precipitações.
  14.  # 15

Colocado por: Renata SilvaEsta planta é já uma versão limpa para licenciamento, pelo que não apresenta blocos de mobiliário.
    mas o RJUE exige que os projectos sejam mobilados nos licenciamentos
  15.  # 16

Colocado por: Renata Silvamas gostamos do conceito e depois de gostar é difícil voltar atrás.
    mas então deveria ser mais trabalhado.. aquele espaço apertado entre os corpos não vai servir de nada.. ao optar por essa tipologia podia ter tirado mais proveito desse espaço.

este espaço apertado alto é super bizarro. precisava de ser desafogado... entendo que vai defender o que aqui tem de unhas e dentes porque já investiu emoção na coisa, mas essa emoção não vos deixa olhar para o projecto com objectividade e com a frieza que devia para poder realmente perceber os erros
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Captura de ecrã 2026-05-22 211700.png
  16.  # 17

Tal como está é uma sobra sem uso. Faria sentido se tirasse proveito desse espaço:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NLuz
      fdc-courts.jpg
  17.  # 18

Sinceramente, neste caso, acho que esta nesga mata a casa... Não há espaço nessa orientação...

A nesga poderia estar sim, na perpendicular, paralela à rua, de modo a quebrar a volumetria que vai descendo pelo terreno abaixo.

A garagem ficava junto à rua, assim como os quartos e a casa poderia ir descendo... uma nesga poderia ajudar a partir a volumetria para que as salas, cozinha, etc... estivessem um pouco mais embaixo, com acesso directo aos jardins... como que se de uma extensão do interior se tratasse.

Mas mesmo assim, eu preferiria sem nesga. Para uma casa compacta, que ocupe pouco terreno, o ideal é poupar m2, seja de areas de circulação, como de panos de parede exterior e envidraçados...

Se o terreno tem decline acentuado, acho que a estratégia deveria ser compactar a casa paralelamente à rua, mesmo que esta fique uns cms abaixo desta. Para evitar que a casa se projecte demasiado para o interior do lote, pois isso cria muita diferença de altura para com o terreno natural...

É um projecto que se resolve em corte, em secção, a planta é o menos...

Mas se calhar andamos aqui em círculos...
    Qual é o orçamento que tem para esta casa?
    Em que zona do país fica?

0.0238 seg. NEW